Matemática - Mestrado Profissional

URI permanente para esta coleçãohttps://locus.ufv.br/handle/123456789/6432

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O Conceito de infinito: uma abordagem para a Educação Básica
    (Universidade Federal de Viçosa, 2015-12-14) Delfino, Hudson Sathler; Alves, Alexandre Miranda; http://lattes.cnpq.br/8306825400770226
    O infinito sempre foi um tema cercado por polêmicas. Esta dissertação visa apresentar aos professores da Educação Básica, informações associadas ao conceito de infinito, destacar a importância da construção deste conceito, bem como propor sugestões de como abordar este assunto em sala de aula. Foi desenvolvida uma conceituação de infinito utilizando uma aborda- gem mais simples e objetiva, tornando-a mais compreensiva a professores e alunos dos Ensinos Fundamental e Médio. No desenvolver deste trabalho são apresentados alguns conceitos mate- máticos introdutórios sobre a noção de infinito, e uma breve evolução histórica deste conceito. Também são apresentadas situações em que é indispensável a aplicação do conceito de infinito, como em conjuntos numéricos, sequências e séries. É realizada de forma simples, mas rigo- rosa, a construção do conjunto dos números naturais, do conjunto dos números inteiros, e do conjunto dos números racionais, além de abordar as sequências e séries numéricas. Ao final da pesquisa é reafirmada a importância do conceito de infinito estar agregado ao conhecimento matemático de alunos dos Ensinos Fundamental e Médio, e apresentadas sugestões de como trabalhar o assunto em sala de aula.