Matemática - Mestrado Profissional
URI permanente para esta coleçãohttps://locus.ufv.br/handle/123456789/6432
Navegar
Item A relação da proporcionalidade com outros temas matemáticos(Universidade Federal de Viçosa, 2015-01-28) Castro, Fabrício Almeida de; Faria, Mercio Botelho; http://lattes.cnpq.br/2088358258981261O objetivo desse trabalho foi propor uma sequência didática que aproximasse os conteúdos matemáticos dos conteúdos de outras disciplinas, mostrando para o aluno que o domínio de um conceito matemático ́e inter e intradisciplinar. Esta proposta desmistifica a impressão de muitos alunos de que a todo o momento se está aprendendo novos conteúdos, não correlacionáveis com os já ensinados. Além de apresentar sua aplicação no cotidiano, dando significância ao aprendizado. O conteúdo matemático escolhido foi a proporcionalidade e as disciplinas envolvidas foram a geografia, ciâncias, física, química, além da própria matemática. O trabalho foi distribuído da seguinte forma: primeiro foi feito um estudo do conceito de proporcionalidade e suas aplicações na matemática, depois, um estudo histórico do desenvolvimento desse conceito bem como a abordagem dada, por autores contemporâneos, ao tema. Em seguida, foi feita uma consulta aos documentos oficiais PCN’s e Matriz de referência do Enem a respeito do que se preconiza sobre o ensino da proporcionalidade nas disciplinas citadas. Também foi feita uma revisão nos livros didáticos atuais para avaliar como o conteúdo é abordado. Finalizando com a apresentação da proposta multidisciplinar, através de uma cartilha de aplicação desta. Sendo assim, esta pesquisa pretende contribuir para o ensino da matemática e outras disciplinas a partir de uma visão transdisciplinar.