Ciências Humanas, Letras e Artes

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    O livro didático como recurso educacional para a produção de atividades investigativas de ciências: problematizando o efeito estufa
    (Universidade Federal de Viçosa, 2022-11-04) Abreu, Thais Soares de; Mendonça, Douglas Henrique de; http://lattes.cnpq.br/1974445463243480
    Esta pesquisa tem por objetivo analisar o potencial investigativo nas atividades propostas nos livros didáticos de ciência, bem como as possibilidades de ajustes em algumas destas atividades para que elas possibilitem inserção do trabalho investigativo na sala de aula de ciências. A primeira etapa desta pesquisa constituiu- se da análise de documentos oficiais da educação: Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG), a fim de verificar a presença de diretrizes que orientem para o ensino por investigação na área de ciências naturais. A segunda etapa consistiu na análise dos livros didáticos de ciências, com o propósito de avaliar a presença de textos e/ou atividades que propiciem o desenvolvimento de sequências de ensino investigativo. Os livros analisados são pertencentes aos anos finais do ensino fundamental. A terceira etapa consistiu na elaboração de propostas de ensino investigativo. Escolheu-se o tema Efeito Estufa como mediador das análises, o qual também mediou a elaboração das propostas investigativas. Tanto as análises quantos as propostas investigativas foram realizadas com base no referencial teórico do ensino de ciências por investigação. Como resultado foi observada a presença de diretrizes que incorporam características do ensino investigativo nos documentos educacionais analisados. A LDB, por exemplo, por se tratar de um documento normativo, com leis educacionais, não traz orientações pedagógicas em seu texto, contudo, expressa a preocupação com a formação crítica e cidadã do indivíduo. O PCN de ciências naturais traz muitas orientações para um ensino com características investigativas, como o foco no aluno e em suas capacidades de observação, argumentação e construção de conhecimento, sendo ele o agente ativo do processo de ensino-aprendizagem. A BNCC passou a ser o principal documento orientador da educação a partir de sua homologação em 2017, sendo que, os demais documentos curriculares educacionais, dentre eles o CRMG, passaram a ser elaborados dentro das diretrizes da BNCC, portanto, caminham em consonância. Em ambos os documentos, foram observadas habilidades que mencionam explicitamente a investigação científica como objeto de conhecimento. Quanto aos livros didáticos analisados, foi observado que todos os livros possuíam textos e/ou atividades que possibilitam o desenvolvimento de um ensino de ciências investigativo, entretanto, uns mais do que outros. Também a oportunidade investigativa estava bastante implícita em grande parte dos livros, demandando maior esforço do professor para desenvolver o potencial investigativo da atividade. A partir das atividades/textos presentes em alguns dos livros analisados foram construídas duas propostas investigativas e também um produto educacional, enfatizando a importância da problematização. Constatou-se que há a presença tanto de diretrizes nos documentos oficiais, quanto de textos e/ou atividades nos livros didáticos que propiciam o ensino de ciências por investigação. Contudo, a pouca explicitude nas propostas presentes nos livros didáticos, que propiciam o desenvolvimento de sequências de ensino investigativo, dificulta o uso dessa abordagem pelos professores, visto que muitos docentes talvez ainda não conheçam o ensino por investigação. Palavras-chave: Ensino de ciências por investigação. Livro didático. Propostas investigativas.