Engenharia Agrícola

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    Volume de enxurrada e perda de solo em estradas florestais em condições de chuva natural
    (Revista Árvore, 2006-04-05) Machado, Carlos Cardoso; Garcia, Alessandra Reis; Silva, Elias; Souza, Amaury Paulo de; Pereira
    Foram determinados o volume total de água escoada e a perda de solo através da produção de sedimentos provenientes de segmentos de estradas florestais em condições de chuva natural, com diferentes valores de precipitações. As inclinações dos segmentos de 1 e 7% foram analisadas, enquanto os comprimentos variaram de 20 e 40 m, com 4 m de largura. Os segmentos de estrada foram delimitados com tábuas de 0,30 m de largura, envolvidas em lona plástica, para sua impermeabilização. Os dados de volume e intensidade de precipitação diária foram obtidos com a instalação de pluviômetro e pluviógrafo no local. O período de coleta de dados foi de um ano, concentrando-se na época das chuvas. O volume de enxurrada foi mais afetado pelo comprimento do segmento, ao passo que a massa de solo sofreu maior influência da declividade. A massa de solo erosinado cresceu exponencialmente em função do incremento do volume de enxurrada.
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    Uso do resíduo industrial grits em pavimentos de estradas florestais: influência do período de cura na resistência mecânica e expansão de misturas solo-grits compactadas
    (Revista Árvore, 2006-04-05) Pereira, Reginaldo Sérgio; Machado, Carlos Cardoso; Lima, Dario Cardoso de; Carvalho, Carlos Alexandre Braz de; Pires, Danuse Gouvea Machado
    Analisou-se a influência do teor de estabilizante, da energia de compactação e do período de cura na resistência mecânica e expansão de dois solos da Zona da Mata Norte de Minas Gerais. As amostras de solos residuais de gnaisse coletadas na cidade de Viçosa, MG, Brasil, respectivamente, de texturas argilo-areno-siltosa e areno-argilo-siltosa, foram denominadas solos 1 e 2. Empregou-se como estabilizante químico o resíduo "grits" fornecido pela empresa de Celulose Nipo Brasileira (CENIBRA); os teores, em massa, de 4, 8, 12, 16, 20, 24 e 28% desse resíduo foram utilizados nas misturas solo-"grits". Corpos-de-prova das misturas solo-"grits" foram compactados nos teores ótimos de umidade relativos às energias de compactação dos ensaios Proctor intermediário e modificado e curados por 0, 7, 28 e 90 dias. Avaliou-se a resistência mecânica dos solos e misturas através dos seguintes parâmetros: (a) índice de suporte Califórnia (ISC ou CBR), resistência à compressão não confinada (RCNC) e resistência à tração em compressão diametral (Rt). Os resultados permitiram concluir que todos os parâmetros considerados na análise influenciaram, significativamente, a resistência mecânica das misturas solo-"grits", sendo o comportamento das misturas solo 1-"grits" influenciado, também, pelo teor de sódio presente na constituição química do "grits".
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    Uso de resíduos em pavimentos de estradas florestais: caracterização de solos e misturas solo-grits
    (Revista Árvore, 2006-04-05) Pereira, Reginaldo Sérgio; Machado, Carlos Cardoso; Carvalho, Carlos Alexandre Braz de
    Este artigo aborda uma etapa preliminar de um estudo direcionado às propriedades de engenharia de misturas de solos e aditivos químicos, para fins de aplicação em estradas florestais. Trabalhou-se com amostras de dois solos da Zona da Mata Norte de Minas Gerais, Brasil, de texturas arenosa e argilosa, estabilizadas com o resíduo industrial denominado "grits" proveniente de indústria de celulose. Foram realizados ensaios geotécnicos nos solos e nas misturas solo-aditivo químico, como se segue: análise granulométrica, peso específico dos sólidos, limites de Atterberg e compactação. Os resultados encontrados dos ensaios de laboratório revelaram que o resíduo apresentou bom desempenho como agente estabilizante, alterando significativamente a plasticidade e os parâmetros de compactação dos solos analisados.
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    Avaliação técnica e econômica da extração de madeira de eucalipto com "track-skidder" em região montanhosa
    (Revista Árvore, 2002-11-06) Birro, Mauro Henrique Batista; Machado, Carlos Cardoso; Souza, Amaury Paulo de; Minetti, Luciano José
    O presente estudo teve como objetivo central avaliar técnica e economicamente atividades de extração em área montanhosa, utilizando um trator florestal arrastador com esteiras (Track-Skidder). O estudo foi conduzido em povoamentos de eucalipto de uma empresa florestal do Estado de Minas Gerais, nos quais o sistema de colheita foi o de árvore inteira, sendo o sistema mecanizado utilizado nas suas atividades de corte, extração e traçamento. A avaliação técnica consistiu em detectar e dimensionar os fatores de interrupções operacionais e mecânicas, como também em determinar os índices de produtividade, eficiência operacional, disponibilidade mecânica e grau de utilização. A avaliação econômica consistiu na determinação dos custos operacionais, bem como em determinar a distribuição destes custos. As áreas de estudo foram estratificadas em três níveis de declividades e três níveis de distâncias de extração. De acordo com o estudo os estratos de menor declividade e distância de extração apresentaram melhor produtividade em relação aos estratos de maior declividade e distância de extração. Ao final do período de avaliação a máquina atingiu disponibilidade mecânica de 79% e eficiência operacional de 76%. Seu custo operacional foi de US$57,00 por hora efetiva, sendo a depreciação e os juros os maiores elementos deste custo.
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    Influência da imersão em água na resistência mecânica de misturas solo-grits compactadas e curadas com vistas a aplicações em estradas florestais
    (Revista Árvore, 2007-03-11) Pereira, Reginaldo Sérgio; Machado, Carlos Cardoso; Lima, Dario Cardoso de; Carvalho, Carlos Alexandre Braz de; Pires, Danuse Machado
    Avaliou-se o efeito da imersão em água dos corpos-de-prova sobre a resistência mecânica de misturas solo-grits. Trabalhou-se com dois solos da cidade de Viçosa, localizada na Zona da Mata Norte de Minas Gerais, Brasil, respectivamente de texturas predominantemente argilosa e arenosa e com o resíduo sólido industrial grits, um subproduto da indústria de celulose. Determinaram-se os parâmetros de resistência mecânica California Bearing Ratio (CBR) e Resistência à Compressão Não-Confinada (RCNC) de corpos-de-prova compactados nas energias de compactação referentes aos ensaios Proctor intermediário e Proctor modificado, com teores de grits na faixa de 4 a 28% e períodos de cura de 0, 7 e 28 dias. Com relação ao parâmetro CBR, os ensaios foram realizados segundo a metodologia tradicional (imersão em água dos corpos-de-prova por 96 horas) e sem a imersão em água, visando determinar possíveis perdas na capacidade-suporte das misturas. No que tange ao parâmetro compressão não-confinada, os ensaios foram realizados em obediência à norma brasileira para misturas solo-cimento (imersão em água durante quatro horas antes da ruptura dos corpos-de-prova) e sem a fase de imersão em água. Os resultados indicaram que a imersão em água dos corpos-de-prova influenciou significativamente a resistência mecânica das misturas solo-grits, que foram dependentes do tipo de ensaio empregado, tipo de solo, teor de grits, energia de compactação e período de cura.
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    Industrial solid waste (whitewash mud) use in forest road pavements
    (Revista Árvore, 2004-08-10) Machado, Carlos Cardoso; Pereira, Reginaldo Sérgio; Lima, Dario Cardoso de; Portugal, Carla Ribeiro Machado e; Pires, José Maurício Machado; Vieira, Gersonito da Silva
    The objective of the present study was to evaluate the effects of industrial solid waste (whitewash mud) on geotechnical properties considering the following engineering parameters: California Bearing Ratio (CBR), Atterberg limits and Permeability test. Seven soil samples derived from Alagoinhas, Bahia - Brazil, were classified by the Transportation Research Board (TRB) system. Two were selected as having a great geotecnical potential classified as A-3 (0) and A-2-4 (0), whitewash mud contents 10%, 15%, 20% and 25% dry weight and medium compaction effort were studied in the laboratory testing program. The results indicated the soil denominated good gravel as being the most promising one, when stabilized with whitewash mud, reaching the best results with the dosage of 20 and 25% of whitewash mud.
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    Harvesting and wood transport planning with SNAP III program (Scheduling and Network Analysis Program) in a pine plantation in Southeast Brazil
    (Revista Árvore, 2003-11-04) Lopes, Eduardo da Silva; Machado, Carlos Cardoso; Souza, Amaury Paulo de; Ribeiro, Carlos Antonio Alvares Soares
    The objective of this study was to verify the potential of SNAP III (Scheduling and Network Analysis Program) as a support tool for harvesting and wood transport planning in Brazil harvesting subsystem definition and establishment of a compatible route were assessed. Initially, machine operational and production costs were determined in seven subsystems for the study area, and quality indexes, construction and maintenance costs of forest roads were obtained and used as SNAP III program input data. The results showed, that three categories of forest road occurrence were observed in the study area: main, secondary and tertiary which, based on quality index, allowed a medium vehicle speed of about 41, 30 and 24 km/hours and a construction cost of about US$ 5,084.30, US$ 2,275.28 and US$ 1,650.00/km, respectively. The SNAP III program used as a support tool for the planning, was found to have a high potential tool in the harvesting and wood transport planning. The program was capable of defining efficiently, the harvesting subsystem on technical and economical basis, the best wood transport route and the forest road to be used in each period of the horizon planning.
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    Evaluación de tres métodos para el arrastre de madera en rodales naturales de Pinus caribaea var. caribaea
    (Revista Árvore, 2004-06-08) Acosta, Fidel Cándano; Corona, Alberto Vidal; Leite, Angelo Márcio Pinto; Machado, Carlos Cardoso
    El trabajo se realizó en rodales naturales de Pinus caribaea var. caribaea, ubicados en la unidad silvícola San Andrés, La Palma, provincia Pinar del Río. El objetivo de la investigación fue evaluar la eficiencia y los daños causados a la cubierta vegetal del suelo durante la operación de arrastre de madera. Se evaluaron tres métodos: 1 - el arrastre de fustes enteros con yuntas de bueyes hasta los patios de carga; 2 - el arrastre de fustes enteros con tractor hasta los patios de carga; 3 - el arrastre de fustes enteros con yuntas de bueyes hasta las pistas de arrastre y con tractor hasta los patios de carga. El método de arrastre de madera que consistió en la combinación del empleo de animales y de tractor resultó más eficiente y provocó menos alteraciones a la cubierta vegetal del suelo.
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    Evaluación de los efectos de la rotación en operadores de motosierras
    (Revista Árvore, 2004-06-08) Acosta, Fidel Cándano; Bello, Ariel Cuevas; Leite, Angelo Márcio Pinto; Machado, Carlos Cardoso; Oliveira, Robson José de
    El presente trabajo fue desarrollado en bosques naturales de Pinus caribaea, en la provincia de Pinar del Río-Cuba, para evaluar diferentes métodos en el corte raso con motosierra, empleando sistema de madera corta. Se experimentó la rotación del trabajo de un método de alternancia controlada de los operadores por el reabastecimiento de combustible de la motosierra (MAC) y un método con alternancia libre (MAL). En ambos métodos se utilizaron dos operadores en parejas, la palanca de empuje y la ejecución de la muesca direccional en árboles con diámetros superiores a 30 cm. Los métodos fueron comparados entre si y a su vez, con el que se aplica tradicionalmente en estas áreas (T), que consta de un operador y un ayudante que mantienen sus funciones durante la jornada, no usan la palanca de empuje, no efectúan la muesca direccional y toman descanso espontáneos. De acuerdo con los resultados el MAC es el más apropiado pues, redujo los riesgos de accidentes y enfermedades ocupacionales en los operadores de motosierras, al equilibrar y disminuir la carga fisiológica de trabajo en un 13,69%, redujo el tiempo de exposición a posturas incomodas, así como los efectos nocivos de la motosierra en un 52,08%, la productividad del tiempo efectivo se elevó en un 27,32% respecto al método (T), con la disminución de los costos de la operación, que justifican salarios básicos correspondiente al nivel del operador para ambos integrantes de las parejas.
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    Environmental behavior of soils and mixtures of soil-whitewash mud
    (Revista Árvore, 2004-06-08) Machado, Carlos Cardoso; Pires, José Maurício Machado; Fontes, Maurício Paulo F.; Pereira, Reginaldo Sérgio; Portugal, Carla Ribeiro Machado e
    The present study sought to observe the behavior of soils in natural state and in mixtures, in different ratios, with the industrial solid residue called whitewash mud. The work was conducted with samples of typical soils from the region of Alagoinhas, Bahia-Brazil. Wet chemical analysis and atomic absorption spectrophotometry were used in order to obtain the classification of the industrial solid residue. Solubilization and leaching tests were performed and X-ray diffraction and electron microscopy techniques were carried out. The results showed that the whitewash mud was classified as non-inert, but with great capacity of heavy metal retention largely owed to the kaolinite and goethite presence in the clay fraction of the soils, making it difficult to have heavy metals readily available for exchange.