Ciências Humanas, Letras e Artes
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Item A implementação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na região da Zona da Mata mineira, sob a ótica das redes sociais: uma perspectiva para o desenvolvimento(Universidade Federal de Viçosa, 2023-12-12) Bastos, Rosária Cal; Loreto, Maria das Dores Saraiva de; http://lattes.cnpq.br/7411461164752982O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é uma política pública social importante no contexto brasileiro que visa melhorar a alimentação escolar e fortalecer a agricultura familiar. Faz parte do programa "Fome Zero", que tem como meta reduzir a fome e a pobreza no país. Além disso, o PNAE promove a compra de alimentos da agricultura familiar, estimulando a produção local de alimentos e reduzindo a dependência de alimentos importados, objetivando o alcance do desenvolvimento local e regional. Essas diretrizes trazem insights para se pensar de que forma os agricultores familiares têm constituído e consolidado suas práticas de trabalho e suas relações sociais, no âmbito do PNAE, de forma que isso ocasione o desenvolvimento local e regional. Assim, a problemática da pesquisa concentra-se sobre os seguintes questionamentos: quais são as práticas sociais dos atores envolvidos no PNAE, quem são eles e como esses atores se relacionam e se interagem na dinâmica da implementação do programa na Zona da Mata Mineira (ZMM)? Como é que a estrutura institucional dessas relações entre esses atores interfere na operacionalização do PNAE, e quais são suas implicações para o desenvolvimento da região da ZMM? Para isso, é importante entender como a implementação de programas é moldada pelas interações entre diversos atores. Assim, o presente trabalho objetiva analisar a implementação do PNAE e as suas implicações no desenvolvimento humano e social, tendo como estrutura basilar as práticas sociais e as redes de interações, formais e informais, que permeiam na atuação dos agricultores familiares, na região. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, de natureza descritiva e exploratória, tendo como referencial teórico- conceitual: PNAE e Agricultura Familiar, Teoria das Redes Sociais e Teorias do Desenvolvimento. Dentre as técnicas de coleta de dados, foi feito uso da pesquisa bibliográfica, censitária e documental, complementada com a aplicação de questionários, realização de entrevista semiestruturada, cujos dados foram analisados pela estatística descritiva e análise fatorial, além da análise textual. Os resultados das análises macro revelaram uma preocupante disparidade e vulnerabilidade existentes na região da ZMM, com base em diversos indicadores socioeconômicos, destacando o PIB e a Renda per capita que estão abaixo das médias. Constatou-se que, o PNAE teve um impacto positivo moderado no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) Geral, no período de 2011 a 2016. Em particular, o indicador número de escolas atendidas pelo PNAE teve um impacto mais forte no IFDM, especialmente na área de educação básica, sendo que a alimentação escolar desempenha um papel importante na retenção dos alunos na escola, ressaltando assim, a importância do mercado institucional da alimentação escolar, como um ponto-chave para o desenvolvimento social e econômico da região. Os resultados da análise micro, apontados pela visão das lideranças institucionais e dos agricultores familiares indicaram que a implementação do PNAE na ZMM está alinhada com a afirmação de que a compra institucional de produtos da agricultura familiar tem se ajustado às exigências do programa e às necessidades locais, demonstrando uma interação entre as práticas sociais dos diversos atores envolvidos nas redes sociais do processo de implementação do PNAE. Desta forma, conclui-se que o PNAE desempenha um papel significativo na promoção do desenvolvimento pessoal, social, local e regional na ZMM. No entanto, a implementação bem-sucedida do programa exige uma compreensão profunda das dinâmicas locais e a superação de desafios específicos da região, como políticos, econômicos, sociais e culturais. Palavras-chave: Agricultura familiar. PNAE – implementação. Práticas sociais. Redes sociais. Desenvolvimento.Item Preconceito contra nordestinos em seus processos migratórios na mídia brasileira(Universidade Federal de Viçosa, 2023-10-30) Batista, Fabiano Eloy Atílio; Farias, Rita de Cássia Pereira; http://lattes.cnpq.br/0058785649666554O objetivo geral da pesquisa é problematizar e analisar os discursos sobre os processos migratórios de nordestinos a partir de três artefatos culturais: (1) o quadro televisivo De volta pro meu aconchego, (2) notícias de jornais on-line sobre a pandemia da Covid-19 e (3) postagens nas redes sociais on-line na ocasião das eleições presidenciais dos anos de 2018 e 2022. Esse problema é relevante porque os sentidos atribuídos ao Nordeste brasileiro não tratam exclusivamente de uma delimitação geográfica, mas, sobretudo, de uma delimitação simbólica, que aponta para uma visão negativa e pejorativa desse território e seus habitantes que naturalizam, homogeneizam e perpetuam estereótipos. Ao contextualizar as construções dos sentidos atribuídas pela mídia em relação ao Nordeste e aos nordestinos, que se configuram como uma questão importante para a compreensão das relações estabelecidas em sociedade, faz-se as perguntas de pesquisa: De que forma o quadro De volta pro meu aconchego, as notícias jornalísticas e as postagem nas redes sociais on-line enquadram o tipo social nordestino pobre em suas narrativas discursivas? O que os signos estereotipados que recaem sobre esses sujeitos e essa região sinalizam para a discussão sobre a “questão social” da realidade nordestina brasileira? A pesquisa foi constituída por uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo- exploratório, por meio da qual buscou-se identificar, descrever e compreender imagens, discursos e práticas imbricados nas representações midiáticas dos processos migratórios de nordestinos na mídia brasileira. A coleta de dados foi realizada em fontes documentais e públicas, cujas análises se basearam na técnica da Análise Fílmica, conjuntamente com a Análise de Conteúdo. Os resultados mostram que, em linhas gerais, nos artefatos culturais analisados há uma constante representação do Nordeste e do nordestino de maneiras estigmatizantes e estereotipadas, que encobrem e mascaram as determinações reais de o porquê os sujeitos vivenciam tais expressões da “questão social” e motivam uma leitura preconceituosa, moralista, culpabilizadora, pois localiza nos próprios sujeitos e/ou na região a origem dos problemas socioeconômicos que eles vivenciam. Nos três artefatos analisados, a “questão social” brasileira é utilizada como recurso de entretenimento, sendo veiculada de forma desconexa da realidade, sem trazer elementos que problematizam as estruturas sociais que estão na base das desigualdades do território brasileiro. Além dos estigmas sofridos historicamente pelos migrantes nordestinos, tais artefatos potencializam, difundem e reforçam compreensões equivocadas sobre o nordestino e sobre a região Nordeste, de caráter generificado e homogeneizante. Essas discursividades – construídas sob uma ótica capitalista e sensacionalista – reduzem e cristalizam um conjunto de imagens e discursos que contribuem para a construção de imaginários e interpretações acerca dos sujeitos e dos lugares, cujas ideias são, muitas vezes, irreais e já superadas, o que fixa socialmente valores e ideologias como um “comércio” vantajoso, o que aumenta as violências e violações que esse grupo social vem sofrendo historicamente. Palavras-chave: Migração. “Questão Social”. Nordeste. Mídia. Brasil.