Matemática - Mestrado Profissional

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    Introdução à Matemática Elementar da Sustentabilidade
    (Universidade Federal de Viçosa, 2015-11-09) Hastenreiter, Luciana de Paula Chaves Gomes; Pedroso, Kennedy Martins; http://lattes.cnpq.br/3521077647649113
    Tese de mestrado em Matemática, pela UFV, que analisa a disciplina do ponto de vista social associando-a a sustentabilidade e seus conceitos. Avalia-se as maiores preocupações em sustentabilidade - água, ecoturismo, lixo, energia, biodiversidade, transporte, alimentos - numa tentativa de propor conceitos matemáticos e exercícios complementares que as exemplifiquem apontando possíveis soluções para problemas diários. Busca-se aqui propor a formação de uma nova disciplina que associe Matemática e Sustentabilidade num formato intrínseca e atuante.
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    A relação da proporcionalidade com outros temas matemáticos
    (Universidade Federal de Viçosa, 2015-01-28) Castro, Fabrício Almeida de; Faria, Mercio Botelho; http://lattes.cnpq.br/2088358258981261
    O objetivo desse trabalho foi propor uma sequência didática que aproximasse os conteúdos matemáticos dos conteúdos de outras disciplinas, mostrando para o aluno que o domínio de um conceito matemático ́e inter e intradisciplinar. Esta proposta desmistifica a impressão de muitos alunos de que a todo o momento se está aprendendo novos conteúdos, não correlacionáveis com os já ensinados. Além de apresentar sua aplicação no cotidiano, dando significância ao aprendizado. O conteúdo matemático escolhido foi a proporcionalidade e as disciplinas envolvidas foram a geografia, ciâncias, física, química, além da própria matemática. O trabalho foi distribuído da seguinte forma: primeiro foi feito um estudo do conceito de proporcionalidade e suas aplicações na matemática, depois, um estudo histórico do desenvolvimento desse conceito bem como a abordagem dada, por autores contemporâneos, ao tema. Em seguida, foi feita uma consulta aos documentos oficiais PCN’s e Matriz de referência do Enem a respeito do que se preconiza sobre o ensino da proporcionalidade nas disciplinas citadas. Também foi feita uma revisão nos livros didáticos atuais para avaliar como o conteúdo é abordado. Finalizando com a apresentação da proposta multidisciplinar, através de uma cartilha de aplicação desta. Sendo assim, esta pesquisa pretende contribuir para o ensino da matemática e outras disciplinas a partir de uma visão transdisciplinar.
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    A matemática financeira do ensino médio e suas aplicações no contexto da cafeicultura
    (Universidade Federal de Viçosa, 2016-02-19) Ferreira, Leonídia Alves; Sabeti, Mehran; http://lattes.cnpq.br/9596996059627952
    Este trabalho faz uma pequena abordagem sobre as primeiras relações financeiras usadas pela humanidade como as trocas, os produtos usados como moedas de troca, o surgimento dos bancos, os juros como forma de pagamento pelo uso de algum bem emprestado e as organizações que buscam caminhos para a manutenção da estabi- lidade financeira entre os países membros. Aborda, ainda, as possíveis aplicações da Matemática Financeira do Ensino Médio, envolvendo o contexto social em que está inserido os alunos do em torno do município de Manhuaçu. Como a atividade agrícola que envolve o cultivo do café faz parte do cotidiano da maioria dos estu- dantes da zona rural, um ambiente escolar que trabalhe de maneira contextualizada a matemática financeira, pode ajudá-los na formação consciente do uso do dinheiro. Foi feito uma pesquisa com algumas famílias envolvendo cerca de oito municípios, para verificar a forma como lidam com os financiamentos, gastos, planejamentos e o que esperam do trabalho da escola feito com seus filhos quando se trata do en- sino da Matemática Financeira. Foi feito, também, uma rápida entrevista com um dos gerentes de uma agência bancária de Manhuaçu, para saber sobre a procura dos agricultores por financiamentos e contratos futuros de vendas de café. Com o resultado, foram propostas atividades que contextualizam a agricultura cafeeira e que podem ajudar o jovem a: compreender as diversas situações financeiras da so- ciedade; organizar suas finanças pessoais de forma consciente; fazer uso de recursos tecnológicos como calculadoras ou planilhas eletrônicas; entender o comportamento do dinheiro no tempo; saber discutir, matematicamente, sobre o uso consciente do crédito; conhecer alguns sistemas de financiamentos e planejar vendas lucrativas, por meio de contratos futuros oferecidos por instituições como a Bolsas de Mercadorias e Futuros. É esperado que, educando financeiramente o jovem, todos da família sejam beneficiados, pois desde muito cedo esses indivíduos participam de todo o processo envolvendo a cafeicultura.
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    Uma alternativa para o ensino de matemática utilizando modelos epidêmicos
    (Universidade Federal de Viçosa, 2016-02-19) Fagundes, Siliana; Sabeti, Mehran
    Nesta dissertação elaboramos uma proposta de atividade educacional que envolve o ensino de expressões e equações algébricas através de um modelo epidêmico. O trabalho apresenta a contextualização na matemática e a modelagem matemática como ferramentas para o processo ensino/aprendizagem. Neste contexto, apresentamos uma atividade que pode criar condições para uma aprendizagem motivadora que leve a superar o distanciamento entre os conteúdos estudados e a experiência do aluno, estabelecendo relações entre os tópicos estudados e trazendo referências de natureza social. Concluímos citando, alguns conteúdos do ensino médio em que se pode trabalhar com o tema dengue