Educação - Mestrado Profissional

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    Conhecimento e aplicação de diferentes estratégias de ensino de participantes do Pibid de Ciências e Biologia de uma universidade federal mineira durante a pandemia de covid-19
    (Universidade Federal de Viçosa, 2022-05-23) Bambirra, Jaciane Lobo; Rigolon, Rafael Gustavo; http://lattes.cnpq.br/5280809527058797
    As estratégias de ensino podem ser entendidas como o estudo dos caminhos pelos quais os educadores devem seguir para orientar os processos de ensino e aprendizagem. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) é um programa do Ministério da Educação que tem como principal objetivo promover a inserção dos estudantes dos cursos das licenciaturas em escolas de Educação Básica da rede pública de ensino. Diante do cenário de pandemia causado pelo coronavírus desde novembro de 2019, surgiu a necessidade de migrar o ensino convencionalmente presencial para o ambiente virtual, sendo necessário reinventar formas de prover o ensino sem afetar em sua qualidade. No presente trabalho buscou- se analisar como a participação no Pibid de Ciências e Biologia de uma universidade federal mineira contribui para a aprendizagem de métodos e estratégias didáticas de seus participantes durante a pandemia de covid. Foram realizadas duas rodadas de entrevistas, com intervalo de doze meses entre elas, contando com a participação de 22 pibidianos do curso de Ciências Biológicas na primeira rodada e 16 na segunda rodada. Após a etapa das entrevistas houve a transcrição fiel dos áudios para a posterior análise de dados. Para a compilação e análise dos dados foi utilizada a técnica da Análise de Conteúdo. Dentro da multiplicidade dos resultados obtidos percebeu-se a necessidade de se promover uma formação continuada em estratégias de ensino e recursos didáticos para os pibidianos a fim de amenizar as diferenças de seus conhecimentos sobre os assuntos. A partir disso, surge o Produto Educacional oriundo do presente trabalho que propõe uma formação continuada para o aprendizado no que tange as estratégias de ensino e os recursos didáticos durante os dezoito meses de cada ciclo de duração do Programa. Em suma, pôde-se concluir que, com o Pibid, foi possível aprender novos meios de dar aulas online, porém há a grande preocupação quanto a aplicação de tudo que foi aprendido para quando o ensino se tornar presencial novamente. Além disso, principalmente durante o ensino remoto, o programa foi um momento de aprendizado sobre a não romantização da profissão, e o espaço para compreender melhor as desigualdades, a falta de acesso e a falta de interesse dos alunos em aprender. Esses fatores afetaram diretamente na saúde mental dos pibidianos e, consequentemente, na aprendizagem e disposição de propor estratégias e recursos diferenciados em suas aulas. Assim, espera-se que a partir deste trabalho se possa reconhecer a necessidade de uma formação continuada com momentos formativos oferecidos aos participantes do Pibid, além de reconhecer os desafios e o cenário de lutas constantes pela melhoria das condições e investimentos destinados à Educação. Palavras-chave: Estratégias de Ensino. Pibid. Coronavírus. Pandemia. Ensino e aprendizagem. Ensino remoto.