Educação - Mestrado Profissional

URI permanente para esta coleçãohttps://locus.ufv.br/handle/123456789/28778

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Imagem de Miniatura
    Item
    História da matemática como recurso didático: oficinas pedagógicas a partir do Liber Abaci
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-02-08) Silva, Lucas Coelho da; Moreira, Marli Duffles Donato; http://lattes.cnpq.br/6456991870750232
    Esta pesquisa exploratória, HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO RECURSO DIDÁTICO: Oficinas pedagógicas a partir do Liber Abaci, de natureza qualitativa, tem como objetivo analisar as potencialidades pedagógicas da história da matemática, utilizando a fonte primária Liber Abaci de Leonardo Fibonacci, a partir da organização das Unidades Básicas de Problematização (UBP), com estudantes do Ensino Médio. Particularmente, visamos examinar as contribuições que a abordagem histórico- cultural traz à compreensão dos objetos matemáticos pelos alunos e à construção de uma percepção da matemática mais contextualizada para além dos limites disciplinares. Como embasamento teórico, esta pesquisa utilizou a perspectiva de enculturação matemática proposta por Bishop e autores que discutem as potencialidades da história da matemática como recurso didático. A coleta de dados foi realizada através de observações do pesquisador, descrições de experiências dos participantes, produções dos alunos, questionários e uma entrevista semiestruturada. A análise dos dados foi organizada a partir de duas categorias: aprendizagem matemática e concepção sobre a matemática. Os resultados apontam para uma apropriação dos objetos matemáticos pelos estudantes e uma ampliação e solidificação da percepção histórico-cultural da matemática. Palavras-chave: Enculturação matemática. Unidade básica de problematização (UBP). Leonardo Fibonacci. Matemática escolar. Ensino Médio.