Ciências Humanas, Letras e Artes
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Item Acesso e permanência de estudantes cotistas no curso de bacharelado em Direito da Universidade Federal de Viçosa/MG (2014-2018)(Universidade Federal de Viçosa, 2019-06-24) Carvalho, Larissa Almeida Schitini de; Mello, Rita Márcia Andrade Vaz de; http://lattes.cnpq.br/3634272176474394Este trabalho de pesquisa aborda a discussão dos meios de acesso e permanência de estudantes cotistas no curso de Direito da Universidade Federal de Viçosa. O principal objetivo foi analisar como as políticas públicas educacionais que pretendem a democratização da Universidade se efetivam no contexto do curso de Direito, um dos precursores do ensino superior no país e que ainda permanece como um dos mais concorridos nos processos seletivos, especialmente na UFV. Para alcançar esse objetivo, procedeu-se ao estudo da evolução histórica da Universidade no Brasil, para então, passar à discussão das políticas públicas de democratização desse locus de produção do conhecimento. Como percurso metodológico, adotou-se, para a coleta de dados, o levantamento bibliográfico, análise documental, a aplicação de questionário e a realização de entrevistas. Na análise e interpretação dos resultados, utilizamos a técnica da análise de conteúdo e triangulação dos dados. Os resultados conduziram a dois prismas: o primeiro advindo do caráter quantitativo da pesquisa e do desenho do perfil sócio-econômico do estudante cotista do curso de Direito da UFV. O segundo consiste no aspecto qualitativo, foi possível verificar que a política de expansão de vagas nem sempre consegue absorver a demanda da permanência, embora a tradição ufeviana de assistência ao estudante, mesmo antes das políticas nacionais, forneça o mínimo de condições para permanência dos estudantes vulneráveis. Com esse trabalho, buscou-se evidenciar o contexto social da educação superior no Brasil e discutir quais as possibilidades para que este cenário seja mais democrático e equânime.Item Avaliações externas e responsabilização docente: visões e implicações no cotidiano de escolas públicas(Universidade Federal de Viçosa, 2019-11-29) Moreira, Andréa Renó Jorge; Ferenc, Alvanize Valente Fernandes; http://lattes.cnpq.br/2445164891917366As reformas educacionais ocorridas, sobretudo a partir da década de 1990 no Brasil, geraram impactos significativos no trabalho docente. Os mecanismos de controle advindos de tais reformas expressos, por exemplo, pelas diferentes avaliações externas que incidem sobre o trabalho dos professores, é objeto deste estudo. Nosso objetivo foi analisar como professores do Ensino Fundamental I percebem os processos de responsabilização decorrentes dos resultados das avaliações externas, mais especificamente, do Simave/Proalfa e suas implicações no cotidiano escolar. Para compreender essa questão, desenvolvemos uma pesquisa de campo utilizando como instrumentos: questionários, entrevistas semiestruturadas e análises documentais. Os dados produzidos, a partir da pesquisa com seis professoras, foram organizados por meio das narrativas das docentes participantes que atuam em duas escolas da rede estadual de ensino da cidade de Viçosa/MG. A pesquisa teve como ponto de partida o estudo da trajetória da implementação do modelo de avaliações sistêmicas no Brasil. Foi feito um recorte para o aprofundamento do estudo, delimitando o estado de Minas Gerais, uma vez que esse Estado, no ano 2000, institui um sistema próprio de avaliação denominado de Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (Simave). Dentre as avaliações sistêmicas, selecionamos para a pesquisa o Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa). A revisão de literatura, as análises documentais e a interlocução com as participantes nos permitiram produzir os seguintes resultados: o conhecimento dos docentes em relação ao SIMAVE ficou evidenciado pelos relatos que as participantes dominam os aspectos básicos do SIMAVE, o que lhes permite trabalhar de maneira a responder as demandas do mesmo em se tratando da temática da responsabilização. Há uma fala recorrente sobre as estratégias utilizadas pelas docentes para o preparo de seus alunos para essas avaliações em suas rotinas. De acordo com a narrativa de cinco das docentes participantes, observamos que ficou mais perceptível após a implementação da lei 17.600/2008, lei que legalizou a política do mérito no estado de Minas Gerais. A pesquisa apontou também que fatores externos têm impacto decisivo nos resultados das avaliações externas e evidencia esses fatores: precarização do trabalho, intensificação da rotina, autointensificação, responsabilização, autorresponsabilização e o mérito. A pesquisa narrativa nos deu o suporte necessário para analisarmos melhor as convicções das docentes sobre o tema, o que nos possibilitou a compreensão dessa dinâmica por meio das experiências vividas e relatadas. Palavras-chave: Avaliações externas. Trabalho docente. Simave. Responsabilização docente.Item O SIMAVE e sua relação com o trabalho docente: percepções de diferentes atores do cotidiano escolar(Universidade Federal de Viçosa, 2018-10-30) Dutra, Filippe Rocha; Ferenc, Alvanize Valente Fernandes; http://lattes.cnpq.br/2712292584851631A emergência da avaliação educacional como tema de interesse nas pesquisas em educação emerge, no Brasil, de forma expressiva na década de 1990. Até então, ela não ocupava lugar de destaque, seja nos currículos dos cursos de Pedagogia, seja nos congressos de educação. Sua ascensão como objeto de estudos ocorre em virtude de sua promoção por pesquisadores da área e gestores (ROMÃO, 2007). Com relação à avaliação externa como modalidade e instrumento avaliativo do ensino, das instituições e redes, os estudos indicam que só veio a adquirir sentido e relevância a partir dos últimos anos de 1990 (VIANNA, 1995; GATTI, 2002; DALBEN, 2005). Nesse contexto, fizemos um recorte no campo de pesquisa e optamos por investigar o Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (SIMAVE), mais especificamente, o Programa de Avaliação da Educação Básica (PROEB), compreendido como um exemplo de avaliação em larga escala. Esse objeto de estudos se justifica por sua forte presença nas instituições de ensino, sua relevância para a Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais e sua capacidade de interferir, de forma direta, sobre o cotidiano das escolas mineiras. O referencial teórico que trazemos para esta pesquisa explora um tema em ascensão no meio acadêmico e uma modalidade de avaliação que exerce papel estratégico nas Redes de Ensino, servindo, por vezes, a interesses particulares de ideologias de grupos e sistemas políticos, como o Capitalismo. Elegemos três temas como categorias relevantes para a discussão do tema central deste trabalho: 1-Avaliação dos Sistemas de Ensino (SOUZA; OLIVEIRA, 2003; MACEBO, 2007; BONAMINO; SOUSA, 2012; BAUER, 2013; FREITAS, L., 2013; GATTI, 2013). 2-SIMAVE (CARVALHO et al, 2011; BORGES, 2016). 3-Trabalho Docente (HYPOLITO, 1997; FIDALGO; FIDALGO, 2009; TARDIF: LESSARD, 2014; VIANNA, 2014). Nosso objetivo foi analisar a relação entre o SIMAVE/PROEB e o trabalho docente a partir da compreensão de diferentes atores de escolas estaduais pertencentes à Superintendência Regional de Ensino de Muriaé (SRE/Muriaé). A pesquisa foi desenvolvida em três escolas pertencentes à SRE/Muriaé, selecionadas a partir do número de alunos matriculados nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio: até 350 alunos; de 351 a 750 alunos; com mais 751 alunos. Os caminhos metodológicos desta pesquisa, de abordagem quantitativa e qualitativa, foram: T) aplicação de questionário a 62 atores escolares, de três escolas da Rede Estadual de Ensino de Minas - Gerais, para conhecer a realidade das escolas pertencentes à SRE/Muriaé, o que pensam os / atores escolares sobre avaliação externa e SIMAVE/PROEB e as possíveis interferências nas atividades desenvolvidas pelas escolas; II) realização de entrevista semiestruturada com cinco atores escolares que atuam nas três escolas participantes. Para a análise de dados foi feita a opção pela análise de conteúdo (MORAES, 1999). Os resultados desta pesquisa apontam, dentre outros fatores, uma ambígua percepção sobre a relevância, por parte dos diferentes atores escolares, das avaliações externas, a partir do SIMAVE/PROEB, uma significativa interferência deste instrumento avaliativo sobre o trabalho docente e sobre o cotidiano das escolas. Destacamos a importância da avaliação e, especificamente, das avaliações externas no contexto educacional, mas evidenciamos a urgente necessidade de se elaborar meta- avaliação e uma profunda reflexão, por parte dos diferentes atores escolares, sobre seu papel, atribuições para a educação, sua validade como instrumento de melhoria da educação. Apontamos a forte interferência das avaliações em larga escala sobre o trabalho docente e as estratégias que estes têm utilizado para conciliarem a agenda de avaliações e as já tradicionais atribuições das carreiras do magistério.Item O Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (SIMAVE): novas perspectivas de avaliação em Minas Gerais?(Universidade Federal de Viçosa, 2018-07-06) Brasiel, Matheus Enrique da Cunha Pimenta; Azevedo, Denilson Santos de; http://lattes.cnpq.br/4511341085283155Esta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa quanti-qualitativa desenvolvida no mestrado em Educação da Universidade Federal de Viçosa. O trabalho aborda um tema que vem crescendo nos debates educacionais: as avaliações externas em larga escala, empreendidas pelo Estado para aferir os dados sobre a qualidade do ensino das escolas. Apresentamos uma descrição das principais mudanças ocorridas, a partir de 2015, no Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Básica (SIMAVE), objeto de análise desta pesquisa, e também os resultados de um estudo realizado com escolas públicas da microrregião de Ubá – MG. Propomo-nos a coletar os resultados referentes à avaliação do SIMAVE/Proeb tanto de Matemática quanto de Língua Portuguesa, dos anos de 2014 e 2016, das escolas públicas da microrregião de Ubá – MG. A coleta dos dados desses dois anos se justifica pela possibilidade de comparar os resultados do antigo e do novo Simave aplicados a etapa do 5o ano do Ensino Fundamental, uma vez que somente em 2016 ocorreu a avaliação do Proeb direcionada para este nível de escolaridade. Foram coletados e analisados dados das 84 escolas que oferecem os anos iniciais do Ensino Fundamental, inseridas no contexto das 17 cidades da microrregião em questão. Os dados quantitativos foram coletados no site oficial da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais (SEE/MG). Ao final da coleta dos dados, selecionamos duas escolas (uma que apresentou aumento, e outra que apresentou redução nos resultados de Língua Portuguesa e Matemática do novo Simave) para uma pesquisa in loco. Desse modo, esta pesquisa foi realizada empregando as seguintes etapas de operacionalização: pesquisa bibliográfica e documental; seleção dos participantes; elaboração dos dados qualitativos a partir das entrevistas com os participantes da pesquisa; coleta de dados quantitativos das escolas da microrregião de Ubá participantes do Simave; análise quanti-qualitativa dos resultados iniciais do Simave e análise descritiva e qualitativa dos dados produzidos no trabalho. De modo geral, a microrregião de Ubá apresentou um pequeno aumento nos resultados de Língua Portuguesa e uma queda nos resultados gerais de Matemática do antigo para o novo Simave. Também compreendemos que a maneira de se pensar a avaliação deste novo grupo gestor responsável pela educação pública de Minas Gerais é diferente da forma pensada pelo grupo anterior. Portanto, compreendemos que, ainda que estas mudanças estejam no campo do discurso, Minas Gerais, atualmente, possui um modelo de avaliação menos competitivo e mais equitativo.