Engenharia Agrícola

URI permanente desta comunidadehttps://locus.ufv.br/handle/123456789/11733

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Decaimento de bactérias do grupo coliformes em solos com cobertura vegetal e nu
    (Engenharia na Agricultura, 2014-05-26) Pereira, Magno dos Santos; Matos, Antonio Teixeira de; Matos, Mateus Pimentel de; Aguiar, Pedro Lopes de
    A fertirrigação é uma das alternativas para a disposição/tratamento de águas residuárias e traz, como grande vantagem, a possibilidade de aproveitamento agrícola dos nutrientes nelas contidos. Entretanto, é importante considerar o risco sanitário dessa prática, notadamente quando é utilizado esgoto doméstico submetido a tratamento inferior ao de nível terciário. Fatores como temperatura, incidência de raios UV, predação e competição podem proporcionar grande decaimento no número de micro-organismos exógenos no solo. Com a realização deste trabalho objetivou-se monitorar a sobrevivência e obter a taxa de decaimento de organismos indicadores, coliformes totais (CT) e coliformes termotolerantes (CF – E. coli), após 32 dias da aplicação de esgoto sanitário bruto em solo com cobertura vegetal e nu. A cobertura vegetal propiciou maior dispersão das bactérias no solo, proporcionando menor contagem na camada de 0-20 mm. Verificaram-se menores coeficientes de decaimento de bactérias do grupo coliformes totais que E. coli. No trigésimo segundo dia após a aplicação do esgoto sanitário, a contagem de E coli passou a ser insignificante tanto nas áreas em que havia cobertura vegetal como em solo nu, estimando-se que se tornem desprezíveis após 6,6 e 13,0 dias respectivamente, após sua aplicação ao solo. A fertirrigação mostrou ser uma técnica adequada para tratamento/disposição final de esgotos sanitários no que se refere à inativação de organismos patogênicos.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Desempenho agronômico de capim napier (Pennisetum purpureum) cultivado em sistemas alagados construídos
    (Engenharia na Agricultura, 2011-04-19) Matos, Antonio Teixeira de; Abrahão, Sérgio Silva; Pereira, Odilon Gomes
    O objetivo, com a realização deste trabalho, foi estudar o desempenho de Sistemas Alagados Construídos (SACs), cultivados com capim elefante cv. Napier (Pennisetum purpureum), submetidos a diferentes taxas de carregamento orgânico (TCOs), proporcionadas pela aplicação de águas residuárias da indústria de laticínios (ARL), nas condições climáticas de Viçosa - MG. A infraestrutura experimental foi constituída por cinco SACs com fluxo subsuperficial horizontal, constituídos por tanques de 0,40 x 0,75 x 3,00 m, impermeabilizados e preenchidos com brita zero e profundidade do leito filtrante de 0,33 m. A ARL foi aplicada nos SACs de forma a promover seu escoamento de forma subsuperficial, com vazão média de 60 L.d-1 e tempo de detenção hidráulica igual a 4,8 dias. As TCOs aplicadas foram de 66, 130, 190, 320 e 570 kg.ha-1.d-1 de DBO. O capim Napier se adaptou bem aos SACs, apresentando bom enraizamento, embora predominantemente superficial, grande produtividade e capacidade de remover nutrientes, especialmente nitrogênio e potássio da ARL.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Qualidade das águas residuárias do processo de armazenagem prévia, por imersão, de frutos do cafeeiro
    (Engenharia na Agricultura, 2012-09-11) Machado, Marise Cota; Silva, Juarez de Sousa e; Matos, Antonio Teixeira de; Monaco, Paola Alfonsa Vieira Lo
    O armazenamento prévio consiste na manutenção dos frutos do cafeeiro recém-colhidos imersos em água, possibilitando o ajuste entre o volume de frutos colhidos e a capacidade de processamento disponível, sem prejuízo à qualidade final dos grãos. Neste trabalho, objetivou-se avaliar algumas características químicas e bioquímicas das águas residuárias geradas no processo, visando avaliar a necessidade de seu tratamento para lançamento em corpos hídricos ou as possibilidades de aproveitamento como fertilizante agrícola.Na geração da água residuária, foram utilizados lotes de frutos de diferentes características e origens, sendo que os períodos de armazenagem avaliados variaram de 1 a 5 dias. As variáveis quantificadas nas águas residuárias foram DBO, DQO e as concentrações de P, N, K e Na. Com base nos resultados obtidos e nas condições estabelecidas para o experimento, pôde-se concluir que a concentração dos nutrientes na água residuária de imersão varia com o estágio de maturação dos frutos e, no geral, com o grau de deterioração do produto, indicando uso potencial para fertirrigação de culturas agrícolas.