Ciências Humanas, Letras e Artes
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Item A influência do procedimento sequência didática no aprendizado da configuração genérica da resenha acadêmica e no uso da paráfrase(Universidade Federal de Viçosa, 2012-03-29) Serra Neto, Itamar Zuqueto; Silva, Adriana da; http://lattes.cnpq.br/7733749861812383; http://lattes.cnpq.br/3836231164608407; Assunção, Antônio Luiz; http://lattes.cnpq.br/8585558439601111; Paes, Cristiane Cataldi dos Santos; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4228566A7A presente pesquisa, que se caracterizou como um trabalho qualitativo, de natureza interventiva, pretendeu contribuir e dar continuidade aos estudos desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Viçosa, realizados sob a coordenação da professora Dra. Adriana da Silva. Ela está inserida na linha de pesquisa Linguística Aplicada: ensino e aprendizagem de língua materna e estrangeira e se apoia em pressupostos teóricos oriundos da Linguística Aplicada, da Linguística Textual e do Interacionismo Sociodiscursivo. Integra um projeto mais amplo, intitulado Retextualização e ensino de língua materna , coordenado por essa Docente, que o desenvolve, tendo em vista contribuir para melhorar o processo de didatização dos gêneros que são lidos e escritos na academia. As atividades de ensino e pesquisa foram realizadas com uma turma da disciplina Português Instrumental, com 44 alunos iniciantes em cursos de graduação, de uma Universidade Federal do interior de Minas Gerais. O objetivo principal foi buscar compreender como a retextualização de um artigo em resenha é influenciada pelo procedimento Sequência Didática (SD) em três aspectos: 1) no aprendizado da configuração genérica de uma resenha acadêmica, manifesto no uso dos movimentos retóricos que a configuram por alunos iniciantes em práticas de letramento acadêmico; 2) no desenvolvimento da atividade de compreensão do texto resenhado e 3) na aprendizagem e utilização de uma estratégia de formulação textual: a paráfrase. Antes e durante a realização da SD, foram ministradas oficinas de compreensão de artigos científicos, visando minimizar possíveis dificuldades dos alunos na leitura desse gênero. Os resultados obtidos com a análise dos dados apontaram que o procedimento SD foi favorável ao aprendizado da escrita da resenha, tendo em vista que os alunos pesquisados acrescentaram, na versão final de suas resenhas, movimentos retóricos ausentes nas suas primeiras produções. Foi também favorável ao uso adequado da paráfrase, pois houve significativa ampliação no uso do tipo de paráfrase com reconstrução textual e com referência autoral, acompanhada de uma significativa diminuição nas paráfrases sem referência autoral. Houve também diminuição significativa do recurso da cópia na versão final da resenha após a realização da SD. A atividade de compreensão do texto-fonte realizada pelos participantes também foi favorecida pela SD, visto que os mesmos demonstraram tê-lo compreendido melhor após os seus módulos.Item A resenha acadêmica no processo de retextualização, mediada pela sequência didática(Universidade Federal de Viçosa, 2011-02-24) Portugal, Rosany Aparecida; Barcelos, Ana Maria Ferreira; http://lattes.cnpq.br/3845753380051358; Gomes, Maria Carmen Aires; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791838E8; Silva, Adriana da; http://lattes.cnpq.br/7733749861812383; http://lattes.cnpq.br/1699129093638916; Silva, Jane Quintiliano Guimarães; http://lattes.cnpq.br/4548190891694709Este trabalho inscreve-se na área da Linguística Aplicada, mais especificamente no ensino de Língua Materna, e tem a pretensão de divulgar resultados relativos à investigação sobre a influência da intertextualidade no processo de retextualização da resenha acadêmica, mediada pela sequência didática (Schneuwly e Dolz, 2004). Buscamos, assim, apresentar um panorama de como os alunos da Educação Superior, de uma comunidade discursiva específica, com propósitos comunicativos específicos, se apropriam do discurso alheio na produção e retextualização da resenha acadêmica. Objetivamos também corroborar nossa proposição de que a SD favorece o aprendizado do gênero resenha. Para tanto, formulamos uma sequência didática, com base no modelo de Schneuwly e Dolz (2004), que objetivava ensinar o gênero resenha vinculando-o a atividades de retextualização, como propuseram Marcuschi (2001), Travaglia (2003), Dell Isola (2007) e Simões (2009). Além dos autores citados, tomamos como base o conceito de gênero de Swales (1990). O corpus foi constituído por cento e doze (112) produções textuais, divididas em duas turmas, sendo cinquenta e seis (56) de cada turma, entre PI (produção inicial) e PF (produção final), segundo o esquema da SD. As análises demonstraram que, inicialmente (PI), os alunos copiavam trechos do texto-fonte (TF) ou faziam citações e paráfrases sem menção ao autor, como presumimos no início da pesquisa. Após a aplicação da SD, o número de paráfrases aumentou, assim como o número de cópias diminuiu, portanto obtivemos resultados satisfatórios. A SD foi favorável, ainda, quanto à elaboração da resenha, porque, a partir do módulo sobre a configuração do gênero, os alunos acrescentaram importantes movimentos retóricos na PF. A utilização de movimentos retóricos, no entanto, não foi suficiente para que as duas turmas alcançassem bons resultados, porque o processo de retextualização pressupõe a compreensão do texto-fonte.