Educação - Mestrado Profissional

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    Ressignificação da percepção da matemática por pedagogos: oficinas de formação para o Ensino de geometria a partir da história de Pitágoras
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-05-15) Anjos, Selma Maria dos; Moreira, Marli Duffles Donato; http://lattes.cnpq.br/3236688260013813
    Esta pesquisa, de cunho exploratório e de natureza qualitativa, teve origem na preocupação com a educação matemática escolar, em que os professores que não sanaram suas dificuldades nessa área do conhecimento acabam por reproduzi-las em sua atuação profissional. Os participantes foram professores dos anos iniciais do ensino fundamental de escolas do município de Viçosa, Minas Gerais. O objetivo foi analisar como as oficinas de formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental, para o ensino de geometria a partir da figura de Pitágoras, contribuem para uma ressignificação da percepção da matemática. As oficinas foram baseadas em pressupostos educacionais da Pedagogia Freireana, em que o aluno é agente ativo na construção do seu conhecimento. Apresentaram caráter interdisciplinar, interligando a geometria pitagórica e a contação de história, com a utilização de materiais didáticos manipuláveis. Para a obtenção dos dados, foram aplicados questionários, realizada observação participante e entrevistas. Os registros foram gerados a partir de fotos (prints) e gravações audiovisuais. Em decorrência do agravamento da pandemia de COVID-19, as atividades foram realizadas na modalidade remota, divididas em três encontros síncronos pelo Google Meet e atividades assíncronas postadas no Google Classroom. De acordo com a análise dos dados coletados, as oficinas contribuíram para uma ressignificação da percepção da matemática pelos participantes. No entanto, em decorrência da sobrecarga de trabalho dos professores, houve uma adesão aquém do esperado às oficinas. Palavras-chave: Formação de professores. Aprendizagem Ativa. História da Matemática. Ensino de Matemática. Pedagogia Freireana.
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    História da matemática como recurso didático: oficinas pedagógicas a partir do Liber Abaci
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-02-08) Silva, Lucas Coelho da; Moreira, Marli Duffles Donato; http://lattes.cnpq.br/6456991870750232
    Esta pesquisa exploratória, HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO RECURSO DIDÁTICO: Oficinas pedagógicas a partir do Liber Abaci, de natureza qualitativa, tem como objetivo analisar as potencialidades pedagógicas da história da matemática, utilizando a fonte primária Liber Abaci de Leonardo Fibonacci, a partir da organização das Unidades Básicas de Problematização (UBP), com estudantes do Ensino Médio. Particularmente, visamos examinar as contribuições que a abordagem histórico- cultural traz à compreensão dos objetos matemáticos pelos alunos e à construção de uma percepção da matemática mais contextualizada para além dos limites disciplinares. Como embasamento teórico, esta pesquisa utilizou a perspectiva de enculturação matemática proposta por Bishop e autores que discutem as potencialidades da história da matemática como recurso didático. A coleta de dados foi realizada através de observações do pesquisador, descrições de experiências dos participantes, produções dos alunos, questionários e uma entrevista semiestruturada. A análise dos dados foi organizada a partir de duas categorias: aprendizagem matemática e concepção sobre a matemática. Os resultados apontam para uma apropriação dos objetos matemáticos pelos estudantes e uma ampliação e solidificação da percepção histórico-cultural da matemática. Palavras-chave: Enculturação matemática. Unidade básica de problematização (UBP). Leonardo Fibonacci. Matemática escolar. Ensino Médio.
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    O livro didático como recurso educacional para a produção de atividades investigativas de ciências: problematizando o efeito estufa
    (Universidade Federal de Viçosa, 2022-11-04) Abreu, Thais Soares de; Mendonça, Douglas Henrique de; http://lattes.cnpq.br/1974445463243480
    Esta pesquisa tem por objetivo analisar o potencial investigativo nas atividades propostas nos livros didáticos de ciência, bem como as possibilidades de ajustes em algumas destas atividades para que elas possibilitem inserção do trabalho investigativo na sala de aula de ciências. A primeira etapa desta pesquisa constituiu- se da análise de documentos oficiais da educação: Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG), a fim de verificar a presença de diretrizes que orientem para o ensino por investigação na área de ciências naturais. A segunda etapa consistiu na análise dos livros didáticos de ciências, com o propósito de avaliar a presença de textos e/ou atividades que propiciem o desenvolvimento de sequências de ensino investigativo. Os livros analisados são pertencentes aos anos finais do ensino fundamental. A terceira etapa consistiu na elaboração de propostas de ensino investigativo. Escolheu-se o tema Efeito Estufa como mediador das análises, o qual também mediou a elaboração das propostas investigativas. Tanto as análises quantos as propostas investigativas foram realizadas com base no referencial teórico do ensino de ciências por investigação. Como resultado foi observada a presença de diretrizes que incorporam características do ensino investigativo nos documentos educacionais analisados. A LDB, por exemplo, por se tratar de um documento normativo, com leis educacionais, não traz orientações pedagógicas em seu texto, contudo, expressa a preocupação com a formação crítica e cidadã do indivíduo. O PCN de ciências naturais traz muitas orientações para um ensino com características investigativas, como o foco no aluno e em suas capacidades de observação, argumentação e construção de conhecimento, sendo ele o agente ativo do processo de ensino-aprendizagem. A BNCC passou a ser o principal documento orientador da educação a partir de sua homologação em 2017, sendo que, os demais documentos curriculares educacionais, dentre eles o CRMG, passaram a ser elaborados dentro das diretrizes da BNCC, portanto, caminham em consonância. Em ambos os documentos, foram observadas habilidades que mencionam explicitamente a investigação científica como objeto de conhecimento. Quanto aos livros didáticos analisados, foi observado que todos os livros possuíam textos e/ou atividades que possibilitam o desenvolvimento de um ensino de ciências investigativo, entretanto, uns mais do que outros. Também a oportunidade investigativa estava bastante implícita em grande parte dos livros, demandando maior esforço do professor para desenvolver o potencial investigativo da atividade. A partir das atividades/textos presentes em alguns dos livros analisados foram construídas duas propostas investigativas e também um produto educacional, enfatizando a importância da problematização. Constatou-se que há a presença tanto de diretrizes nos documentos oficiais, quanto de textos e/ou atividades nos livros didáticos que propiciam o ensino de ciências por investigação. Contudo, a pouca explicitude nas propostas presentes nos livros didáticos, que propiciam o desenvolvimento de sequências de ensino investigativo, dificulta o uso dessa abordagem pelos professores, visto que muitos docentes talvez ainda não conheçam o ensino por investigação. Palavras-chave: Ensino de ciências por investigação. Livro didático. Propostas investigativas.
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    Análise do PCK de professores no planejamento de atividades de ensino com foco em natureza da ciência
    (Universidade Federal de Viçosa, 2022-09-16) Silva, Eliriane Caroline da; Maia, Poliana Flávia; http://lattes.cnpq.br/3677455603861447
    A natureza da Ciência (NdC) é uma das temáticas que auxiliam no desenvolvimento da alfabetização científica dos estudantes, uma vez que contribui com habilidades de criticidade, avaliação e validação de informações. Uma das formas de inclusão de assuntos relacionados à temática é a abordagem histórica, que se apresenta como pano de fundo para o desenvolvimento e reflexão de diferentes aspectos de NdC. Entretanto, muitas publicações vêm apresentando um uso inadequado da abordagem histórica no contexto de sala de aula, o qual não contribui com eficiência para o desenvolvimento de aspectos de NdC. Algumas desta pesquisas mostram que as falhas se apresentam além da apresentação da História da Ciência (HC), e que se encontram muitas vezes nas estratégias utilizadas pelos professores, ou até mesmo na falta delas. Sabemos que, além do conhecimento curricular, os professores apresentam também um conhecimento profissional sobre técnicas e estratégias de ensino, chamado de Conhecimento Pedagógico de Conteúdo (PCK), e tendo em vistas as dificuldades encontradas pelos profissionais em utilizar a HC, para desenvolver de forma adequada e eficiente a NdC, acreditamos ser necessário contribuir para o aperfeiçoamento do PCK de NdC destes professores. Neste sentido, esta pesquisa analisa a participação de dois professores de Química em um processo formativo sobre HC, para o aprimoramento de seus PCK de NdC. O processo formativo se baseou no uso do filme Radioactive e de um caso histórico sobre Marie Curie, que compuseram a abordagem histórica e basearam o desenvolvimento do conhecimento sobre diferentes aspectos de NdC. Devido ao contexto pandêmico em que esta pesquisa ocorreu, a coleta de dados foi realizada de forma remota, por meio de questionários, aulas, reuniões e entrevistas realizadas on-line, além de planejamentos, coletados antes e após a participação no processo formativo, que envolviam especificamente aulas em que a abordagem histórica fosse utilizada. A partir do material coletado foi possível analisar as manifestações de NdC segundo o Modelo de Ciências para o Ensino de Ciências, bem como os domínios de PCK alcançados nestas manifestações e as Bases de Conhecimento Profissionais associadas as mesmas, de acordo com o Modelo de Consenso Refinado de PCK. Os resultados mostraram um aumento significativo de manifestações de NdC nos planejamentos dos professores participantes, além de um maior número de manifestações de domínios de PCK associados a diferentes bases de conhecimento profissional. Nas entrevistas constatou-se também um maior interesse destes profissionais pela HC após a participação no processo formativo. A pesquisa tem como produto educacional um material paradidático composto de uma introdução sobre a alfabetização científica e seus benefícios, o caso histórico “Marie Curie: a mulher e a cientista em uma mesma essência”, a categorização do caso histórico, com o destaque de mais de 140 aspectos de NdC e uma coletânea de referenciais bibliográficos de outras histórias da Ciência. Palavras-chave: Natureza da Ciência. História da Ciência. Conhecimento Pedagógico de Conteúdo. Formação de professores.
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    A sequência didática “quem sou”, “onde estou” e “como estou” (os cinco sentidos) no projeto de extensão BioLibras/UFV a partir do olhar da pedagogia surda
    (Universidade Federal de Viçosa, 2022-09-16) Silva, Wilson Fernando Pereira da; Fernandez, Thaís Almeida Cardoso; http://lattes.cnpq.br/1320326375476119
    Este trabalho resulta de uma pesquisa participante que buscou respeitar os princípios da escolha de uma realidade concreta e dos participantes individuais e coletivos do processo formativo, de modo a contextualizar a investigação em sua dimensão histórica. Assim, partiu-se da perspectiva Freireana e da Pedagogia Surda, tendo como campo de estudo o Projeto de Extensão BioLibras, vinculado à Universidade Federal de Viçosa e que atua com estudantes Surdos de Viçosa e região. Dessa forma, analisou-se a sequência didática “QUEM SOU”, “ONDE ESTOU” E “COMO ESTOU”, abordando os cinco sentidos. Ela foi desenvolvida em 2018 com base nos pressupostos da educação em Ciências voltada aos/as Surdos/as. Para tal, iniciamos por uma pesquisa documental, em que foram recuperados os materiais das oficinas desenvolvidas na sequência didática, sendo feita uma linha do tempo e uma planilha descritiva. A partir disso, sistematizou-se, junto aos/às integrantes deste Projeto de Extensão, algumas das percepções relativas ao processo de construção da sequência didática. Por meio do grupo focal foram ativadas as memórias e a reflexão crítica sobre a prática educativa instituída. Após a sistematização deste trabalho, analisou-se os dados obtidos à luz da pedagogia Surda e das categorias propostas com base na literatura. Os resultados desse estudo indicaram que a elaboração e o desenvolvimento desta sequência didática colocaram o professor Surdo e os/as componentes do Projeto BioLibras como educadores/as populares, uma vez que desempenharam papel de articuladores/as, organizadores/as, incentivadores/as e mediadores/as do processo educativo. Ao mesmo tempo, colocou os/as estudantes Surdos/as na centralidade do processo de ensino e aprendizagem, em constante questionamento da sua condição na sociedade, como integrantes de uma população de minoria linguística. Também se verificou a proximidade da sequência didática com os princípios identificados na Pedagogia Surda, a partir do referencial teórico em questão. Nesse sentido, destacou-se a importância do ensino da Libras tanto para os/as alunos/as Surdos/as, quanto para as famílias e a sociedade em geral, favorecendo assim o empoderamento Surdo por meio da possibilidade de circulação da língua em diferentes espaços. Evidenciou também que o Projeto BioLibras, embasado na proposta de ensino bilíngue e tendo destaque o protagonismo de um professor Surdo, trouxe luz a escuridão de anos com um ensino oralista e opressor aos/as Surdos/as, sem o devido respeito às especificidades desse grupo linguístico e cultural. Assim, acredita-se que os resultados desta pesquisa poderão iluminar caminhos para uma educação bilíngue, para formação de professores/as e para novas formas de pesquisar e compreender as atuais demandas para a educação de Surdos/as. Palavras-chave: Educação de Surdos. Sequência didática. Pedagogia Surda. Ensino de Ciências.
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    Conhecimento e aplicação de diferentes estratégias de ensino de participantes do Pibid de Ciências e Biologia de uma universidade federal mineira durante a pandemia de covid-19
    (Universidade Federal de Viçosa, 2022-05-23) Bambirra, Jaciane Lobo; Rigolon, Rafael Gustavo; http://lattes.cnpq.br/5280809527058797
    As estratégias de ensino podem ser entendidas como o estudo dos caminhos pelos quais os educadores devem seguir para orientar os processos de ensino e aprendizagem. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) é um programa do Ministério da Educação que tem como principal objetivo promover a inserção dos estudantes dos cursos das licenciaturas em escolas de Educação Básica da rede pública de ensino. Diante do cenário de pandemia causado pelo coronavírus desde novembro de 2019, surgiu a necessidade de migrar o ensino convencionalmente presencial para o ambiente virtual, sendo necessário reinventar formas de prover o ensino sem afetar em sua qualidade. No presente trabalho buscou- se analisar como a participação no Pibid de Ciências e Biologia de uma universidade federal mineira contribui para a aprendizagem de métodos e estratégias didáticas de seus participantes durante a pandemia de covid. Foram realizadas duas rodadas de entrevistas, com intervalo de doze meses entre elas, contando com a participação de 22 pibidianos do curso de Ciências Biológicas na primeira rodada e 16 na segunda rodada. Após a etapa das entrevistas houve a transcrição fiel dos áudios para a posterior análise de dados. Para a compilação e análise dos dados foi utilizada a técnica da Análise de Conteúdo. Dentro da multiplicidade dos resultados obtidos percebeu-se a necessidade de se promover uma formação continuada em estratégias de ensino e recursos didáticos para os pibidianos a fim de amenizar as diferenças de seus conhecimentos sobre os assuntos. A partir disso, surge o Produto Educacional oriundo do presente trabalho que propõe uma formação continuada para o aprendizado no que tange as estratégias de ensino e os recursos didáticos durante os dezoito meses de cada ciclo de duração do Programa. Em suma, pôde-se concluir que, com o Pibid, foi possível aprender novos meios de dar aulas online, porém há a grande preocupação quanto a aplicação de tudo que foi aprendido para quando o ensino se tornar presencial novamente. Além disso, principalmente durante o ensino remoto, o programa foi um momento de aprendizado sobre a não romantização da profissão, e o espaço para compreender melhor as desigualdades, a falta de acesso e a falta de interesse dos alunos em aprender. Esses fatores afetaram diretamente na saúde mental dos pibidianos e, consequentemente, na aprendizagem e disposição de propor estratégias e recursos diferenciados em suas aulas. Assim, espera-se que a partir deste trabalho se possa reconhecer a necessidade de uma formação continuada com momentos formativos oferecidos aos participantes do Pibid, além de reconhecer os desafios e o cenário de lutas constantes pela melhoria das condições e investimentos destinados à Educação. Palavras-chave: Estratégias de Ensino. Pibid. Coronavírus. Pandemia. Ensino e aprendizagem. Ensino remoto.