Tecnologia de Alimentos

URI permanente desta comunidadehttps://locus.ufv.br/handle/123456789/11783

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Efeito da adição de CO2 sobre o crescimento microbiano em macarrão tipo massa fresca
    (Food Science and Technology, 2002-05) Cruz, Renato Souza; Soares, Nilda de Fátima Ferreira
    O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de avaliar o efeito da adição de CO2 sobre a qualidade do macarrão tipo massa fresca. O uso de atmosfera modificada no interior da embalagem, com concentrações mais elevadas de CO2, tem sido empregado comercialmente com a finalidade de inibir microrganismos, principalmente os aeróbios. Dessa forma, neste trabalho foi empregada uma nova técnica para a adição do CO2 no produto. Esta técnica consistiu em carbonatar a água que foi utilizada para a produção do macarrão tipo massa fresca, em substituição à injeção do gás CO2 na embalagem. Foram testadas as concentrações de 160 e 745mg/L de CO2. Os resultados mostraram, pelas análises microbiológicas, que o nível de 745mg/L de CO2 foi satisfatório para a inibição de bolores e leveduras durante os 50 dias de armazenamento a 7±1ºC. No entanto, não houve efeito na inibição de psicrotróficos e coliformes totais.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Evaluation of oxygen absorber on antimicrobial preservation of lasagna–type fresh pasta under vacuum packed
    (Ciência e Agrotecnologia, 2006-11) Cruz, Renato Souza; Soares, Nilda de Fátima Ferreira; Andrade, Nélio José de
    O2 absorbent system was evaluated on the inhibition of microorganisms growth in fresh lasagna pasta during storage at 10±2oC. Fresh lasagna pasta was produced with and without potassium sorbate and acondicionated in high O2 barrier bags containing a O2 - absorber sachet in the head-space. Three treatments were obtained: pasta with potassium sorbate, pasta without potassium sorbate packed with sachet and pasta without potassium sorbate packed without sachet. In all treatments, the pasta were vacuum packed, randomly distributed at temperature of 10±2oC and microbiologically evaluated for molds and yeast, Staphylococcus spp, total coliforms and Escherichia coli countings. All the treatments were effective in inhibiting the growth of the microorganisms evaluated during 30 storage days. The treatment using O2-absorber in the pasta without preservative, inhibition of 1 and 1.5 logarithmic cycles was observed for the molds and yeasts and Staphylococcus spp, respectively. No differences were observed among treatments for coliforms countings.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Efeito da adição de CO2 nas características tecnológica e sensorial do macarrão massa fresca tipo talharim
    (Ciência e Agrotecnologia, 2004-07) Cruz, Renato Souza; Soares, Nilda de Fátima Ferreira
    O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de avaliar o efeito da adição de CO2 sobre a qualidade do macarrão tipo massa fresca. Esse produto, por apresentar características desejadas pelo consumidor, como preparo rápido e sabor agradável, vem proporcionando uma aceitação cada vez maior. Além disso, o consumidor tem aumentado a procura por produtos nos quais não se tenha adicionado aditivos químicos. O CO2 vem sendo usado em atmosfera modificada como antimicrobiano no interior das embalagens, aumentando, portanto, a vida de prateleira de produtos perecíveis. Neste trabalho, empregou-se uma nova técnica para a adição do CO2, que consistiu em carbonatar a água que foi utilizada para a produção do macarrão tipo massa fresca, em substituição à injeção do gás CO2 na embalagem. Na avaliação do efeito tecnológico e sensorial dessa nova técnica de aplicação do CO2 em macarrão tipo massa fresca, foram testadas as concentrações de 160 e 745 mg/L de CO2. Pelos resultados, verifica-se que as características tecnológicas do produto (tempo de cozimento, perda de sólidos, absorção de água e aumento de volume) não sofreram alterações. Na análise sensorial, observou-se melhoria na qualidade do produto final, pois o macarrão produzido com água carbonatada, nos dois níveis testados, obteve melhor aceitação que o padrão (sem CO2).