Economia Doméstica

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    Tradições culinárias, gênero e geração no turismo cultural de dois distritos de Ouro Preto - MG
    (Universidade Federal de Viçosa, 2021-07-20) Cardoso, Virgínia Arlinda da Silva; Farias, Rita de Cássia Pereira; http://lattes.cnpq.br/2820374050218723
    Na presente tese, analisamos alguns elementos da cultura ouro-pretana tendo como lente prioritária as tradições culinárias. Em meio aos momentos festivos que envolvem essas tradições, abordamos os fatores que influenciam a permanência, a ressignificação e, ou, o abandono das tradições culinárias dos distritos de São Bartolomeu e Santo Antônio do Salto - Ouro Preto – MG, ambos inseridos em um campo heterogêneo e contemporâneo de turismo cultural. Para tanto, discutimos sobre as relações de gênero e geração que se destacam como elementos capazes de impactar as tradições culinárias. Por meio de uma descrição densa, de inspiração etnográfica, analisamos esses eventos sob a perspectiva dos rituais que ajudam na compreensão das interações sociais, no intuito de apreender o contexto em que são proferidos os discursos dos organizadores/promotores dos festivais culinários e dos turistas acerca da vivência das tradições culinárias. Adotamos pressupostos teóricos da vertente culturalista, para a qual é dada ênfase ao estudo, realizando a descrição dos comportamentos humanos definidos a partir da cultura em que os sujeitos estão inseridos, que lhes permitem vivenciar seu meio ambiente e relacionar-se com seus semelhantes. Sobretudo, abordamos os termos circunscritos nas representações que os sujeitos realizam em seu cotidiano, cuja comida desempenha papel de destaque. Na culinária, os ritos, assim como as interações cotidianas, constituem importantes recursos para salvaguardar e promover a manutenção dos saberes e fazeres regionais. Como resultados, entendemos que as tradições culinárias são constantemente ressignificadas, fazendo sentido para os grupos que as reafirmam, ao mesmo tempo em que são manipuladas no bojo da reconstrução permanente do “tradicional e típico” mineiro. As mudanças provocadas pela atividade turística não afetam somente as tradições, se propagando por outras instâncias, como a relação estabelecida entre os autóctones e os visitantes, entre os realizadores dos festivais e, até mesmo, entre os membros das famílias, ao inserirem elementos novos à dinâmica familiar e grupal. As diferenças que abrangem a distribuição de tarefas no festival se reverberam no cotidiano dos dois grupos estudados, sendo as assimetrias mais nítidas em Santo Antônio do Salto, onde a formação do grupo dos organizadores/promotores do festival é totalmente feminina. A presença masculina se restringiu às atividades acessórias ao evento, as quais demandavam, mormente, força física, a exemplo da montagem do palco, da produção das barracas, da confecção dos fogões a lenha, e do transporte das comidas para o local de comercialização. Percebemos, também, uma divisão de tarefas pautada nas relações de gênero entre os membros da própria família. Em São Bartolomeu, as assimetrias e os padrões de comportamento foram estruturados de forma mais fluida, embora existam as marcas características dos lugares historicamente delegados a cada gênero. A dinâmica familiar e cotidiana incorpora elementos que não foram vistos na realidade de Santo Antônio do Salto, como práticas culinárias exercidas por homens no cotidiano, bem como a comercialização de bebidas exercida por mulheres. Essas manifestações, embora representem avanços quando pensamos na igualdade de gêneros, ainda são muito incipientes, dado o rico e variado contexto cultural presente na realidade ouro-pretana. A cidade está entre os 65 destinos turísticos mais importantes do país, e conta com consagrados eventos culturais, como a Mostra de Cinema de Ouro Preto (Cineop) e o Festival de Inverno, com shows musicais e teatrais. Assim, a divisão sexual do trabalho, nas duas realidades estudadas, ainda evidencia a separação e a hierarquização das atividades desenvolvidas por homens e mulheres. Quanto aos aspectos inerentes à transmissão geracional da tradição culinária, concluímos que existe uma interconexão entre a tradição e a modernidade. Se, por um lado, a população mais envelhecida e o contexto turístico em que ela é inserida buscam fortalecer as tradições, por outro, a industrialização, a urbanização e o êxodo rural, principalmente dos mais jovens, põem em risco a manutenção das culturas locais em detrimento da padronização alimentar. Desse modo, concluímos que as tradições culinárias são ressignificadas nos dois contextos de pesquisa, sendo a tradição e a modernidade conectadas e fundidas, afetando de formas diferenciadas cada um dos dois grupos pesquisados. Contudo, notamos, em ambos, a forte essência da cultura tradicional mineira de servir mesas fartas, ancorada na hospitalidade e na simplicidade dos sujeitos e de suas preparações. Palavras-chave: Tradição culinária. Turismo cultural. Gênero. Geração.
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    Práticas do cotidiano e o Programa Minas Sem Fome: A experiência da Padaria Artesanal "Mãos de Fibra", Viçosa/MG
    (Universidade Federal de Viçosa, 2010-02-26) Cardoso, Virgínia Arlinda da Silva; Bifano, Amélia Carla Sobrinho; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709059E2; Vanetti, Maria Cristina Dantas; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783874H3; Loreto, Maria das Dores Saraiva de; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787872U2; http://lattes.cnpq.br/2820374050218723; Alcântara, Fernanda Henrique Cupertino; http://lattes.cnpq.br/2408544503673511; Teixeira, Karla Maria Damiano; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790320H4
    As preocupações relativas à segurança alimentar e ao suprimento de alimentos em quantidade e qualidade suficientes para atender a demanda da população humana têm provocado a busca por soluções eficazes, principalmente nos setores governamentais, por meio de políticas públicas específicas. Atualmente, a política que mais se destaca no cenário estadual é o Programa Minas Sem Fome (PMSF), voltado para a solução da problemática alimentar de famílias rurais e de periferias urbanas. Em função dessa realidade, objetivou-se com este estudo analisar o processo de implantação e implementação do Programa Minas Sem Fome no município de Viçosa/MG e seus resultados na organização do cotidiano e na qualidade de vida dos beneficiários da Padaria Artesanal "Mãos de Fibra". Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, no qual foram utilizadas para a coleta de informações, tanto entrevistas quanto observações diretas e pesquisa documental. Os dados mostraram que as percepções dos técnicos da EMATER acerca do PMSF são, em sua maioria, positivas, destacando-se o atendimento dos objetivos propostos que se centraram na organização comunitária, fortalecimento dos laços afetivos e das práticas solidárias, além da melhoria da qualidade de vida do público beneficiado. Na percepção dos membros da padaria, esse empreendimento contribuiu para a inclusão produtiva, incremento do aprendizado, das relações interpessoais e do bem-estar emocional, aprimoramento de habilidades, criação de autonomia, além de mudanças qualitativas no grupo familiar, como a melhoria na alimentação e aquisição de conhecimentos. O estudo das práticas cotidianas tornou possível o entendimento sobre a adaptação dos sujeitos ao PMSF, permitindo concluir que ele consegue cumprir suas metas e alcançar seus objetivos em consonância com a realidade de cada grupo estudado. Cabe destacar que essa realidade só se tornou possível devido à união entre os membros da padaria e à atuação participativa da EMATER-MG, tornando mais efetivos os ganhos obtidos, tanto pelo programa quanto pelos beneficiários. Nesse sentido, estudos que priorizem a abordagem microssocial, permitindo o conhecimento verdadeiro e específico de realidades múltiplas, configuram uma ferramenta importante na obtenção de dados verossímeis acerca das realidades locais e de avaliação de programas sociais.