Ciências Humanas, Letras e Artes

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    “Graduação em dança? Isso existe?” Impactos de estereótipos na identidade de estudantes do curso de Dança da Universidade Federal de Viçosa
    (Universidade Federal de Viçosa, 2018-07-06) Amorim, Mariana Cristina Tavares da Silva Souza; Farias, Rita de Cássia Pereira; http://lattes.cnpq.br/9685972355655212
    O corpo é construído por nossas intenções, hábitos e costumes. Se constitui de significado e simbologia, provenientes de uma construção histórica, social e cultural. Sendo ele um elemento de apropriação da dança, para o desenvolvimento expressivo e performático em cena e na arte, possibilita que ela seja compreendida, realizada e apreciada em diversos contextos e realidades diferentes, o que acaba caracterizando e identificando o sujeito/dançarino por determinadas significações e representações, para determinado grupo social. Devido à forma como a dança é vivenciada, compreendida e contextualizada e por haver uma variedade de áreas com que o profissional pode atuar, observa-se que uma construção de estereótipos, relacionados com o gênero, a sexualidade, o hobby, o nível salarial, entre outros, podem impactar na formação da identidade do indivíduo, o qual a procura como formação profissional em cursos superiores de Dança. Assim, essa pesquisa tem como objetivo identificar e discutir os estereótipos enfrentados por estudantes do curso superior em Dança da UFV em relação aos aspectos acadêmicos, socioculturais e familiares, verificando como eles impactam na identidade do próprio estudante. O estudo trata de uma pesquisa de natureza exploratória e descritiva e buscou, por uma abordagem crítico-dialética, discutir alguns conceitos, esclarecer e refletir acerca da realidade encontrada sobre a visão dos próprios graduandos sobre os estereótipos que enfrentam na graduação em Dança. Trata-se de um estudo de caso, visto que o fenômeno estudado está ligado diretamente aos alunos do curso de graduação em Dança da Universidade Federal de Viçosa-MG. A entrevista semiestruturada foi o instrumento empregado para a coleta de dados. Os resultados foram analisados de forma qualitativa, articulando-se as falas dos entrevistados com os referenciais teóricos sobre o tema. Dentre os estereótipos mencionados pelos estudantes se destacaram a associação do curso de graduação em Dança a uma aprendizagem direcionada apenas para a prática, com o foco na execução de movimentos dentro de distintas modalidades de dança. Outro aspecto foi a associação da dança apenas ao entretenimento e ao feminino, desconsiderando suas especificidades. Destacou-se, ainda, a visão da Dança como uma profissão que não oferece status social e não traz um retorno financeiro favorável. Esses estereótipos trazem uma desvalorização do estudante de graduação em Dança pelo não reconhecimento da relevância e dos objetivos do seu processo de formação acadêmica e em decorrência de tais estereótipos, alguns estudantes desistem da formação acadêmica na área.