Arquitetura e Urbanismo

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    Do tablado ao teclado: relação entre novas tecnologias, arranjos espaciais e práticas pedagógicas em ambientes de aprendizagem
    (Universidade Federal de Viçosa, 2012-07-20) Assis, Thaís Reis de; Gomes, Elaine Cavalcante; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781671E7; Gomes, Silvane Guimarães Silva; http://lattes.cnpq.br/8587405395381596; Tibúrcio, Túlio Márcio de Salles; http://lattes.cnpq.br/7538871885032281; http://lattes.cnpq.br/1257616331669378; Passos, Frederico José Vieira; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781218J9; Carvalho, Aline Werneck Barbosa de; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766934H2
    Esta pesquisa investiga a relação entre novas tecnologias, arranjos espaciais e práticas pedagógicas em ambientes de aprendizagem, focando na espacialidade da Educação a Distância. O espaço escolar presencial e o ciberespaço forma estudados, aliando arquitetura à prática pedagógica, tendo como objeto de análise, o espaço presencial e virtual do curso a distância de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Viçosa. Para compreensão do perfil do usuário desta espacialidade, foram aplicados dois questionários. A espacialidade presencial - no caso os pólos de apoio - foi investigada no tocante à sua estrutura, percepção do usuário por meio dos questionários e visita in loco ao pólo da cidade de Bicas/MG. No espaço virtual PVAnet a interface ―Fórum‖ foi analisada por meio da leitura de mensagens, teias de interação geradas pelo software AGNA e opinião do usuário via questionário. Os resultados alcançados permitiram diagnosticar o perfil heterogêneo do aluno, quanto a faixa etária, formação, domínio da informática, profissão exercida, e o tempo e o período dedicado aos estudos. O polo de apoio presencial foi avaliado positivamente pelos alunos com relação a seu espaço e organização espacial. A arquitetura e a organização dos espaços internos dos polos seguem a um programa de necessidades tradicional não havendo inovações na estrutura deste lugar. A sala de aula se estrutura tradicionalmente desde o mobiliário até o arranjo espacial. O polo é frequentado, sobretudo para exercício de atividades obrigatórias e é pouco utilizado para as atividades que não as aulas em classe. O PVAnet teve também avaliação positiva pelos alunos e seu uso se dá vinculado a atividades obrigatórias e pouco interativas. Quando ocorrem interações, no caso do fórum, estas se centram numa figura representativa da detenção do saber, ora tutor ora professor. As interações diagnosticadas ocorrerem em uma sala de aula presencial, estando vinculada a forma como a atividade é conduzida e a postura de professores e alunos. A pesquisa mostra que tanto no espaço físico como no virtual o uso do espaço está vinculado a atividades obrigatórias, pouco interativas e centradas nas relações professor aluno ou tutor aluno. A arquitetura dos espaços de ensino parece ser pouco considerada pelos usuários, pois o uso e apropriação do espaço estão ligados à forma como a prática educativa se estrutura. A Arquitetura é importante, pois ela é o palco de ação das atividades de ensino.