Educação - Mestrado Profissional

URI permanente para esta coleçãohttps://locus.ufv.br/handle/123456789/28778

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Geometria e arte: desenvolvimento do pensamento geométrico e da criatividade, uma convergência possível
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-04-10) Borges, Patrícia Lúcio dos Santos; Moreira, Marli Duffles Donato; http://lattes.cnpq.br/5164122968289883
    O objetivo desta pesquisa é investigar as potencialidades de atividades artísticas no contexto do ensino da matemática para o desenvolvimento do pensamento geométrico e da criatividade dos alunos. É de extrema importância, no cenário mundial em que vivemos, o estudante se reconhecer em seu contexto histórico e cultural, ser crítico, reflexivo e criativo. E, para isso, este trabalho constrói-se a partir do enfoque pedagógico da Geometria e Arte, utilizando materiais visuais, incentivando o aluno a ser o próprio autor de seu conhecimento, desenvolvendo a autonomia e o trabalho colaborativo. Foram realizadas sete oficinas com alunos do Ensino Fundamental - Anos Finais, de uma escola pública de Minas Gerais. Os dados desta pesquisa, de natureza exploratória e de abordagem qualitativa, foram coletados a partir de diário de campo, registros produzidos pelos alunos e entrevistas. Foram realizadas, também, atividades avaliativas de acordo com o Modelo de Van Hiele e Testes de Criatividade Matemática. Os resultados apontaram que a arte traz contribuições relevantes para o desenvolvimento do pensamento geométrico e criativo dos estudantes. Como parte deste estudo apresento, em anexo, um produto educacional destinado a professores da educação básica na forma de caderno didático. Palavras-chave: Educação Matemática. Ensino Fundamental - Anos Finais. Van Hiele. Criatividade. Pensamento geométrico.