Educação - Mestrado Profissional

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    Ressignificação da percepção da matemática por pedagogos: oficinas de formação para o Ensino de geometria a partir da história de Pitágoras
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-05-15) Anjos, Selma Maria dos; Moreira, Marli Duffles Donato; http://lattes.cnpq.br/3236688260013813
    Esta pesquisa, de cunho exploratório e de natureza qualitativa, teve origem na preocupação com a educação matemática escolar, em que os professores que não sanaram suas dificuldades nessa área do conhecimento acabam por reproduzi-las em sua atuação profissional. Os participantes foram professores dos anos iniciais do ensino fundamental de escolas do município de Viçosa, Minas Gerais. O objetivo foi analisar como as oficinas de formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental, para o ensino de geometria a partir da figura de Pitágoras, contribuem para uma ressignificação da percepção da matemática. As oficinas foram baseadas em pressupostos educacionais da Pedagogia Freireana, em que o aluno é agente ativo na construção do seu conhecimento. Apresentaram caráter interdisciplinar, interligando a geometria pitagórica e a contação de história, com a utilização de materiais didáticos manipuláveis. Para a obtenção dos dados, foram aplicados questionários, realizada observação participante e entrevistas. Os registros foram gerados a partir de fotos (prints) e gravações audiovisuais. Em decorrência do agravamento da pandemia de COVID-19, as atividades foram realizadas na modalidade remota, divididas em três encontros síncronos pelo Google Meet e atividades assíncronas postadas no Google Classroom. De acordo com a análise dos dados coletados, as oficinas contribuíram para uma ressignificação da percepção da matemática pelos participantes. No entanto, em decorrência da sobrecarga de trabalho dos professores, houve uma adesão aquém do esperado às oficinas. Palavras-chave: Formação de professores. Aprendizagem Ativa. História da Matemática. Ensino de Matemática. Pedagogia Freireana.