Arquitetura e Urbanismo

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    O arquiteto Luzimar Telles em Cataguases: Um primeiro olhar sobre projetos residenciais, 1950 – 1986
    (Universidade Federal de Viçosa, 2019-02-27) Oliveira, Filipe Quaresma Poyares de Oliveira; Santos, Denise Mônaco dos; filipe quaresma poyares de oliveira
    Este trabalho aborda a vida e a obra de Luzimar Telles, arquiteto radicado em Cataguases, autor da maior quantidade de projetos nesta cidade de destacado patrimônio modernista. A trajetória profissional e os projetos residenciais de Telles foram levantados e sistematizados em uma biografia que destaca sua formação e atuação profissional; indicando uma trajetória profissional de 36 anos e uma listagem de 101 projetos residenciais em Cataguases. Para este primeiro olhar, foram adotadas duas metodologias de modo complementar: a Análise Gráfica segundo Clark e Pause (1985) e a Análise Sintática do Espaço segundo Hillier e Hanson (1984), fornecendo uma leitura abrangente de um conjunto de 28 projetos residências. Estabeleceu-se ainda, paralelos entre estes projetos e quatro referências locais de residências de arquitetos modernos de destaque nacional. Dentre as principais conclusões deste trabalho destaca-se que ao longo do tempo ocorrem alterações significativas nas formas e características dos projetos de Telles, enquanto a lógica de organização espacial de seus projetos demonstrou continuidade. Compreendeu-se que as residências de Telles são espacialmente mais simples que as da escola carioca, assumindo sua contribuição a nível local para o acervo de arquitetura de Cataguases.
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    Construindo a lógica: uma experiência em processo de projeto digital
    (Universidade Federal de Viçosa, 2019-02-27) Sousa, Megg Francisca; Santos, Denise Mônaco dos; http://lattes.cnpq.br/0566314701236967
    O entendimento de processos de projeto está ligado às ferramentas utilizadas, ao modo de pensar do designer, aos atores do processo, os meios de interação, à qualidade dos dados inseridos. Diante da emergência de discussões sobre processos digitais de projeto, a busca por compreender estes fatores tanto na teoria, quando numa aplicação prática é o horizonte da pesquisa. O objetivo desta dissertação é investigar o processo de projeto digital ao desenvolver, no âmbito do Projeto de Pesquisa JAM! pelo Laboratório NÓ.Lab, uma lógica projetual para uma intervenção urbana, aplicada na cidade de Viçosa. Fundamentada por uma Revisão Bibliográfica sobre abordagens em processos de projeto digitais e não digitais, a experiência prática se propõe a desenvolver uma lógica de processo de projeto digital tendo como metodologia a Pesquisa- Ação, dentro do Projeto de Pesquisa JAM!. O desenvolvimento desta lógica de processo de projeto digital para uma intervenção urbana busca inserir no processo dados objetivos que possam correlacionar os anseios dos usuários a demandas técnicas, tectônicas. A partir disso, a escolha dos dados para a proposta deste processo de projeto envolve dados oriundos de Sistemas de Informações Geográficas (SIG), análises baseadas na teoria da Space Syntax (SS), leitura sistemática e operacionalização da obra "Uma Linguagem de Padrões", dados advindos das propriedades do material, baseados em conceitos de Material Based Design e dados derivados de consultas e validações com a comunidade de usuários. Com este trabalho pretende-se testar na prática a proposta de um método de processo de projeto digital para uma intervenção urbana, aplicando-o no Bairro São José do Triunfo, cidade de Viçosa e fornecer algumas pequenas contribuições na operacionalização do conjunto de dados elencados para compor este processo de projeto.
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    O papel do Estado no Controle da expansão urbana na Região metropolitana do Vale do Aço (RMVA): contribuição para a gestão compartilhada do território
    (Universidade Federal de Viçosa, 2019-03-18) Alcântara, Bruno Reis; Faria, Teresa Cristina de Almeida; http://lattes.cnpq.br/9717459225987386
    Antecipando o Estatuto da Metrópole, a partir 2012, a Agência de Desenvolvimento Metropolitano da Região Metropolitana do Vale do Aço atua na regulação urbana de forma interfederativa e compartilhada entre governos estadual e municipais, tratando-a como Função Pública de Interesse Comum. Neste contexto, o planejamento regional, assumido pelo governo estadual, enfrenta o desafio de articular municípios com diferentes capacidades de gestão territorial e com dinâmicas imobiliárias distintas: uma metropolitana e outra tradicional/local. A bibliografia aponta que nas cidades temos observado uma urbanização dispersa e incompleta, associada a novas tipologias de parcelamento do solo e viabilizada pela relação entre atores do mercado imobiliário (onde se inclui o Estado) na consolidação da lógica urbanizou, já é urbano. Neste trabalho, identificamos o papel do Estado no controle da expansão urbana na RMVA, a partir dos dados da agência (2012-2018), articulando legislação com a produção do espaço como variáveis chave para compreensão do problema. A metodologia articula os modelos de expansão urbana delimitados pela legislação em vigor com a atuação dos agentes de produção do espaço, bem como com a caracterização da reconfiguração territorial resultante desta atuação. Como resultado a pesquisa apontou que o Estado tem atuado no sentido contrário ao da mera regularização ex post dos empreendimentos fiscalizados, e em conformidade com os Decreto Estaduais Nº. 44.646/2007, 44.647/2007 e 46.027/2012. Sua atuação busca, antes de solucionar a questão da irregularidade, estancar as atividades clandestinas. Entretanto, mesmo que a ARMVA apresente uma atuação com certa diferença daquilo apontado pela bibliografia, a atuação do Estado (considerando todos seus órgãos e aparatos) não foge à regra. Os municípios do colar metropolitano têm apresentado maior grau de irregularidade em relação aos municípios do núcleo, justamente onde verificamos lacunas na legislação estadual convergindo em limites à autuação da ARMVA e a ausência de instrumentos de planejamento territorial. A pesquisa sinaliza que os principais entraves para um adequado controle da expansão urbana residem nos municípios do colar metropolitano.
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    Redes de suporte social no Programa Minha Casa Minha Vida em Taboão da Serra-SP
    (Universidade Federal de Viçosa, 2018-02-26) Valadares , Raquel Gomes; Cunha, Tiago Augusto da; http://lattes.cnpq.br/3507966223564721
    Em 2009, a política habitacional brasileira foi retomada através do Plano Nacional de Habitação e do seu instrumento mais conhecido, o Programa Minha Casa Minha Vida. Segundo dados da Fundação João Pinheiro e do Ministério das Cidades, o maior déficit habitacional encontra-se entre os que recebem até três salários mínimos. Para este público específico o programa ofereceu cinco modalidades de enquadramento, dentre os quais se destacam MCMV-Entidades e MCMV-FAR, pelas similitudes quanto ao oferecimento do produto. As unidades habitacionais na modalidade MCMV-FAR eram adquiridas pelas famílias por intermédio dos cadastros em órgãos do Poder Público Municipal, enquanto que as unidades obtidas através do MCMV-Entidades eram pleiteadas por meio de cooperativas e associações. Ainda que de forma débil, o MCMV abrangia formas cooperativadas de provisão habitacional como meio de transformação social. A proposta desta pesquisa é identificar e analisar as redes de suporte social entre moradores de unidades habitacionais formadas a partir de associações e cooperativas, ou seja, movimentos sociais. Buscando compreender se estas são maiores e mais colaborativas comparadas à outra modalidade, analisando os desdobramentos de modos cooperados e participativos de provimento habitacional nas formas de suporte social. Ademais, buscou-se caracterizar o processo de constituição dos laços sociais existentes. A base teórica que fundamenta o estudo aborda as principais origens do déficit habitacional no Brasil abrangendo, também, a constituição de laços sociais a partir da habitação. Trata-se de uma pesquisa com aplicação de técnicas quantitativas, bem como qualitativas. Para isto foi aplicada a metodologia de Análise de Redes Sociais - ARS para inquirir as redes de suporte social (assistência, solidariedade e colaboração mútua). O apoio social foi captado através de questionários (geradores de nomes) lastreado na conceituação de redes sociais como um conjunto de participantes, autônomos, unindo ideias e recursos em torno de valores e interesses compartilhados. Foram analisados o MCMV-Entidades e MCMV-FAR, no município de Taboão da Serra-SP. Inferiu-se que as redes de suporte social presentes e construídas em movimentos sociais de habitação eram mais amplas e mais colaborativas que redes de empreendimentos constituídos no âmbito do Poder Público Municipal, fornecendo insumos (materiais e imateriais) que possibilitariam ativos para o enfrentamento de necessidades do dia-a-dia. Embora o controle social seja mais expressivo em modalidades cooperativadas, os residentes apresentam redes de suporte social com uma associação maior às relações com a nova vizinhança. O localismo e a homofilia parecem ser decisivos na qualidade de suporte que a rede oferece. Palavras-chave: Habitação de Interesse Social; Movimentos Sociais; Rede Social de Suporte.
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    Análises de incertezas e sensibilidade de arquivos climáticos e seus impactos em simulações computacionais termo energéticas
    (Universidade Federal de Viçosa, 2016-11-30) Guimarães, Ítalo Bruno Baleeiro; Carlo, Joyce Correna; http://lattes.cnpq.br/1317670016657792
    Os programas computacionais de simulação são considerados, atualmente, as principais ferramentas para realizar previsões do desempenho de uma edificação. Para tal, estas ferramentas utilizam como dados de entrada descrições sobre a edificação e o entorno, entre estas, informações do climáticas da cidade, inseridas nos programas computacionais por meio de arquivos climáticos. Porém, apesar de serem programas com um alto nível de desenvolvimento tecnológico, apresentam também as suas limitações. A simulação é um processo de emulação da realidade que trabalha a partir de métodos matemáticos teóricos, por isso, possibilita realizar previsões, mas com certo grau de incerteza, já que a mesma lida com a simplificações da realidade. E a escolha dos métodos para desenvolver arquivos climáticos é uma destas incertezas, assim, os objetivos principais desta dissertação de mestrado foram: (1) desenvolver arquivos climáticos para a cidade de Viçosa-MG, apresentando todos os procedimentos, desde a coleta de dados em estações meteorológicas até a aplicação de métodos de seleção do ano climático representativo e; (2) avaliar as incertezas dos métodos de seleção do ano climático representativo, que compõe o arquivo climático, apontando o mais confiável. Foram coletados dados climáticos da cidade de Viçosa- MG, entre novembro de 2005 a dezembro de 2015 e, os dados com lacunas ou falhas passaram por procedimentos de tratamento, enquanto os elementos do clima que não foram encontrados na coleta de dados foram calculados. Em um segundo momento, foi realizada uma caracterização estatística do clima da cidade e, por fim foram analisadas diferenças nos resultados de simulações computacionais causadas pelo uso de diferentes tipos de arquivos climáticos. Em relação ao último passo, foram analisados um arquivo climático para cada um dos 10 anos de dados climáticos coletados para a cidade, além de outros desenvolvidos com métodos de seleção tradicionais usados nacional e internacionalmente e também, arquivos desenvolvidos com métodos de seleção inovadores. Os resultados das análises apontaram o método Multianual_3anos como o mais confiável, com destaque também para o TMY3, que foi o melhor entre os métodos tradicionais
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    Coletivos urbanos, percepção e comportamento ambiental: um estudo de caso em Viçosa-MG
    (Universidade Federal de Viçosa, 2018-02-27) Pereira, Tatiane Fernandes Matias; Silva, Luciana Bosco e; http://lattes.cnpq.br/9639155282292588
    A Pesquisa aqui apresentada trata de um estudo no âmbito da percepção ambiental sobre intervenções urbanas artísticas e temporárias, produzidas por coletivos urbanos em espaços públicos. O objetivo deste trabalho é investigar de que maneira as intervenções de caráter artístico e temporário podem interferir no cotidiano dos usuários de um espaço público, promovendo mudanças de percepção. Para isso, toma como estudo de caso, o coletivo Lupa, atuante na cidade de Viçosa-MG. As informações sobre questões pertinentes ao trabalho, como espaços públicos, intervenções urbanas artísticas e temporárias, coletivos urbanos foram recolhidas a partir de pesquisas bibliográficas. Os dados referentes ao estudo de caso foram obtidos a partir de questionários, participação dos encontros do coletivo Lupa, registros fotográficos e vídeos. Os resultados obtidos a partir das análises das ações do coletivo Lupa demonstraram as interferências nos espaços públicos. Essas interferências foram explicitadas conforme as oito características da arte pública como intervenções urbanas temporárias defendidas por Adriana Sansão Fontes; sendo elas: a dimensão do transitório, do particular, do pequeno, do subversivo, do ativo, do participativo, do interativo e do relacional. A discussão final busca tornar aparente a capacidade dos coletivos urbanos em motivar transformações nas cidades. Ainda, tornar visível aspectos urbanos pouco discutidos como a falta de apropriação dos espaços públicos, estabelecendo reflexões a respeito de problemas físico-espaciais, sociais e também a respeito da própria capacidade do indivíduo de intervir na sua realidade.
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    Sistema construtivo em madeira: modelo de referência para habitação na Zona da Mata de Minas Gerais
    (Universidade Federal de Viçosa, 2017-05-17) Costa Filho, Reginal Ferreira da; Tibiriçá, Antônio Cleber Gonçalves; http://lattes.cnpq.br/8846019758340412
    Para a concepção e o desenvolvimento de projeto para edificação em madeira é fundamental uma análise sistêmica das partes que constituem o sistema construtivo e das condições de exposição higrotérmica ao qual será submetido. Assim, optou-se por desenvolver esta pesquisa com foco em construções habitáveis em madeira, tendo-se Viçosa-MG como base de referência quanto a dados climáticos. Considerando-se tais aspectos, foi possível identificar os procedimentos de comercialização da madeira com levantamentos em seis empresas do comércio varejista em madeira na microrregião de Viçosa, assim como investigar os elementos que constituem o sistema construtivo em madeira tipo viga-pilar com pranchas de vedação em sistema de encaixe macho-fêmea como solução arquitetônica, apoiando-se nos conceitos e procedimentos de modulação, padronização e acoplabilidade dos subsistemas que compõem a edificação. Para isso, foram analisados dados de variáveis climáticas coletados na Microrregião de Viçosa por meio do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e usado o sistema de classificação de Koppen-Geiger para obtenção das condições de equilíbrio da madeira com o meio ambiente. Para análise da madeira, dados tecnológicos foram obtidos no catálogo de madeiras brasileiras para a construção civil, o qual menciona novas espécies no mercado, sendo considerada a classificação geral de usos, pesada e leve, conforme os critérios da NBR 7190:1997-Projeto de estrutura em madeira, a qual estabelece parâmetros avaliativos para o processo de projeto. É apresentado um conjunto de recomendações como estratégias construtivas para a Zona da Mata Mineira, recorrendo- se à NBR 15220-3-Zoneamento Bioclimático Brasileiro, e diretrizes construtivas para habitações unifamiliares de interesse social. Tais informações contribuíram para estabelecer uma sistematização do conjunto de critérios para o uso da madeira e contribuir para o processo de projetação dos elementos que constituem o sistema construtivo tipo viga-pilar com pranchas de vedação em sistema de encaixe, macho- fêmea, visando a qualidade, durabilidade e estabilidade dimensional das peças. O estudo permitiu identificar procedimentos inadequados e insuficientes do setor madeireiro, os quais dificultam a obtenção do melhor desempenho do material, aspectos que contribuem para uma baixa segurança e qualidade da edificação. O resultado final deste trabalho consistiu numa expressão taxonômica do binômio elementos-componentes de uma habitação e na proposição de um modelo de referência para habitação em madeira por meio do projeto de montagem dos subsistemas da edificação, com ênfase nas ligações entre os elementos e componentes que se integram e garantem as condições estáticas e de segurança das partes constituintes do sistema construtivo, o que permite um conjunto de critérios para o processo de projetação e o uso responsivo de cada componente como parte integrante de um sistema construtivo.
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    A inserção de tecnologias operacionais na produção do edifício: mapeamento do processo de projeto do edifício Rochavera Corporate Towers
    (Universidade Federal de Viçosa, 2017-03-08) Olevate, Débora Cristina de Souza; Tibúrcio, Túlio Márcio de Salles; http://lattes.cnpq.br/9498020264008776
    As tecnologias destinadas aos sistemas operacionais dos edifícios estão cada dia mais presentes no desenvolvimento da construção civil e podem colaborar para a redução de gastos das edificações, para o menor impacto ao meio ambiente e para a integração dos sistemas prediais. Neste contexto, encontram-se os edifícios inteligentes, dotados de tecnologias operacionais e caracterizados pela complexidade do seu processo projetual. Esta pesquisa visa investigar o processo de projeto do edifício Rochaverá Corporate Towers, em São Paulo, classificado como inteligente de acordo com os conceitos adotadas neste estudo. A pesquisa é descritiva e utiliza dados qualitativos. A revisão de literatura apresenta características e conceitos referentes aos edifícios inteligentes e ao processo de projeto complexo, fundamentando a pesquisa. A metodologia utilizada baseia-se em um estudo de caso, sendo analisado o processo de projeto do Edifício Rochaverá Corporate Towers. Para o desenvolvimento da investigação foram utilizados os seguintes métodos: análise documental, mapeamento tecnológico e entrevistas semiestruturadas. O projeto do edifício foi analisado antes da visita ao edifício, quando as tecnologias operacionais foram identificadas e registradas. Profissionais participantes do processo de projeto do edifício foram entrevistados. Os resultados desta investigação mostram que uma característica do processo de projeto do Edifício Rochaverá Corporate Towers é o compartilhamento dos projetos entre diferentes profissionais desde as fases iniciais do processo. Constatou-se que projetos bem desenvolvidos e detalhados, de forma eficiente desde o início do processo, propiciam obras mais rápidas e econômicas. Esta pesquisa traz contribuições para o estudo do processo de projeto, por ter seu aprofundamento em um edifício brasileiro, o que desperta a discussão sobre a realidade arquitetônica e tecnológica brasileira diante de outros países e favorece o conhecimento no âmbito da produção arquitetônica e qualidade dos edifícios complexos aqui produzidos
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    Análise da implementação da assistência técnica pública e gratuita em habitação social no município de Alfenas-MG
    (Universidade Federal de Viçosa, 2017-05-05) Godinho, Iris Marinho Ávila; Faria, Teresa Cristina de Almeida; http://lattes.cnpq.br/1554800742867250
    A Lei n° 11.888/2008 assegura Assistência Técnica Pública e Gratuita (AT) para o projeto e a construção de habitação para famílias de baixa renda, sendo esta parcela da população responsável por elevada produção de habitações que ocorre no mercado informal no País. Essas habitações, na maioria das vezes, advêm de processos de autoconstrução, executadas sem qualquer tipo de acompanhamento técnico, tornando-se essa a principal forma de provisão de moradias dessa população que sempre esteve à margem das políticas habitacionais desenvolvidas no Brasil. Porém, mesmo tratando-se de um direito garantido por Lei, são poucas as experiências de AT assumidas pelo poder público, principalmente aquelas que se tornam continuadas. Diferentemente dessa realidade, o Município de Alfenas, no Estado de Minas Gerais, vem desenvolvendo ações de AT de maneira ininterrupta desde 2009 por meio de um Convênio estabelecido entre a Prefeitura Municipal e a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Região de Alfenas -ASSEARA-. Identificada tal realidade, buscou-se compreender o processo da implementação da AT no Município de Alfenas-MG, com uma análise do contexto do seu funcionamento. Em razão das aplicações e fins práticos inerentes aos resultados obtidos com esta pesquisa, cujos objetivos se constituíram no sentido de explorar e descrever tal processo, abordando-o predominantemente no paradigma qualitativo, o delineamento da pesquisa com as características inerentes a um estudo de caso único também se apoiou em consulta bibliográfica e documental e estudo de caso. Para o estudo de caso, recorreu-se a entrevistas semiestruturadas, análise de documentos e aplicação de questionários. Pelos dados coletados, pôde-se constatar que as ações de AT desenvolvidas em Alfenas estão atendendo o que está preconizado na legislação, ainda que na percepção dos seus executores trata-se de uma atividade de caráter social, em contraste com o que foi evidenciado quanto à importância da participação da sociedade civil organizada, principalmente por meio da ASSEARA, para o desenvolvimento e consolidação das ações de AT em Alfenas-MG. Realizado o diagnóstico do processo de AT que vem sendo desenvolvido nesse Município, são apontadas possíveis melhorias para o processo e ações que possam servir de referência para outros municípios que ainda não possuem serviços de AT, seja para iniciar ou elaborar seus processos.
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    Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável (DOTS): aspectos conceituais, legais e práticos como instrumentos para o desenvolvimento das cidades brasileiras
    (Universidade Federal de Viçosa, 2017-05-04) Pimenta, Victor Hugo Ribeiro; Faria, Teresa Cristina de Almeida; http://lattes.cnpq.br/2306869791373992
    A urbanização e expansão das cidades brasileiras têm, muitas vezes, se desenvolvido de forma desarticulada das políticas de planejamento urbano, ocasionando um crescimento desordenado com problemáticas constantes como a maciça utilização do transporte individual motorizado como resposta à baixa qualidade dos serviços e infraestrutura das demais tipologias de mobilidade urbana. Esse cenário marca a realidade urbana no país. Como alternativa desta realidade, tem-se o modelo de Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável (DOTS), cujo planejamento e ordenamento urbano promovem a construção de cidades mais compactas e conectadas, interferindo em aspectos do uso e ocupação do solo e da gestão da mobilidade urbana. Logo, é necessário integrar políticas urbanas de ordenamento territorial e organização do sistema de mobilidade para a aplicação deste conceito que, para se legitimado, deve estar pautada em seus aspectos conceituais, legais e práticos. Portanto, este trabalho tem por objetivo analisar a legislação urbana federal brasileira, delimitada em alguns exemplares, com intuito de extrair suas contribuições como instrumentos de aplicabilidade do conceito DOTS. Para tanto, utilizaram-se os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica (aspectos conceituais); análise das legislações federais correlatas às temáticas estudadas (aspectos legais); pesquisa de campo em Aracruz averiguando a aplicabilidade no planejamento urbano municipal (aspectos práticos). A escolha por Aracruz foi pautada em sua realidade urbana complexa e diversificada, e por se adequar aos aspectos de pesquisa delimitados em se ter Plano Diretor Municipal e Plano de Mobilidade Urbana aprovados. Como resultados de pesquisa, foi possível verificar o potencial da legislação federal analisada e a coerência da escolha destas com o objetivo proposto, sendo necessárias algumas intervenções no planejamento urbano municipal brasileiro para que o DOTS seja aplicado de forma mais contundente.