Engenharia Agrícola

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    Simulação do desempenho trativo do trator “Skidder” no arraste de toras semi-suspensas
    (Engenharia na Agricultura, 2009-03-20) Fernandes, Haroldo Carlos; Lopes, Sebastião Eudes; Teixeira, Mauri Martins; Rinaldi, Paula Cristina Natalino
    Este trabalho foi conduzido em povoamentos de eucalipto de uma empresa florestal do Estado de Goiás, com o objetivo de simular o desempenho trativo do trator Skidder no arraste de toras semi-suspensas. O trator utilizado na simulação foi um Skidder de pneus. Para simulação do comportamento dinâmico do trator arrastador Skidder, baseou-se no modelo proposto pela Standard 497.4 (ASAE, 2000). Para realizar as simulações, foi desenvolvido um programa computacional, utilizando-se a linguagem de programação VISUAL BASIC, versão 6.0. Na comparação entre valores obtidos por meio da simulação e aqueles conseguidos experimentalmente, foi empregado o método do gráfico de correspondência. De acordo com os resultados, concluiu-se que o modelo de simulação apresentou valores de força de tração simulados semelhantes aos experimentais da altura de arraste, sendo na máxima altura o maior esforço. Os resultados foram conclusivos, uma vez que, para uma patinagem de 6 a 9%, não foram apresentadas diferenças significativas entre os valores medidos e calculados pelo programa, independentemente da altura de arraste, ressaltando-se que na altura máxima o trator apresentou seu maior esforço.
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    Avaliação ergonômica da cabine de um trator florestal
    (Revista Ceres, 2009-07) Fernandes, Haroldo Carlos; Brito, Andréia Bordini de; Minetti, Luciano José; Santos, Nerilson Terra; Rinaldi, Paula Cristina Natalino
    Pesquisas desenvolvidas por meio de avaliações ergonômicas e antropométricas contribuem a dar subsídios para novos projetos, com base no dimensionamento de máquinas e equipamentos. Objetivou-se com o presente trabalho realizar uma análise antropométrica de trabalhadores que operam as máquinas de colheita de madeira e avaliar ergonomicamente a cabine do "Feller-Buncher", com a finalidade de levantar informações necessárias para futuras modificações a serem realizadas com base nos dados obtidos. As análises foram realizadas na empresa florestal Cenibra, localizada no Estado de Minas Gerais. A avaliação antropométrica dos operadores foi realizada por dois conjuntos de medidas, na posição em pé e sentado. Durante as avaliações ergonômicas e a mensuração do posicionamento dos órgãos de comando e campo de visão foram determinadas as distâncias a partir do ponto de referência do assento (PRA) nas três dimensões (x, y e z). De acordo com os resultados, pode-se concluir que há necessidade de melhorias ergonômicas no assento, controle, painel de controle, simbologia de comandos, mostradores e luzes de advertência.
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    Caracterização das propriedades compactação de um solo de uso florestal submetido ao tráfego de arraste de madeira-mecânicas da madeira de eucalipto com diferentes densidades
    (Revista Árvore, 2004-08-10) Lopes, Sebastião Eudes; Fernandes, Haroldo Carlos; Vieira, Luciano Baião; Machado, Carlos Cardoso; Rinaldi, Paula Cristina Natalino
    Este trabalho teve como principal objetivo a avaliação dos níveis de compactação de um Latossolo Vermelho-Amarelo, de uso florestal, submetido ao tráfego comparativo entre duas versões de máquina de arraste de madeira, sobre pneus e esteiras, tendo em vista a escassez de informações sobre o tema e, ainda, considerando que o tráfego de máquinas habitualmente resulta em impactos no ecossistema, influenciando a qualidade dos recursos hídricos, a compactação do solo e a produtividade da floresta. As propriedades físicas do solo avaliadas foram: densidade, porosidade total e resistência mecânica do solo à penetração. O delineamento experimental empregado foi um esquema fatorial 2 x 3 x 3, ou seja, duas versões de máquina empregadas em três condições de operação, discutidas em relação à testemunha sem tráfego e em três profundidades, tendo quatro repetições. Foi também aplicado o teste de interações para avaliar o efeito das duas versões do trator arrastador em relação ao número de percursos das máquinas. As médias foram comparadas pelo teste de Dunnet a 5% de significância. A análise dos resultados obtidos apontou que, na faixa de profundidade entre 0 e 15 cm, o trator arrastador sobre pneus, trafegando com carregamento de madeira em um ou dois percursos, provocou efeitos na compactação do solo. Nas mesmas condições, o tráfego do trator arrastador sobre esteiras, em dois percursos, produziu efeito análogo. Nas profundidades entre 15 e 50 cm, somente dois percursos sobre pneus produziram alteração na compactação do solo.