Química - Mestrado Profissional
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Item A química medicinal como ferramenta didática interdisciplinar no ensino de Química(Universidade Federal de Viçosa, 2023-12-07) Machado, Márcio Vieira; Menezes, Daniele CristianeO desenvolvimento educacional brasileiro foi tardio originando uma falta de equipamentos e de infraestrutura adequados ao ensino de ciências e química. Contudo as ferramentas educacionais trazidas pelo avanço da tecnologia propiciaram a introdução das chamadas TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) em sala de aula, possibilitando aos professores incorporarem em suas aulas metodologias de ensino alternativas e de mais baixo custo vinculadas à equipamentos tecnológicos e a recursos digitais e de multimídia. Neste contexto, ferramentas de cunho didático-pedagógico como oficinas temáticas e materiais paradidáticos podem ser implementadas sem a necessidade de uma estrutura física como um laboratório de química nas escolas. Desta forma, no presente trabalho foi desenvolvido um material paradidático na forma de apostila contendo uma proposta de cinco oficinas educacionais sob a luz da temática Química Medicinal as quais são intituladas: Medicamentos; Proteínas; Vacinas; Exames e Metais; Glicose e Energia. A criação da apostila visa apresentar uma oficina temática conforme Deleicov, com três momentos pedagógicos distintos, a problematização, a organização e a aplicação do conhecimento. Nesta proposta as oficinas temáticas possuem experimentos que são dispostos na apostila na forma de vídeos os quais foram gravados com auxílio de câmeras de celular, editados e disponibilizados no Youtube para visualização, com os respectivos endereços na forma de link ou QRcode. Assim este trabalho buscou trazer ferramentas que auxiliem o processo de ensino- aprendizagem de forma interdisciplinar em Química Medicinal, para apresentar elementos mais interessantes e presentes no dia a dia do aluno, no intuito de incentivá-lo a uma melhor participação na aula, como também a uma maior assimilação do conhecimento proposto. Por exemplo, a oficina de medicamentos traz através de um experimento de titulação ácido-base, uma discussão dos riscos da automedicação. Na segunda oficina é proposto o tema proteínas, macromoléculas que fazem parte da maioria dos processos bioquímicos no organismo, destacando-se o papel da identificação dessas moléculas biológicas em exames rotineiros que visam elucidar o quadro de saúde do indivíduo. A terceira oficina intitulada Vacinas aborda um tema importantíssimo para a saúde coletiva, pois é através de vacinas que conseguimos prevenir diversas doenças virais, e a prática proposta buscou elucidar pontos importantes sobre a segurança e eficácia das vacinas, como também demonstrar o tipo de reação química que ocorre entre anticorpos e antígenos na resposta imune. A oficina sobre o metal bário (Exames e Metais) destaca o uso de metais para o diagnóstico de doenças e o aspecto químico fundamental para todo medicamento, a segurança quanto à sua toxicidade, ou seja, basta uma troca do ânion que compõe o produto para o mesmo poder causar sérios riscos à saúde. Por fim, foi proposta uma oficina que enfatizou a relação entre glicose e energia, abordando o diabetes, doença de alta incidência na população. Portanto as oficinas temáticas com abordagem de temas diversos em Química Medicinal podem trazer discussões pertinentes ao dia a dia dos discentes, tendo potencial de serem usadas para iniciar ou complementar conteúdos do currículo escolar, de uma forma prática e estimulando a reflexão por parte deles. Palavras-chave: Química Medicinal, oficinas temáticas, TICs, apostila.Item Química e literatura na sala de aula: crônicas periódicas(Universidade Federal de Viçosa, 2020-07-15) Costa, Gustavo Henrique dos Santos; Oliveira, Marcelo Ribeiro Leite de; http://lattes.cnpq.br/5391996277159210Esta pesquisa foi realizada na Escola Estadual Ordem e Progresso, da rede estadual de ensino da cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, com o objetivo de analisar a eficácia de se trabalhar a leitura e a escrita em sala de aula, juntamente com o conteúdo de química. Foi aplicada para estudantes do primeiro ano do ensino médio. Foi proposta a leitura de um livro de crônicas relacionadas a elementos químicos: Elementar, caros amigos – o fascinante dia a dia dos átomos, Ed. A Girafa, 2013. Após a leitura e palestras do autor do livro na escola, os estudantes foram desafiados a elaborar textos literários sobre um elemento químico de livre escolha. Esses textos foram corrigidos e compilados em forma de livros, sendo produzidos cinco volumes diferentes, um para cada uma das cinco turmas participantes do projeto. O desenvolvimento do projeto foi avaliado por meio de questionários aplicados no início e ao final do ano letivo. O primeiro questionário envolveu perguntas relacionadas ao perfil dos estudantes quanto aos conhecimentos prévios de química e sua habilidade de leitura e escrita antes do início do projeto. O segundo questionário avaliou o progresso dos estudantes ao longo do ano letivo e, ainda, a sua satisfação em relação às atividades executadas. De acordo com os dados analisados observa-se que essa abordagem é viável como proposta interdisciplinar (química, literatura e língua portuguesa), sendo uma ótima ferramenta de auxílio em sala de aula para o aprendizado dessas disciplinas. Palavras-chave: Literatura e química. Tabela periódica. Elementos químicos. Estratégia de ensino.Item Utilização de histórias em quadrinhos (HQs) como metodologia diferenciada no ensino de ácidos e bases(Universidade Federal de Viçosa, 2020-02-03) Magalhães, Helem Marchi; Menezes, Daniele Cristiane; http://lattes.cnpq.br/5180526800533079O presente trabalho apresenta-se em quatro capítulos descritos sucintamente a seguir. No Capítulo 1, intitulado Introdução, faz-se uma breve explanação sobre as principais dificuldades enfrentadas por alunos e professores no ensino de Química. Além disso, são abordados a importância de atividades lúdicas como ferramenta facilitadora no processo de ensino, o uso de histórias em quadrinhos como metodologia alternativa na aprendizagem e a escolha da temática química, ácidos e bases. Ressalta-se que essa temática é essencial para a compreensão de diversos outros assuntos como: equilíbrio químico, titulação ácido-base, reações orgânicas e eletroquímicas. No Capítulo 2, Referencial Teórico, é apresentado uma breve explanação das histórias em quadrinhos (HQs), bem como a utilização das HQs no ensino de Ciências e seu uso como metodologia no ensino de ciências. O Capítulo 3 apresenta um material de apoio ao professor, mostrando brevemente o processo histórico-cronológico da evolução das teorias ácido-base no século XX. Nesse contexto, foram abordadas três teorias de maior destaque nos livros didáticos do ensino médio (a teoria de dissolução eletrolítica, a teoria protônica e a teoria do par eletrônico), além de uma breve citação sobre escala de pH e indicadores. Esse material didático tem intuito de auxiliar o professor durante o seu planejamento anual ou elaboração do seu plano de aula. O Capítulo 4 intitulado HQs aplicadas ao ensino de ácidos e bases, aborda e apresenta a criação de um material paradidático organizado na forma de uma cartilha em HQs. Os tipos de quadrinhos, o processo de criação do roteiro, além dos personagens e do cenário são apresentados neste capítulo. A cartilha com HQs facilita o processo de ensino e aprendizagem, trabalha de forma lúdica conteúdos científicos, no entanto, não deve ser usada como ferramenta única para o ensino. O material paradidático criado no decorrer deste trabalho é apresentado na forma de anexo e as versões corrigidas das histórias em quadrinhos foram impressas em gráfica, gerando materiais de maior durabilidade e de melhor apresentação visual. Palavras-chave: História em Quadrinhos. Metodologia. Ácidos e Bases.