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    Análise do desenvolvimento da política inclusiva de deficientes no ensino superior: caracterização e percepções no âmbito institucional, estudantil e familiar
    (Universidade Federal de Viçosa, 2021-02-22) Oliveira, Nathália Dias Pereira Alves; Loreto, Maria das Dores Saraiva de; http://lattes.cnpq.br/4517586351307379
    Historicamente, a diferença entre as pessoas nunca foi bem aceita em função dos “padrões” de perfeição impostos pela sociedade, fazendo com que houvesse uma segregação daquelas pessoas não consideradas aptas a utilizar de recursos disponíveis no dia a dia da sociedade. Com o passar dos anos, essa ideia foi excluindo pessoas e grupos considerados “imperfeitos” devido às limitações físicas, de comunicação ou geradas por algum transtorno ou doença. Com isso, as injustiças e, consequentemente, as desigualdades sociais foram surgindo, sendo as pessoas com deficiência privadas, dentre outros direitos, do acesso à educação. Na perspectiva de reparar essa limitação da sociedade têm surgido políticas inclusivas, que se propõem a ampliar o acesso às oportunidades sociais, como o ensino superior. Diante do exposto buscou-se verificar de que forma as características e condições da política de inclusão de deficientes da Universidade Federal de Viçosa/MG, bem como a rede de apoio familiar influenciam o acesso e permanência dos alunos com deficiência. Metodologicamente, a pesquisa, de natureza quali-quantitativa, teve como marco teórico-conceitual a Teoria da Rede Social, debatida por Sluzki (2006) e por Portugal (2006). A unidade empírica de análise foi a Universidade Federal de Viçosa, campus de Viçosa/MG, que aderiu ao Sistema Unificado de Seleção e à política de inclusão de deficientes. O público envolvido na pesquisa compreendeu os executores institucionais da legislação, os estudantes que ingressaram pela cota de deficientes, além da rede familiar. Dentre as técnicas de coleta de dados, foi feito uso da pesquisa bibliográfica, documental, questionários, entrevista semiestruturada e narrativas, cujos dados foram analisados pela Estatística Descritiva além de Análise de Conteúdo e Análise Lexical. Os resultados evidenciaram as diversas dificuldades enfrentadas pelos estudantes, em função da deficiência, para conseguir alcançar a adaptação, representando a família, principalmente a mãe, o principal apoio da rede familiar; enquanto a UFV significa a vitória para a redução da dependência do deficiente. Concluiu-se que a política de inclusão de deficientes no ensino superior vem desempenhando seu papel de ofertar a possibilidade de acesso aos estudantes, existindo um significativo esforço tanto da esfera institucional quanto da rede familiar para efetivar a permanência estudantil, no âmbito universitário. Palavras-Chave: Deficiência. Política de Inclusão. Família.