Teses e Dissertações

URI permanente desta comunidadehttps://locus.ufv.br/handle/123456789/1

Teses e dissertações defendidas no contexto dos programas de pós graduação da Instituição.

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 173
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Neurociências e Educação: elementos de aprendizagem presentes na literatura contemporânea em língua portuguesa sobre Neuroeducação
    (Universidade Federal de Viçosa, 2024-03-06) Fonseca, Klyntton Horst da; Alves, Daniela Alves de; http://lattes.cnpq.br/4493434615535161
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Processo de inclusão de um estudante surdo universitário na educação superior pública: diálogos e práticas colaborativas
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-12-13) Lacerda, Maria Regina Granato Pimenta; Santos, Soraya Dayanna Guimarães; http://lattes.cnpq.br/0632839955272988
    O presente estudo objetivou analisar a inclusão de um estudante surdo universitário no processo formativo em um curso da Engenharia Civil, a partir de diálogos com ele e os profissionais que atuam diretamente em sala de aula pelos caminhos da prática colaborativa em uma universidade federal da Zona da Mata Mineira. A pesquisa empírica foi realizada na disciplina “Edifícios em Concreto Armado” por meio da mediação estabelecida em sala de aula com um estudante surdo universitário, um docente universitário e a equipe dos tradutores e intérpretes de Libras - Português no decorrer do primeiro semestre de 2022. A abordagem deste estudo é de natureza qualitativa, utilizamos um conjunto de instrumentos na produção dos dados: entrevista semiestruturada, observação participante e a técnica de Autoconfrontação Simples de Yves Clot (2010). Para análise dos dados, baseamo-nos na teoria de análise de conteúdo de Bardin (2016) conforme as etapas de pré-análise, exploração do material, tratamento e interpretação dos dados. Os resultados da análise emergiram em quatro artigos empíricos centrais: “Reflexões de um Docente Universitário do curso de Engenharia Civil sobre a aprendizagem do Estudante Surdo Universitário”; “Trajetória escolar e acadêmica de um Estudante Surdo Universitário no Curso de Engenharia Civil”; “Um olhar dos Tradutores e Intérpretes de Libras-Português sobre o processo de Inclusão de um Estudante Surdo Universitário na Educação Superior Pública” e “Autoconfrontação Colaborativa com um Docente do Curso de Engenharia Civil: Estratégias e Recursos Didáticos para o Estudante Surdo Universitário”. Ao adentrarmos o universo cultural do estudante surdo sobre a trajetória escolar e acadêmica no contexto atual, constatamos desafios e avanços no que tange aos aspectos políticos, linguísticos, culturais, pedagógicos e sociais em sua formação. No ambiente escolar, podemos salientar a ausência do ensino de Libras, o aprendizado tardio do Português escrito como segunda língua, a carência de tradutores e intérpretes de Libras-Português e os recursos didáticos incoerentes às necessidades do estudante. Na academia, constatamos movimentos internos decisivos para garantir as ações de acessibilidades, tais como: a disponibilização do tradutor e intérprete de Libras-Português, a mobilidade intercampi que deu mais segurança ao estudante para permanecer na universidade, a oferta de monitores inclusivos, bolsa de monitoria para o estudante surdo universitário, a fim de convencionar os termos técnicos da área de Engenharia Civil em Libras em razão da carência de sinais científicos em Libras, além de bolsa de alimentação e moradia. Inferimos que a convivência em sala de aula com o estudante surdo universitário foi imprescindível e, a partir dessa interação, tornaram-se necessárias novas compreensões e práticas inclusivas. Portanto, ficou evidente nesta pesquisa que o trabalho empreendido em conjunto demanda um ambiente colaborativo de oportunização do diálogo entre os pares, cuidado com o outro e conhecimentos diversos para atingir o objetivo em comum que é a inclusão e a aprendizagem do estudante surdo universitário. Concluímos que a proposta colaborativa e dialógica na pesquisa possibilitou reflexões e apropriação de conhecimentos de forma conjunta no que diz respeito ao processo de inclusão de um estudante surdo universitário na Educação Superior pública. Palavras-chave: Estudante Surdo Universitário. Inclusão. Diálogo. Prática Colaborativa.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Práticas docentes com tecnologias digitais no ensino remoto de matemática
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-11-30) Moreira, Alex; Passos, Caroline Mendes dos; http://lattes.cnpq.br/6054241254043532
    Este trabalho objetiva compreender as práticas educativas em Matemática mediadas pelas Tecnologias Digitais no Ensino Remoto. Como desdobramentos temos os objetivos específicos: Investigar os recursos utilizados pelos professores de Matemática durante o ensino remoto; analisar as práticas educativas na Educação Remota mediada pelas Tecnologias Digitais; criar e organizar um tutorial para o Ensino Remoto, inspirado nos recursos utilizados pelos professores de Matemática, sujeitos da pesquisa. A pesquisa foi realizada a partir de uma abordagem qualitativa. O cenário da pesquisa foi constituído por escolas públicas estaduais dos municípios pertencentes à Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Ponte Nova - MG. Os participantes do estudo foram professores de Matemática, da Educação Básica que atuaram durante o ensino remoto e híbrido. Primeiramente, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre as Tecnologias Digitais na Educação Matemática e Narrativas e a prática docente. A produção dos dados foi realizada de forma online, através da aplicação do questionário semiestruturado e da entrevista narrativa. De acordo com os resultados inferimos que os professores adotaram predominantemente ferramentas durante o ensino remoto e híbrido vinculadas à Google (Google Meet, Youtube, E-mail Institucional, Google Classroom e ferramentas de edição de texto), disponibilizadas pela Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais de forma gratuita e vinculadas ao e-mail institucional, como o Conexão Escola 2.0. Logo, evidenciamos por meio dos dados produzidos nas entrevistas, o compromisso dos professores com as práticas pedagógicas e aprendizado dos alunos. Concluímos que, apesar dos desafios enfrentados durante a Educação Remota, os professores de Matemática demonstraram habilidades como resiliência e criatividade ao explorar as potencialidades das Tecnologias Digitais. O produto educacional denominado “Tutorial para o Ensino Remoto e/ou Híbrido”, possui como objetivo apresentar possibilidades, especialmente relacionadas às Tecnologias Digitais, para serem utilizadas pelos professores em contextos de Ensino Remoto e/ou Híbrido. O produto educacional poderá servir de inspiração para os professores, no sentido de oferecer ferramentas necessárias na estruturação das aulas remotas e/ou híbridas.Palavras-chave: Educação Matemática; Tecnologias Digitais; Ensino Remoto; Ensino Híbrido.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Tecendo memórias: ancestralidade, cuidado e educação na Comunidade Quilombola do Buieié
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-12-18) Jerônimo, Edilene de Cássia; Lopes, Eduardo Simonini; http://lattes.cnpq.br/3353811254665774
    A pesquisa realizada na comunidade quilombola do Buieié, em Viçosa, Minas Gerais, teve como objetivo investigar a transmissão das práticas ancestrais, incluindo manifestações culturais, alimentação, uso de plantas medicinais, técnicas tradicionais de cura e o cuidado com as crianças ao longo das gerações. A metodologia adotada foi qualitativa, explorando as vivências das mulheres negras inseridas nos contextos sociais e culturais. Deste modo seguimos as narrativas emergentes nos encontros com as mulheres pesquisadas, utilizando a narrativa como método para cartografar a produção de subjetividade. A rotina das mulheres foi acompanhada por meio de oficinas de bordado e participação na Feira Quilombola. Os resultados revelam que a comunidade do Buieié oferece um modelo de cuidado que vai além das fronteiras tradicionais da maternidade, destacando a importância do apoio mútuo e da colaboração. A abordagem comunitária contribui para a preservação das tradições culturais e o bem-estar das crianças na comunidade. A pesquisa destaca a relevância de uma abordagem coletiva para a maternidade e o cuidado, desafiando estereótipos e promovendo uma visão inovadora para a maternidade comunitária negra. Narrativas compartilhadas enfatizam o papel essencial das práticas ancestrais na construção de redes de amor, cuidado e educação por mães negras na criação de crianças pretas. Dentre as práticas identificadas, destaca-se o resgate da ancestralidade através da alimentação e sabores, o conhecimento ancestral por meio do uso de plantas e chá para cuidados com a saúde e bem-estar, e a concepção de maternidade e cuidado como responsabilidade compartilhada pela comunidade. A vida cotidiana na comunidade quilombola do Buieié é comparada a um intrincado bordado, onde diferentes elementos se unem para preservar e reinventar tradições ancestrais, culturas e identidades. Este estudo contribui para a compreensão das práticas culturais e maternas na comunidade, ressaltando a importância da preservação e reinvenção das tradições. Palavras-chave: Ancestralidade; Quilombo; Maternagem; Educação.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O uso do software GeoGebra na formação inicial de professores: compreendendo conhecimentos geométricos na pedagogia
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-10-26) Paiva, Patrícia de Assis; Santos, Silvana Claudia dos; http://lattes.cnpq.br/8471344230936358
    Essa pesquisa teve como objetivo investigar o papel do software GeoGebra na compreensão de conhecimentos geométricos na visão de futuros professores de Matemática dos anos iniciais do ensino fundamental. Mais especificamente, objetivamos analisar as perspectivas dos estudantes de Pedagogia quanto ao uso do GeoGebra a partir do desenvolvimento de atividades de geometria e investigar como estes estudantes compreendem o uso de tecnologias digitais na sua formação matemática docente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujos dados foram produzidos em uma disciplina de formação matemática do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Para produzir esses dados, utilizamos a análise documental e instrumentos como questionários e entrevistas semiestruturadas com estudantes do referido curso. Como resultados, identificamos que são escassas as pesquisas realizadas na formação inicial de professores dos anos iniciais do ensino fundamental quando relacionadas ao ensino de Matemática e ao uso das tecnologias digitais. Além disso, identificamos que muitos estudantes do curso de Pedagogia enfrentam desafios no que se refere à aprendizagem dos conhecimentos geométricos por não possuírem uma formação sólida desde a Educação Básica. Além disso, foi possível identificar algumas potencialidades do uso do GeoGebra que podem contribuir para que os estudantes se apropriem de conteúdos geométricos na disciplina de Ensino de Matemática do curso de Pedagogia. Palavras-chave: Formação Docente. Ensino de Geometria. Tecnologias Digitais. Educação Matemática.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A produção de atividades de Geometria por professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-12-13) Silva, Gislaine de Freitas; Santos, Silvana Claudia dos; http://lattes.cnpq.br/7412472445649609
    Na presente pesquisa, objetivamos compreender como professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental produzem atividades de Geometria, para serem desenvolvidas com o GeoGebra. O estudo possui cunho qualitativo, por envolver a percepção dos sujeitos, permitir o estudo de fenômenos na perspectiva deles e levar em consideração o meio em que atuam. Assim, a produção dos dados advém no contexto de uma ação de formativa continuada docente, desenvolvida com sete (7) professoras atuantes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de Viçosa - Minas Gerais. Nesse processo, utilizamos, como procedimentos metodológicos, a aplicação de um questionário e a observação participante da ação formativa. Destacamos que o registro ocorreu por meio de anotações em um caderno de campo, gravações de áudio de todos os encontros e prints das atividades desenvolvidas. Nessa ação formativa, os professores participantes foram convidados pelas ministrantes a desenvolver e elaborar atividades de geometria com o GeoGebra. A análise teve início concomitante à produção deles, com um aprofundamento posterior e, nesse processo, chegamos a duas categorias, que apresentamos em forma de artigos: “O engajamento docente numa ação formativa com o uso das tecnologias digitais” e “Os desafios docentes ao usar tecnologias digitais em uma ação formativa”. Antes de realizarmos a análise dessas duas categorias, apresentamos um Estado do Conhecimento, visando mapear pesquisas relacionadas à temática formação continuada de professores relacionada às tecnologias digitais no ensino de matemática e o desenvolvimento de atividades autorais por parte dos docentes em processo de formação continuada. Como principal resultado, constatamos que as participantes da ação formativa, apesar dos desafios enfrentados, se engajaram durante todo o processo de realização das atividades de Geometria com o uso do GeoGebra e que a construção colaborativa foi essencial para o maior entendimento e a produção das atividades. Pontuamos que o fato de ter sido uma ação formativa colaborativa e de ter ocorrido no ambiente de trabalho das docentes contribuiu para o envolvimento delas e permitiu uma reflexão sobre a prática docente. Palavras-chave: Educação Matemática. Formação Continuada de Professores. Tecnologias Digitais. GeoGebra. Geometria.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental a partir de uma experiência com o GeoGebra no contexto escolar
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-12-11) Silva, Taylla Cristina de Paula; Santos, Silvana Claudia dos; http://lattes.cnpq.br/4221340950647474
    Esta pesquisa investiga o modo como os professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental produzem e/ou mobilizam conhecimentos matemáticos a partir de uma ação formativa focada no uso do software GeoGebra. Mais especificamente, este estudo busca apresentar um estudo das produções acadêmicas de mestrado e doutorado, produzidas entre 2018 e 2022, que abordam a necessidade de formação continuada para a produção e mobilização de conhecimentos matemáticos integrados às tecnologias digitais por professoras dos anos iniciais do Ensi no Fundamental. Esta pesquisa discute as possibilidades e desafios do uso do GeoGebra no ensino de geometria na perspectiva de professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Além disso, este estudo analisa as ações que favoreceram a produção e/ou mobilização de conhecimentos matemáticos pelas professoras e como essas se sentiram ao utilizarem o GeoGebra para produzirem e desenvolverem atividades matemáticas de natureza investigativa. Nesse contexto, temos como pergunta norteadora da pesquisa: Como uma ação formativa continuada, focada no uso do software GeoGebra, afeta o modo como professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental produzem e/ou mobilizam conhecimentos matemáticos? A abordagem metodológica da pesquisa é qualitativa, tendo como instrumentos para produção de dados a aplicação de questionário e uma ação formativa em serviço com os docentes sobre o uso do GeoGebra. Os resultados apontam as tecnologias como facilitadoras no ensino de Matemática. Contudo, as docentes argumentam que não utilizam o laboratório da escola por carência de formação tecnológica, falta de apoio técnico, entre outros motivos. No entanto, as docentes conseguiram reorganizar o modo de pensar e de agir com relação aos conteúdos de Matemática, estabelecendo um diálogo com o software. Neste contexto, algumas ações formativas permitiram essa produção de conhecimento matemático, tal como o ambiente colaborativo. A partir desses resultados, concluímos que há necessidade de as pedagogas participarem de formações continuadas no campo de conhecimento de Matemática associada às tecnologias. Aformação necessita ter sentido para os docentes compartilharem experiências profissionais e reflexões a fim de auxiliar em uma aprendizagem significativa. Palavras-chave: Educação Matemática; Tecnologias Digitais; Geometria; Mobilização de Conhecimentos Matemáticos.6
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Uma investigação sobre os investimentos em infraestrutura no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG no período de 1994 a 2022
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-10-31) Mendes, Lucas de Sena; Diniz, Gustavo Figueiredo Campolina; http://lattes.cnpq.br/5086061165874337
    O presente trabalho buscou evidenciar e analisar o histórico de investimentos em infraestrutura no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET- MG). Entende-se como investimentos, para este estudo, os dispêndios de recursos que contribuem para a formação de um capital fixo e permanente da instituição, tais como a construção de novos ambientes escolares e a compra de equipamentos permanentes. Foram analisados os dados dos Recursos Orçamentários do órgão de 1994 a 2022 e os resultados demonstraram, por meio do aumento da área construída e do número de alunos matriculados, que os períodos de maior investimento foram cruciais para o crescimento da instituição. Palavras-Chave: Investimento. Infraestrutura. Educação.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    CPI da pandemia, midiatização e disputas em campos hermenêuticos: comunicação organizacional, aprendizagens e reconfiguração da pandemia nos contextos brasileiros
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-09-29) Gomes, Renata Maria Bittencourt; Mafra, Rennan Lanna Martins; http://lattes.cnpq.br/7365198412017440
    Esta dissertação objetiva compreender como a CPI da Pandemia, instituída pelo Poder Legislativo Federal em 2021, permitiu a emergência de novos campos hermenêuticos sobre a própria pandemia, campos estes que confrontaram os sentidos postos em circulação pelo Poder Executivo Federal, nos contextos públicos brasileiros. Como objetivos específicos, a dissertação procura: 1) investigar e analisar a CPI da Pandemia como um dispositivo organizacional, marcado pela midiatização, pela serialidade e pela emergência de novos campos hermenêuticos; 2) situar e apontar as relações de poder tensionadas pelo dispositivo organizacional da CPI da Pandemia frente à informação pública, com foco nas disputas de sentido instauradas em torno da vacina; e 3) compreender como tal dispositivo organizacional fez emergir, publicamente, um lugar de circulação de sentidos sobre as vítimas da COVID-19. Como metodologia, a dissertação se baseia na proposta do paradigma indiciário, delineado por Braga (2008), a partir de uma análise das materialidades da comunicação, proposta por Gumbrecht (2010). Como resultados, a dissertação apresenta três capítulos escritos, correspondentes aos objetivos específicos levantados, a saber: a CPI como um dispositivo organizacional; as relações de poder tensionadas, sobretudo em torno das vacinas e a emergência da circulação de sentidos sobre as vítimas. Palavras-chave: Comunicação. Educação. Pandemia da COVID-19. CPI da Pandemia.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A implementação da reforma do ensino médio na rede pública do estado de São Paulo
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-09-29) Ortega, André Randazzo; Hollerbach, Joana D’Arc Germano; http://lattes.cnpq.br/8112540527434808
    A presente dissertação tem por objetivo investigar o processo de implementação da Reforma do Ensino Médio consubstanciada na Lei nº 13.415 de 16 de fevereiro de 2017 na rede pública do estado de São Paulo. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa ancorada na perspectiva teórico metodológica do materialismo histórico-dialético. Como técnicas de recolha de dados utilizamos a pesquisa bibliográfica, a análise documental e a realização de entrevistas semiestruturadas com profissionais de duas escolas públicas pertencentes à rede estadual paulista. O desenvolvimento do estudo se dá mediante a exposição de cinco artigos, sendo os quatro primeiros abordando problemáticas específicas dentro do escopo de nosso objeto de estudo. O quinto, por seu turno, é um exercício de reflexão teórica no sentido de anunciar uma visão qualitativamente distinta da visão capitalista sobre educação e escola. Os resultados obtidos a partir de nossa investigação podem ser resumidos sob os seguintes termos: 1) a Reforma do Ensino Médio integra parte dos movimentos de uma reforma empresarial da educação brasileira impulsionada após o golpe de 2016 que destituiu o governo da presidenta Dilma Rousseff. Ela surge no sentido de sedimentar uma ideologia burguesa de educação que ocorre na esteira de uma forte política neoliberal; 2) uma profusão de trabalhos acadêmicos voltados para o entendimento dos impactos provocados pela Reforma do Ensino Médio nas redes estaduais de ensino por todo Brasil foi produzida nos últimos anos; 3) na rede pública de ensino do estado de São Paulo, a implementação da reforma se estruturou a partir do tripé composto pelo Currículo Paulista e pelos programas Inova Educação e Novotec, e representou uma continuidade em relação à gestão do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) na rede estadual desde o ano de 1995. Além disso, verificou-se que as justificativas para a política dadas pela Exposição de Motivos nº 84 de 2016 se transportaram com organicidade para as ações e documentos produzidos pelo governo estadual; 4) a investigação conduzida por meio das entrevistas com gestores e docentes revelou que é unívoca a percepção de que tudo foi feito no sentido de apresentar a reforma já como proposta finalizada, em meio à suspensão das aulas por conta da pandemia de COVID-19. Os entrevistados também demonstram terem se dado conta da inconsistência da possibilidade de escolha por parte dos alunos pelo que estudar, como divulgado através do discurso oficial e publicitário sobre a reforma. Por fim, verificou-se os efeitos de décadas de política de responsabilização (accountability) dos profissionais da educação típica das reformas empresariais; 5) apesar das dificuldades, a contribuição teórica e histórica de autores como Gramsci, Krupskaya, Mészáros, Pistrak nos permite pensar uma concepção qualitativamente distinta de educação e de escola sob a ótica da promoção da emancipação da classe trabalhadora e da superação da sociedade capitalista no sentido da efetivação da alternativa socialista. Palavras-chave: Lei nº 13.415/2017. Sistemas de Ensino. Rede Estadual de São Paulo. Política Educacional. Educação Básica.