Ciências Exatas e Tecnológicas
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Item 2DMG Uma arquitetura de classes de middleware para a portabilidade de aplicativos gráficos 2D em dispositivos móveis(Universidade Federal de Viçosa, 2011-07-28) Lobato, Paulo Alexandre; Braga, José Luis; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787263E8; Andrade, Marcus Vinícius Alvim; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785900Z5; Rocha, Mauro Nacif; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702810U7; http://lattes.cnpq.br/4387168389732630; Patrocínio Júnior, Zenilton Kleber Gonçalves do; http://lattes.cnpq.br/8895634496108399Desde o início do uso de recursos computacionais, pesquisadores, engenheiros e empresas têm se beneficiado de ferramentas científicas cada vez mais sofisticadas em relação à computação. Softwares de CAD (computer-aided design) e de cálculos estatísticos são uma pequena amostra desse vasto campo de aplicações. Os avanços recentes na área da Computação Móvel permitem ampliar consideravelmente a aplicabilidade das ferramentas computacionais, na medida em que estas podem ser carregadas em dispositivos menores e com acesso à rede sem fio. Embora o uso de dispositivos móveis já esteja bem consolidado para o acesso à Internet, a sistemas corporativos, à organização de dados pessoais e entretenimento, sua utilização ainda é pequena em aplicações técnicas e científicas. Isto se deve à falta de recursos de programação adequados, especialmente no tocante ao uso de métodos numéricos e computação gráfica, muito comuns nesse tipo de aplicação. Neste trabalho, apresenta-se uma arquitetura de classes como camadas de adaptação de software (middleware) que auxilia o desenvolvimento e a portabilidade de aplicações em diferentes plataformas, como iOS (iPhone/iPad/iPodTouch), Android, Symbian e Windows Mobile.Item A (i)legalidade fundiária na produção do espaço urbano de Muriaé/MG(Universidade Federal de Viçosa, 2019-04-02) Silva, Juliana Almeida da; Faria, Teresa Cristina de Almeida; http://lattes.cnpq.br/2366789923583223Este trabalho dedica-se a analisar o grau de ilegalidade existente na produção do espaço urbano da cidade de Muriaé/MG. A ocupação do espaço urbano na maioria das cidades brasileiras se deu de maneira acelerada e desordenada, fato que contribuiu para ilegalidade fundiária presente nos dias de hoje. O arcabouço jurídico exerce inquestionável influência na produção do espaço das cidades, porém, a primeira regra jurídica consolidada de ordenação territorial sobreveio em nosso país somente no ano de 1979, a Lei Federal n°6.766. Até este momento, as cidades se formaram observando cada uma a um tipo de regra diferente. Tempos depois, com o advento do Estatuto da Cidade - Lei Federal nº 10.257/2001, novas perspectivas foram abertas no campo da legalidade, com a possibilidade de implantação de instrumentos que facilitaram a aplicação do instituto da função social no planejamento urbano. Mesmo após quase duas décadas de vigência do Estatuto da Cidade, encontrarmos espaços ilegais na conformação das mais diversas cidades brasileiras. Neste diapasão, o presente trabalho surgiu para identificar a ilegalidade na produção do espaço urbano da cidade de Muriaé e auferir o grau dessa ilegalidade. Para isto, foi estudado o processo de produção do espaço urbano por meio da análise da legalidade dos loteamentos urbanos surgidos na cidade no intervalo de tempo que vai do ano de 2008 até 2016. A pesquisa se vale do conceito de ilegal abordando a ilegalidade produzida quando o loteamento se encontra em contrariedade às regras jurídicas de ordenação do solo federais e municipais. A investigação consiste na identificação e análise dessas ilegalidades fundiárias, buscando classificá-las de acordo com um grau de ilegalidade que vai de 1 a 4, além de evidenciar onde se concentram suas maiores causas e quais motivos dificultam a regularização fundiária. Outrossim, serão demonstrados e explicados a legislação urbanística e os processos administrativos utilizados para aprovação dos loteamentos, bem como a forma que a produção do espaço vem sendo direcionada na cidade de Muriaé. Esse estudo contribui com o arcabouço teórico das cidades médias, principalmente no que se refere às ilegalidades fundiárias, podendo servir como um instrumento para a gestão pública aprimorar o planejamento urbano e ordenar o melhor crescimento citadino.Item A alfabetização científica a partir dos saberes populares: uma proposta para o ensino de Química(Universidade Federal de Viçosa, 2020-12-05) Martins, Juliana Arruda; Silva, Aparecida de Fátima Andrade da; http://lattes.cnpq.br/7933960878600154O conhecimento das Ciências da Natureza é parte essencial da alfabetização científica, e contribui para transformar os alunos em cidadãos mais críticos diante das situações que vivenciam. Contudo, a maneira com a qual o ensino de Ciências e Química vem sendo desenvolvido pelas escolas tem levado a falta de interesse dos alunos nesse conteúdo. Assim, a motivação para esta pesquisa se deu ao pensar na necessidade de despertar o prazer e o gosto dos alunos pelo ensino de Ciências e Química. Importa então planejar e realizar atividades didáticas que desenvolvam a alfabetização científica e, para isso, a utilização dos saberes populares parece ser útil, pois permite associar os conteúdos a serem transmitidos aos fatos do cotidiano, facilitando o processo de ensino e aprendizagem. O objetivo deste trabalho foi conhecer e analisar o diálogo entre os saberes populares na alfabetização científica, tanto pela literatura científica quanto pelas questões do ENEM, e propor um caminho para o ensino de Química na escola. Para isso, apresentou-se e discutiu-se onze artigos que tratavam de ações já realizadas por professores e pesquisadores utilizando saberes populares na construção do conhecimento científico. Adicionalmente, apresentou-se seleção de questões dos processos seletivos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), no eixo Ciências da Natureza e Suas Tecnologias, que envolveram na contextualização assuntos relacionados aos saberes populares. Por fim, elaborou-se um Guia Pedagógico para ser utilizado nas aulas de Química do Ensino Médio como alternativa para trabalhar conceitos químicos a partir de saberes populares. Este trabalho possibilitou ampliar o conhecimento sobre a importância da introdução dos saberes populares no ensino da Química. Com o Guia Pedagógico, pretende-se chamar a atenção dos professores para a necessidade de se envolverem no diálogo dos saberes científicos e populares, buscando melhorar o ensino ofertado. Reitera-se a necessidade de capacitação dos professores e seu comprometimento em buscar estratégias que motivem os alunos a serem participantes ativos no processo de ensino e aprendizagem, e que resulte em um ensino de Química contextualizado, dando-lhes condições de tomarem decisões conscientes e responsáveis frente a sociedade. Palavras-chave: Alfabetização Científica. Química. Saberes PopularesItem A atuação do poder público e seus impactos no espaço intraurbano de Varginha/MG, no período de 1970 a 2020(Universidade Federal de Viçosa, 2023-04-05) Rodrigues, Helen Ribeiro; Faria, Teresa Cristina de Almeida; http://lattes.cnpq.br/2860131024290349Esta tese dedica-se a analisar a atuação do poder público no espaço intraurbano no período de 1970 a 2020, possuindo como recorte espacial a cidade média de Varginha/MG. Diante da reestruturação produtiva decorrente do processo de globalização da economia, a organização sócio-espacial vem sofrendo reestruturações para atender às demandas do capitalismo. Neste contexto, as formas espaciais caracterizam-se como locus das atividades econômicas e políticas, cabendo ao poder público (re)produzir a organização sócio-espacial. Ressalta-se que o poder público enquanto agente social é responsável por desempenhar múltiplos papeis na produção espacial, visto que possui o papel de centralizador dos interesses e conflitos dos demais agentes produtores do espaço urbano. Parte-se da hipótese que o Estado, agente público considerando todas as suas esferas (municipal, estadual e federal), atua de maneira significativa na produção do espaço urbano varginhense, e que o fato de Varginha ser uma cidade média, condiciona a sua forma de atuação. A pesquisa baseou-se em revisão bibliográfica, análise documental do histórico da cidade, de planos e programas de desenvolvimento de Varginha e região, da legislação urbanística varginhense, além de análise cartográfica comparando-se a evolução urbana, a fim de analisar a influência da atuação do poder público na indução do desenvolvimento urbano de Varginha. Também foram realizadas entrevistas semiestruturadas com indivíduos que ocupam cargos públicos na Prefeitura Municipal de Varginha com o intuito de compreender a forma de atuação destes agentes, suas estratégias e impasses. Os resultados alcançados possibilitaram analisar sobre como as atividades econômicas e políticas articulam-se e condicionam a produção do espaço urbano varginhense e que o perfil da cidade média resultou em formas específicas de atuação do Estado no período estudado. É notório que todos os entes governamentais possuem interesses e estratégias voltados ao desenvolvimento socioeconômico e que o poder público vem atuando em consonância com os interesses dos principais agentes econômicos que performam em Varginha. Na escala intraurbana ficam evidentes as modificações, influências e impactos da atuação do poder público na produção espacial. Salienta-se que, para que este processo ocorra de forma sustentável, a política municipal, em especial o plano diretor e a legislação urbanística, devem consistir em instrumentos de contínua avaliação e revisão, visto que a cidade é altamente mutável e condicionada aos agentes internos e externos, públicos e privados. Palavras-chave: Reestruturação produtiva. Cidade média. Varginha/MG. Produção do espaço.Item A cafeína como catalisador de fármacos à base de platina: um estudo de espectroscopia de força de molécula única(Universidade Federal de Viçosa, 2022-08-26) Oliveira, Rayane Maria de; Rocha, Márcio Santos; http://lattes.cnpq.br/5942823985744927Embora muitos avanços tenham ocorrido ao longo dos anos nas quimioterapias, os efeitos colaterais, muitas vezes relacionados à falta de seletividade dos fármacos, continuam sendo um grande problema clínico. Assim, uma compreensão da interação dos medicamentos com a molécula de DNA (ácido desoxirribonucleico) pode ajudar a modular a resposta a tratamento de tumores. É bem relatado na literatura que a cafeína, o alcaloide mais con- sumido em todo o mundo, potencializa os efeitos anticancerígenos do fármaco cisplatina ao inibir o reparo do DNA pela maquinaria celular. Aqui, realizamos ensaios de espectros- copia de força em molécula única, com pinças ópticas, para mostrar que a cafeína aumenta a toxicidade não apenas da cisplatina, mas também de vários fármacos à base de platina (transplatina, carboplatina e oxaliplatina) já em nível molecular, usando amostras con- tendo apenas DNA de Ąta dupla, fármacos de platina e o alcaloide em um tampão fosfato simples, ou seja, completamente fora do ambiente complexo encontrado dentro das células vivas reais. De fato, ao extrair parâmetros mecânicos, como comprimento de contorno e persistência desses complexos, nossos resultados mostram que a cafeína atua como um catalisador alostérico que aumenta a constante de associação efetiva entre a molécula de DNA e os fármacos de platina em torno de ∼7,5× (para carboplatina) até ∼24-29× (para os outros três fármacos). Além disto, a presença de cafeína suprimiu qualquer cooperati- vidade que ocorre nas reações de ligação de alguns dos fármacos de platina (cisplatina e carboplatina) com a molécula de DNA quando o alcaloide está ausente. Até onde sabemos, esta é a primeira vez que tal propriedade da cafeína foi demonstrada em nível molecular fora do ambiente celular. Além disso, também mostramos que tal propriedade parece ser geral para fármacos à base de platina porque as mesmas conclusões foram alcançadas para quatros exemplos clássicos desses compostos: cisplatina, carboplatina, oxaliplatina e transplatina. Portanto, o presente trabalho fornece novas informações sobre o mecanismo de ação envolvendo a combinação de compostos para aplicações quimioterápicas. Palavras-chave: DNA.Pinça óptica. Fármacos de platina. Espectroscopia de força.Item A característica de Euler de objetos no espaço(Universidade Federal de Viçosa, 2015-08-28) Otoni, Luciana Maria Vieira; Jesus, Catarina Mendes deUm tema de estudo do ensino médio ́e a relação entre os números de vértices, arestas e faces, para poliedros convexos regulares, conhecida como Teorema de Euler. No caso geral esta relação ́e conhecida como característica de Euler. Neste trabalho apresentaremos exemplos de poliedros não convexos que satisfazem o Teorema de Euler e algumas formas de calcular a característica de Euler para poliedros no caso em geral, com o objetivo de fornecer um material mais acessível para professores que trabalham com este tema.Item A cidade histórica além dos limites do tombamento e expansão urbana: o caso de Diamantina, MG(Universidade Federal de Viçosa, 2019-10-03) Rabelo, Noara Silva; Stephan, Ítalo Itamar Caixeiro; http://lattes.cnpq.br/2525248046120438Em razão do alto potencial turístico decorrente dos atributos culturais, arquitetônicos e urbanos, Diamantina apresenta diferentes níveis de valorização entre o Centro Histórico e a periferia. A concentração de atenção e investimentos nas áreas centrais e a expansão periférica espontânea contribuem para o dualismo existente entre a cidade histórica e a periferia. Por conseguinte, houve transformações do espaço e da paisagem urbana, como a expansão periférica que, em alguns locais da cidade, acontece de forma precária e/ou irregular. Essas transformações trazem consigo impactos para a população, como a existência da segregação socioespacial, o comprometimento da qualidade de vida dos residentes destes locais e da paisagem urbana. Dessa forma, o objetivo do trabalho foi analisar o processo de expansão urbana de Diamantina, inicialmente constituída apenas pelo atual Centro Histórico, até a sua expansão periférica, investigando a transformação do espaço, a paisagem urbana e a dualidade da valorização do Centro Histórico frente à precarização da periferia. A fim de responder as inquietações da pesquisa, entendeu ser pertinente a investigação desses procedimentos a partir da análise qualitativa em bibliografia, documentos e método observacional, e análise qualitativa e quantitativa sobre a dualidade de valorização/precarização do Centro Histórico e da periferia. Portanto, ao investigar essa dualidade, utilizou algumas variáveis estabelecidas para cada bairro. No “índice de valorização/precarização”, o Centro Histórico obteve resultado de 58%, enquanto a periferia obteve um resultado de 42%. Portanto, diante das análises qualitativas e quantitativas, conclui-se que há uma valorização do Centro Histórico frente à periferia. Entretanto, também não deve deixar de ser mencionado que o índice não é tão diferente, demonstrando que as deficiências na organização do espaço urbano de Diamantina não afetam somente a periferia, mas também o Centro Histórico. Assim, as deficiências identificadas durante todo o trabalho devem ser objeto de atenção do Poder Público municipal. Palavras-chave: Planejamento urbano. Centros históricos. Periferias. Diamantina (MG).Item A cidade vista pelos pés: o papel da caminhabilidade para a percepção da lugaridade dos espaços públicos urbanos na cidade de Manhuaçu – MG(Universidade Federal de Viçosa, 2022-08-30) Vargas, Amanda Santos; Silva, Luciana Bosco e; http://lattes.cnpq.br/0824028282803630Nesse sentido a caminhabilidade se apresenta como ferramenta importante na concepção ou requalificação dos espaços para se atingir a lugaridade que proporciona a apropriação e o reconhecimento deles enquanto lugar. Partindo dessa realidade a pesquisa teve como objetivo investigar em que medida a caminhabilidade ou a falta dela afetam a percepção e apropriação dos espaços públicos da cidade. Os resultados são aqui apresentados em três artigos independentes, porém relacionados. O primeiro, se trata de uma revisão teórico- conceitual dos termos caminhabilidade e lugaridade, e conclui como imprescindível a relação deles para a evolução das pesquisas relacionadas ao desenvolvimento e gestão urbanos para promover cidades mais justas e sustentáveis. O segundo verificou alterações no trecho da área central de Manhuaçu de 1980 a 2022, incluindo o advento da pandemia, de aspectos ligados à caminhabilidade por meio de levantamento fotográfico e documental em acervos de instituições municipais, avaliados sob a ótica da teoria de Jeff Speck e a percepção dos usuários por meio de questionário semiestruturado, que relataram hostilidade e insegurança no espaço frente à pandemia. Observou-se que alterações que não consideram a manutenção da cultura diminuem as possibilidades de criação de vínculos. O terceiro artigo avaliou a interferência das configurações físicas do espaço quanto à caminhabilidade para a manutenção do distanciamento social recomendado na pandemia da COVID-19 aplicando-se parte da metodologia do Safári Urbano em imagens aéreas realizadas por VANT (veículo aéreo não tripulado), onde o espaço se demonstrou um entrave para tal, viabilizando parcialmente o cumprimento das recomendações sanitárias. Avaliando a íntegra, entende-se a caminhabilidade como condição ótima para a percepção da lugaridade dos espaços públicos urbanos, embora não essencial. Palavras-chave: Mobilidade Ativa. Apropriação do espaço público. PandemiaItem A construção da hipersuperfície principal para sistemas elípticos(Universidade Federal de Viçosa, 2021-05-24) Paula, Adriana de Jesus de; Leite, Edir Junior Ferreira; http://lattes.cnpq.br/6416558292873448Neste trabalho, estudamos o sistema —-Ap; = %Ápilo) pal pa em (1) 9; = 0 sobre OL, em que Pm a := PY, M>2,NcR” é um domínio limitado com fronteira de classe Cb! n>2, p; € L”(9) são funções positivas qt.p., p> n,i= 1,...,;m e a; são números reais positivos que satisfazem [[.-, a; = 1 e utilizamos uma versão do Teorema de Krein- Rutman não-linear para mostrar que a hipersuperfície principal gerada pelos autovalores associados ao sistema é a imagem inversa de uma função suave. É também estudamos resultados de existência e não existência de solução forte positiva em Wº”(M;R) NNW (NR), p>n para o seguinte sistema de m equações, m > 2, — Au; — Asfi(o, UI, --- Um) em 0), (2) ui = 0 sobre OL, em que Q c R” é um domínio limitado com fronteira de classe Chl à = 1...,m, fo fm: NxR”º CRT SR são funções dadas e A,...,Am > 0. Investigamos o caso em que as funções f;, 1 = 1,...,m satisfazem as seguintes hipóteses: (HT) filx,,..., )E C(RP), Vr E O; (H2) O < f(:,0,...,0) < fltum,...,Uum) < flu... Um) SC 0 < u; < v;, Vj E Lo mb (H3) fil, t1, ne tm) E DO), Vty, ne Em E R,, p>n, (H4) filsur..Um) > piu, em que uma = uu, q; > 0, Vj € (l,..mb, =: a; = 1e p,...,Pm € L”(M) são funções positivas em quase todo ponto, p>n. Definimos o conjunto extremal do sistema (2) e provamos algumas de suas propriedades qualitativas, como por exemplo, continuidade, comportamento assintótico e limitação. Palavras-chave: Sistemas Elípticos. Hipersuperfície Principal. Conjunto Extremal.Item A construção dos números reais e aplicações no ensino médio(Universidade Federal de Viçosa, 2017-02-23) Costa, Paulo Cesar; Rocha, Alexandre AlvarengaNeste trabalho estudamos duas construções do sistema dos números reais: a construção dos números reais como classe de equivalência de sequências de números racionais, desenvolvida por Cantor, que faremos todos os detalhes de sua construção, e por seções ou cortes no conjunto dos números racionais, conhecida como cortes de Dedekind, que faremos de forma mais sintetizada. Antes porém, começamos fazendo, de forma rigorosa, a construção dos números racionais. Além da parte formal, buscamos apresentar um método para o ensino de números reais no Ensino Médio. Para isso elaboramos e aplicamos um estudo dirigido a um grupo de alunos do Colégio Militar de Belo Horizonte. Terminamos este trabalho fazendo um análise dos resultados obtidos na aplicação deste estudo dirigido.Item A contribuição da automação residencial na solução de problemas de acessibilidade no cotidiano do idoso(Universidade Federal de Viçosa, 2015-03-10) Souza, Sandro Ferreira de; Tibúrcio, Túlio Márcio de Salles; http://lattes.cnpq.br/5997104404829976A legislação brasileira contém leis e regulamentos que determinam critérios básicos para a promoção da acessibilidade e benefícios aos idosos. O fenômeno de envelhecimento populacional que ocorre no Brasil indica um aumento da população de idosos em poucas décadas. Outro fenômeno que se observa é o constante avanço da tecnologia destinada à automação residencial. Dentro desse cenário, esta pesquisa tem objetivo de investigar se as tecnologias atuais usadas para automação residencial contribuem para solução de problemas do cotidiano vividos pelos idosos em suas residências, no que tange à acessibilidade. A revisão de literatura fundamentou a pesquisa, permitindo entendimento dos problemas do cotidiano dos idosos quanto à acessibilidade e automação residencial e identificar tecnologias utilizadas por eles. Foram realizados estudos de casos, usando o mapa comportamental; survey com aplicação de questionários a uma amostra da população idosa e mapeamento de tecnologias existentes no mercado, através de pesquisa eletrônica. Os estudos de caso permitiram identificar problemas de acessibilidade vividos pelos idosos em seu cotidiano. Fundamentado na Psicologia Ambiental, o mapeamento comportamental foi usado para registrar as atividades e problemas dos idosos em suas residências, as barreiras físicas, os dispositivos tecnológicos relacionados com a acessibilidade e a mobilidade no local. Concluiu-se que os idosos vivenciam diversas situações que envolvem problemas de acessibilidade e segurança em seu cotidiano e que a tecnologia para automação residencial representa importante ferramenta na busca de soluções nestes campos. Identificou-se que o foco dado ao conforto e ao status, pelas empresas fornecedoras destas tecnologias, culmina em atendimento parcial aos problemas citados, deixando lacunas relacionadas à segurança, às atividades da vida diária e ao mobiliário. Conclui-se ainda que estas lacunas identificadas representam um potencial de crescimento no setor de tecnologias de automação residencial com foco nos idosos e suas atividades do cotidiano.Item A criptografia como recurso didático no ensino médio(Universidade Federal de Viçosa, 2020-02-21) Braga, Guilherme Inácio Lemos; Rocha, Alexandre AlvarengaA Criptografia é a prática que garante a segurança nos processos de comunicação em todas as áreas de integração. De transações bancárias a simples mensagens de texto, a criptografia está diluı́da no nosso dia a dia. Com este estudo, nosso objetivo é, além de trazer a conhecimento as principais técnicas de criptografia conhecidas, também usá-las como alternativa didática para os professores nas aulas de matemática do ensino médio, uma vez que a disciplina é uma das principais responsáveis pelo fracasso escolar. Baseando- nos em autores como S.C. Coutinho, reforçamos a eficiência da Criptografia RSA, que é nosso principal objeto de estudo e a partir dele trazemos propostas para sua aplicação em forma de atividades. Palavras chaves: Criptografia. Códigos. RSA.Item A desigualdade das médias como ferramenta de resolução de problemas(Universidade Federal de Viçosa, 2019-04-17) Vailante, Kleber de Almeida; Sabeti, Mehran; http://lattes.cnpq.br/9677474835232087O objetivo deste trabalho é apresentar as médias aritmética, geométrica, harmônica e quadrática, as desigualdades das médias e como elas podem ser aplicadas na resolução de problemas. Uma outra relação que será apresentada é a denominada Média aritmética-geométrica. Durante o curso de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional-PROFMAT, foi possível perceber como as médias e as desigualdades entre as médias podem auxiliar na resolução de problemas presentes no Ensino Médio e Superior. No que tange ao ensino, apresentamos diversas demonstrações que podem ser aplicadas nos diversos níveis de ensino conforme os documentos oficiais vigentes no Brasil. Apresentaremos diversos problemas e suas respectivas soluções utilizando as desigualdades das médias. Por fm, mostraremos os resultados de uma atividade realizada no Ensino Médio com intuito de verificar a possibilidade de se trabalhar as médias e as desigualdades como um projeto paralelo. Também apresentaremos uma atividade que pode ser aplicada no Ensino Médio com o objetivo de desenvolver conceitos relacionados a sequências de números reais e a Média aritmética-geométrica.Item A Estatística em foco no município de Barão de Cocais(Universidade Federal de Viçosa, 2013-03-18) Gomes, Vandré Antônio de Assis; Moura, Allan de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/6857566593193557Esta dissertação trata de uma análise do Ensino de Estatística no Ensino Médio das Escolas Públicas do Município de Barão de Cocais, Minas Gerais. Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN e Currículo Básico Comum - CBC, entre outras fontes, apresentamos a análise das respostas de um questionário e uma avaliação que foram aplicados a professores e alunos respectivamente, com a nalidade de identi car possíveis lacunas existentes no ensino desse conteúdo. Além disso, ela apresenta um fascículo para alunos e professores sobre este assunto, visando melhorias no Ensino de Estatística neste nível de ensino.Item A experimentação no ensino da eletroquímica: abordagens, potencialidades e desafios para uma aprendizagem significativa(Universidade Federal de Viçosa, 2023-05-05) Marçal, Elaine de Oliveira; Costa, Deyse Gomes da; http://lattes.cnpq.br/6790829481613299O ensino da eletroquímica nos modos tradicionais, comumente aborda uma série de assuntos tidos como complexos e distantes do contexto cotidiano dos alunos do en- sino médio, portanto, faz-se necessária a utilização de alguns recursos didáticos atra- tivos para deixá-lo mais significativo. Devido às dificuldades encontradas no processo ensino-aprendizagem deste conteúdo, o presente trabalho foi elaborado com o obje- tivo de realizar uma revisão sistemática em artigos científicos que apresentam a ex- perimentação como uma metodologia de ensino, afim de investigar as principais abor- dagens (demonstração, investigação e verificação), potencialidades e desafios encon- trados no uso das práticas experimentais. A seleção da literatura foi realizada através da plataforma Google Scholar® com as seguintes palavras: experimentação e eletro- química. As análises foram realizadas pelo Meta-modelo de Análise e Exploração do Conhecimento Científico® (MAECC®). O resultado do estudo serviu de embasamento para desenvolver uma sequência didática, composta de roteiros para aulas práticas, que podem auxiliar o professor em suas aulas de química. Alguns destes roteiros, fundamentado nas teorias pedagógicas de Montessori que defende a utilização de materiais concretos para auxiliar no processo de aprendizado, foram estruturados para permitir que o aluno execute os experimentos individualmente ou em grupo. Para estes roteiros foram elaborados procedimentos, passo a passo, que serviram para a construção de um kit experimental, com materiais de fácil acesso. Mediante análise documental e aplicação piloto, pode-se concluir que a experimentação é uma ferra- menta eficaz para a compreensão de fenômenos que a eletroquímica propõe-se ex- plicar e que as três abordagens analisadas: demonstração, investigação e verificação, dão enfoques diferentes, porém ambas podem favorecer uma aprendizagem signifi- cativa, desde que sua execução seja bem planejada pelo professor. Palavras-chave: Ensino da eletroquímica. Experimentação. MAECC®. Aprendizagem significativa. Montessori.Item A gestão do patrimônio cultural em pequenas cidades históricas: Manhumirim, MG (1997 – 2017)(Universidade Federal de Viçosa, 2019-12-17) Franklin, Arthur Zanuti; Stephan, Ítalo Itamar Caixeiro; http://lattes.cnpq.br/6334002071855004Com a municipalização das políticas públicas, principalmente a partir da década de 1980, a gestão do patrimônio cultural ficou a cargo cada vez mais dos poderes públicos locais. Na década de 1990, Minas Gerais passou a direcionar parte das receitas do ICMS para os municípios que preservassem seu patrimônio cultural. Isso fez com que cidades que antes possuíam bens de interesse histórico-cultural, mas não eram reconhecidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA), como Manhumirim, passassem a tentar valorizar seu acervo e conservá-lo. Posto isso, a pesquisa, de caráter explicativo e natureza qualitativa, teve como objetivo principal investigar e analisar a forma como os poderes executivo e legislativo de Manhumirim geriram e gerem seu patrimônio cultural. Para isso, utilizaram-se os seguintes procedimentos metodológicos: levantamento bibliográfico; levantamento documental da formação do espaço urbano e espaço rural; dados socioeconômicos de Manhumirim e da legislação que possui interface com o patrimônio cultural e do material enviado para compor o ICMS Cultural. Foi realizado levantamento in loco do patrimônio cultural de Manhumirim e do estado de conservação. Por fim, foram realizadas entrevistas para verificação de concordâncias e divergências com o material analisado. Os resultados apontaram que Manhumirim possui o aparato legislativo para gerir seu patrimônio cultural, porém, as leis são mal aplicadas ou sequer aplicadas. Na década de 2000, houve um trabalho bem realizado em cima de seu patrimônio cultural, com grande número de inventários, alguns tombamentos, o que fez com que sua pontuação no ICMS Cultural subisse. Na década de 2010, problemas começaram a ocorrer com a forma de gestão, envolvendo o Fundo Municipal de Patrimônio Cultural (FUMPAC) e a educação patrimonial. Concluiu-se que capacitação, problemas financeiros e desinteresse dos gestores foram apontados como os principais obstáculos para uma gestão adequada do patrimônio cultural. Palavras-chave: Patrimônio cultural. Cidades históricas. Pequenas cidades. Gestão do patrimônio cultural. Manhumirim. Minas Gerais. Brasil.Item A influência da interação entre segundos vizinhos na termodinâmica e na dinâmica de redes de Skyrmions(Universidade Federal de Viçosa, 2017-04-03) Oliveira, Erika Aparecida da Silva; Pereira, Afranio Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/4680214469214382Nesta tese estudamos a influência de segundos vizinhos na termodinâmica e na dinâmica de redes de skyrmions. Na primeira parte usamos técnicas de Monte Carlo para estudar a termodinâmica de redes de spins quadradas com interações quirais. Como principal resultado, através do cálculo do calor especı́fico, da susceptibilidade magnética longitudinal e do número de skyrmions na rede, obtivemos o diagrama de fase, interação de Dzyaloshinskii-Moriya entre segundos vizinhos versus campo magnético, para diferentes intensidades de interações de troca entre segundos vizinhos. Além de reproduzir resultados da literatura, quando as interações com os segundos vizinhos é zero, nossos resultados mostram que sistemas com interações antiferromagnéticas mais fortes, entre segundos vizinhos, apresentam a fase skyrmiônica num intervalo maior de campo magnético. Essas interações podem fornecer ainda outras contribuições importantes, como alteração no perı́odo dos estados helicais e parâmetro de rede das redes de skyrmions, bem como influenciam diretamente o raio dos skyrmions. Na segunda parte desta tese estudamos a evolução temporal de redes de skyrmions na presença de cor- rentes polarizadas de spins, na rede limpa e com vacâncias, utilizando as equações de Landau-Lifshitz-Ginzburg. Nossos estudos apontam que sistemas com uma concen- tração grande de impurezas (1%) atrapalham o deslocamento dos skyrmions, atuando como forças de “pinning”, podendo levar à destruição de skyrmions alterando a forma hexagonal original da rede. Além disso, detectamos uma velocidade transversal à cor- rente aplicada, que corresponde à uma contribuição de origem topológica ao efeito Hall, ligeiramente maior para os sistemas em que a interação com segundos vizinhos é maior, indicando que em tais sistemas possa ser mais fácil a detecção de tal efeito.Item A influência térmica de sistemas fotovoltaicos integrados a fachadas no desempenho energético de edificações(Universidade Federal de Viçosa, 2018-03-21) Rodrigues, Thiago Toledo Viana; Carlo, Joyce Correna; http://lattes.cnpq.br/9754013892032452Os sistemas fotovoltaicos integrados a construção (BIPV, do inglês Building Integrated Photovoltaic) podem formar parte da fachada ou da cobertura de uma edificação, assim, o calor acumulado na parte posterior dos painéis pode ser dissipado para o espaço interno da zona. Esta troca de calor pode contribuir para o aquecimento do ambiente interno, ou ainda, provocar o aumento da temperatura de funcionamento da célula fotovoltaica, que afeta negativamente a eficiência de conversão/geração de energia do próprio sistema fotovoltaico (FV). Neste sentido, este trabalho teve como objetivo investigar a influência de sistemas BIPV integrados a fachadas no desempenho energético de edificações comerciais para o clima brasileiro, ao avaliar a influência do calor gerado pelo material FV na temperatura interna do ambiente simulado e na eficiência do próprio sistema FV. O método utilizado é baseado em simulações computacionais por meio do software EnergyPlus. Porém, outros estudos já demonstraram que os modelos de painéis FV disponíveis no software não podem simular com precisão as interações térmicas entre os sistemas BIPV e o ambiente simulado. Assim, este trabalho propôs um método para a simulação de sistemas BIPV por meio do EnergyPlus, levando em consideração as propriedades térmicas dos materiais FV. Foram desenvolvidos dois métodos de simulação para sistemas BIPV, um para sistemas opacos e outro para sistemas fotovoltaico semi-transparentes (STPV, do inglês Semi-Transparent Photovoltaic). As simulações comprovaram que os sistemas BIPV influenciam as condições de conforto térmico do ambiente, tanto pelo acréscimo na temperatura média do ar interno, quanto pelo aumento da própria temperatura superficial interna dos ambientes, que neste chegou a superar o Caso Base em até 17,4°C. A eficiência do sistema apresentou perdas de até 7% devido ao acréscimo de temperatura da célula FV, porém, acredita-se que esta redução será sentida apenas em sistemas de geração em larga escala. Ao avaliar as diferenças entre o consumo de um edifício condicionado artificialmente com e sem material fotovoltaico, houve variação de acordo com a Zona Bioclimática (ZB) devido aos materiais construtivos adicionais adotados na tipologia STPV, em especial o modelo de janelas com vidro duplo. Na ZB3, Florianópolis e Belo Horizonte, o uso de sistemas STPV aumentou o consumo de energia com Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado (AVAC) em cerca de 8% e 3%, respectivamente, enquanto na ZB8, Vitória e Fortaleza, o sistema STPV reduziu este consumo em cerca de 1%. No entanto, o saldo entre o aumento do consumo por ar condicionado e a geração de energia foi positivo em todas as cidades, representando 7% do consumo anual da torre de escritórios no pior caso (Florianópolis) e 10% no melhor (Belo Horizonte).Item A inserção de tecnologias operacionais na produção do edifício: mapeamento do processo de projeto do edifício Rochavera Corporate Towers(Universidade Federal de Viçosa, 2017-03-08) Olevate, Débora Cristina de Souza; Tibúrcio, Túlio Márcio de Salles; http://lattes.cnpq.br/9498020264008776As tecnologias destinadas aos sistemas operacionais dos edifícios estão cada dia mais presentes no desenvolvimento da construção civil e podem colaborar para a redução de gastos das edificações, para o menor impacto ao meio ambiente e para a integração dos sistemas prediais. Neste contexto, encontram-se os edifícios inteligentes, dotados de tecnologias operacionais e caracterizados pela complexidade do seu processo projetual. Esta pesquisa visa investigar o processo de projeto do edifício Rochaverá Corporate Towers, em São Paulo, classificado como inteligente de acordo com os conceitos adotadas neste estudo. A pesquisa é descritiva e utiliza dados qualitativos. A revisão de literatura apresenta características e conceitos referentes aos edifícios inteligentes e ao processo de projeto complexo, fundamentando a pesquisa. A metodologia utilizada baseia-se em um estudo de caso, sendo analisado o processo de projeto do Edifício Rochaverá Corporate Towers. Para o desenvolvimento da investigação foram utilizados os seguintes métodos: análise documental, mapeamento tecnológico e entrevistas semiestruturadas. O projeto do edifício foi analisado antes da visita ao edifício, quando as tecnologias operacionais foram identificadas e registradas. Profissionais participantes do processo de projeto do edifício foram entrevistados. Os resultados desta investigação mostram que uma característica do processo de projeto do Edifício Rochaverá Corporate Towers é o compartilhamento dos projetos entre diferentes profissionais desde as fases iniciais do processo. Constatou-se que projetos bem desenvolvidos e detalhados, de forma eficiente desde o início do processo, propiciam obras mais rápidas e econômicas. Esta pesquisa traz contribuições para o estudo do processo de projeto, por ter seu aprofundamento em um edifício brasileiro, o que desperta a discussão sobre a realidade arquitetônica e tecnológica brasileira diante de outros países e favorece o conhecimento no âmbito da produção arquitetônica e qualidade dos edifícios complexos aqui produzidosItem A linguagem e o ensino conceitual da dualidade onda-partícula no Ensino Médio(Universidade Federal de Viçosa, 2022-05-06) Pimentel, Rafael Filgueira; Carvalho; http://lattes.cnpq.br/8076166721977225No início do século XX, compreender a matéria em escala microscópica demandou romper com paradigmas fortemente estabelecidos da Física Clássica, dando origem ao que conhece- mos hoje como Física Quântica. Os conceitos de realidade física precisaram ser rediscutidos, considerando o estranho objeto dual sobre o qual a Física Quântica estava sendo erguida, para o qual um novo formalismo estruturante precisou ser desenvolvido. O presente trabalho relata o desenvolvimento e aplicação de uma sequência didática que visa ensinar a base da Física Quân- tica no Ensino Médio, superando a desconfortável e turva noção de “dualidade onda-partícula”, oferecendo ao aluno um efetivo auxílio pedagógico, que enfatiza a radical novidade que a teoria quântica se constitui, assim como o risco que o quadro clássico e ingênuo oferece. Utilizamos uma abordagem centrada na linguagem multimídia, estruturada em torno de experimentos exi- bidos em vídeos de curta duração, imagens, animações e simulações computacionais. O ensino por investigação foi empregado, de modo que, os alunos pudessem observar e analisar de forma investigativa e problematizadora os fenômenos e conceitos apresentados. Resultados coletados por meio da observação dos aplicadores da sequência didática em suas aulas, sugerem o aprendi- zado dos conceitos estudados, evidenciando que a sequência, tal como organizada e estruturada, teve impacto positivo nos alunos e os auxiliou fortemente no processo de aprendizagem. Palavras-chave: Ensino de Física. Objetos quânticos. Dualidade onda-partícula.