Educação

URI permanente para esta coleçãohttps://locus.ufv.br/handle/123456789/204

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 10
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A formação por alternância na Licenciatura em Educação do Campo da UFV: experiências e representações sociais dos educandos
    (Universidade Federal de Viçosa, 2017-03-30) Carvalho, Josiane das Graças; Silva, Lourdes Helena da; http://lattes.cnpq.br/6871873301682822
    Esta pesquisa integra o Programa de Estudos “A Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal de Viçosa: Sujeitos, Representações e Práticas Pedagógicas”, cujo foco central é analisar os avanços, limites e potencialidades da formação por alternância implementada no curso. A criação da LICENA apresenta um conjunto de “novidades acadêmicas” na UFV, dentre elas, a formação por alternância e o perfil heterogêneo dos seus educandos. Considerando a relevância de investir em estudos sobre essa dinâmica pedagógica e a diversidade de sujeitos coletivos do campo ingressos no Ensino Superior foi que nossa pesquisa teve como objetivo analisar a formação por alternância na Licenciatura em Educação do Campo da UFV. Especificamente, descrevemos o perfil socioescolar e profissional dos educandos ingressos na LICENA, suas experiências em movimentos sociais/sindicais e escolas do campo; caracterizamos a proposta político pedagógica do curso, particularmente a dinâmica de formação por alternância proposta para o curso, e, por fim, analisamos as representações sociais dos educandos sobre a formação por alternância na LICENA. Em termos metodológicos, assumimos os pressupostos da abordagem qualitativa de pesquisa, através da combinação de diferentes procedimentos técnicos de coleta dados: análise documental, aplicação de questionários, e realização de entrevistas semiestruturadas. Em se tratando da análise, utilizamos os princípios do Método de Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). Nossas análises revelaram uma diversidade de experiências de vida dos educandos em movimentos sociais/sindicais e escolas do campo. Os dados revelaram ainda um conjunto de representações sociais que apontou a formação por alternância na LICENA como uma dinâmica pedagógica que busca garantir a interação de espaços e tempos educativos da universidade e da comunidade, destacando a possibilidade entre os educandos de conciliar os estudos com a permanência no campo, pois na condição de metodologia ativa de aprendizagem - a formação por alternância no curso - tem possibilitado que as experiências de vida diversas dos educandos construídas no Tempo Comunidade dialoguem constantemente com os processos formativos desenvolvidos no curso durante o Tempo Escola.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Expressões e multicomplexidades nos debates transversais sobre os alimentos: as experiências educativas da EFA Puris
    (Universidade Federal de Viçosa, 2018-05-05) Vieira, Luiz Henrique; Mari, Cezar Luiz de; http://lattes.cnpq.br/7101970311435761
    A presente dissertação retratou como os debates sobre os alimentos estão presentes no currículo da Escola Família Agrícola (EFA) Puris de Araponga, localizada na Zona da Mata de Minas Gerais. Essa EFA oferece o curso de Ensino Médio integrado com curso de Agropecuária, com ênfase em Agroecologia. Os processos de ensino e aprendizagem se dão na consonância do tempo escola com o tempo comunidade, constituindo assim a Pedagogia da Alternância. Concebemos que a interpretação sobre o universo dos alimentos e da alimentação apresenta-se através de inúmeras expressões e possuem relevantes multicomplexidades de elementos que nos ajudam a colocá-los em evidência. Na EFA Puris, que é uma das expressões do movimento de Educação do Campo no Brasil, os alimentos são concebidos como temas transversais que perpassam diversos conteúdos, atividades, projetos ou oficinas. O contato direto e cotidiano com os alimentos se realiza nos manejos da horta e do pomar, na criação animal e na cozinha. Tanto nas matérias oferecidas do currículo básico como nas da área técnica, somados aos instrumentos pedagógicos, variadas expressões se constituem na relação dos educandos/as com os monitores/as. Foram analisados os Instrumentos Pedagógicos, como os Planos de Estudo que são apresentados na Colocação em Comum, sendo importantes momentos onde são apresentados e debatidos os temas diversos que possuem interface com a alimentação, os alimentos e as práticas alimentares. Buscamos ainda, relacionar as perspectivas dos/as monitores/as, vista através de entrevistas, com a vasta produção acadêmica relacionada à temática do estudo. Percebemos que o processo de conscientização tanto dos monitores/as quantos dos/as educandos/as, sobre uma alimentação saudável e agroecológica é um dos objetivos da escola em seus dez anos de funcionamento.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A alternância na licenciatura em educação do campo: representações sociais dos docentes da UFV
    (Universidade Federal de Viçosa, 2017-03-30) Lima, Sthefani Loti Paiva; Silva, Lourdes Helena da; http://lattes.cnpq.br/6484456122233039
    A presente pesquisa integra o Programa de Estudos “A Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Viçosa: Sujeitos, Representações e Práticas”, que visa analisar os contornos da alternância construída no curso de Licenciatura em Educação do Campo (LICENA) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Na especificidade desta investigação nossos propósitos foram caracterizar a formação por alternância na LICENA a partir das representações sociais construídas pelos educadores do curso. Especificamente, buscamos descrever a proposta de formação por alternância do Projeto Político Pedagógico do curso; caracterizar os docentes e suas experiências anteriores que contribuíram para atuação na LICENA; analisar as representações sociais construídas por eles sobre a formação por alternância; relacionar as representações sociais e as experiências vividas, de maneira a identificar os contornos da formação por alternância desenvolvida no curso. A referência central da pesquisa é a Teoria das Representações Sociais, inaugurada por Moscovici (1978) no campo da Psicologia Social, que afirma que a maneira como os sujeitos interpretam a realidade, a partir de elementos do seu contexto e das interações sociais que vivenciam, revela elementos orientadores de suas condutas, apresentando contribuições importantes para uma compreensão sobre os sentidos que orientam as práticas pedagógicas construídas na formação por alternância na LICENA. Para a coleta dos dados foram utilizadas a pesquisa documental e bibliográfica e a entrevista. Na análise dos dados foram utilizados procedimentos do Método de Análise de Conteúdo, de Bardin. De maneira geral, nossas análises revelam a presença de uma diversidade de experiências profissionais dos docentes da LICENA, marcada sobretudo pela participação em movimentos sociais, grupos e atividades coletivas, com destaque para a área da Agroecologia. Revela, ainda, um conjunto de experiências na docência, em modalidades diversas de ensino e com utilização de metodologias participativas e expressões culturais, como dança, teatro, capoeira, entre outros que indicam o potencial do grupo de docentes para contribuições importantes no desenvolvimento e na construção de uma formação diferenciada dos educadores do campo. São experiências que, por sua vez, favorecem aos docentes uma ancoragem de novos sentidos, significados e representações necessárias à afirmação dos princípios da Educação do Campo e da formação por alternância na LICENA.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Intensidades e conexões de um sujeito em sua trajetória na complexidade do movimento das Escolas Famílias Agrícolas
    (Universidade Federal de Viçosa, 2016-05-23) Pacheco, Júlio César de Almeida; Lopes, Eduardo Simonini; http://lattes.cnpq.br/7657598807080994
    Minha trajetória pelas Escolas Famílias Agrícolas (EFAs) trouxe consigo um conjunto de problematizações que compartilho aqui nessa dissertação. Da experiência de ser educador na EFA Puris de Araponga, passando pela Associação Mineira das Escolas Famílias Agrícolas (AMEFA), pela União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil (UNEFAB), até o breve contato nas dimensões internacionais que compõem as redes das EFAs, me levam a sugerir que o movimento composto pela diversidade dos sujeitos envolvidos nessas redes é um Rizoma. O movimento social das Escolas Famílias Agrícolas é rizomático e, em suas dinâmicas, aproximam uma multiplicidade de sujeitos sociais, individuais ou coletivos, concepções pedagógicas e ideológicas, símbolos, projetos societários e de campo que urgem serem revisitados diante do contexto político, econômico e social atual. No jogo de forças que constroem esse movimento existem hoje propostas que se aproximam entre si e outras que se distanciam, evidenciando contradições e disputas que colocam as EFAs em um momento especial de sua história. Na diversidade desse rizoma, em suas relações, quem são as EFAs e que movimento social é por elas construído? Mais do que responder a essa pergunta, eu cartografo minhas dúvidas e apresento-as como problematizações sobre realidades possíveis por mim vivenciadas no rizoma que tal movimento é.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Escolas do campo entre serras e marias
    (Universidade Federal de Viçosa, 2016-02-24) Vieira, Tatiana da Rocha; Barbosa, Willer Araujo; http://lattes.cnpq.br/7297431389878301
    Este trabalho dissertativo se divide, basicamente, em uma apresentação, desenvolvimento em dois capítulos e as Conclusões. Para isso foi realizado um levantamento bibliográfico e imagético, caderno de campo, consulta documental e entrevistas-conversas. O foco foi a necessidade de compreender o processo de formação das Escolas Família Agrícolas (EFAS) e qual a importância desse fato na vida de três mulheres protagonistas que buscavam concretizar um sonho e um direito de acesso à educação em suas comunidades. Os municípios abordados Araponga e Ervália são pertencentes a Zona da Mata Mineira e fazem parte do Território Rural da Serra do Brigadeiro. Essas duas escolas são parte de várias experiências educativas em que se encontra a Educação do Campo no Brasil e se consolidam por meio de Associações gestoras compostas de agricultores e agricultoras. A participação feminina tem sido significativa nessas experiências educativas seja na gestão, na formação e na consolidação. Logo, se fez necessário focar nessas narrativas de femininas de modo nos atentar a essas experiências dessas mulheres no âmbito as EFAs. Destacamos alguns temas que emergem de suas narrativas: Comunidade, Relações de Poder, Formação para vida, Interrelação das EFAS. Logo do ouvimos até aqui em etapas de trabalho de campo, há um orgulho na gestão dessas EFAs que vem resultando na apropriação por parte de sua vizinhança na sustentação dessas instituições, seja no processo pedagógico, seja no envolvimento comunitário. Isso aponta para a formação agroecológica que empreendem e sua repercussão, ainda frágil, mas já significativa na dimensão regional. Entretanto, ainda há forte silenciamento popular exercido pelas instâncias técnicas de gestão e de assessoria que acompanham essas experiências, além disso, enrijecimentos históricos-coronelísticos de disputas entre os municípios, no entanto há sinais de ações e laços pedagógicos que aproxima as referidas EFAs.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Da semente à flor: emergências emancipatórias na Licenciatura em Educação do Campo da UFV
    (Universidade Federal de Viçosa, 2016-06-22) Kölln, Manuelli; Santos, Marcelo Loures dos; http://lattes.cnpq.br/0663464628292309
    Construída por intensa mobilização social, a Educação do Campo busca consolidar políticas públicas e ações comunitárias de educação que reconheçam, construam e trabalhem em sintonia com os conhecimentos dos povos do Campo e promovam uma conscientização social global e a autonomia dos sujeitos sociais pela via da emancipação. No Brasil, uma das suas conquistas foi a implementação do Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciaturas em Educação do Campo (PROCAMPO), que tem como um de seus princípios as Alternâncias Educativas e que garantiu a criação da Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Viçosa (LICENA) iniciada em 2014. Tendo isso em vista, esta pesquisa visou compreender o modo como realizou-se o processo inicial de implementação desta Licenciatura, analisando-o a partir de suas relações com o conceito de emancipação social na forma como abordado por Boaventura de Sousa Santos. Para tanto, realizou-se um Estudo de Caso qualitativo a partir de observações participantes junto às reuniões de planejamento pedagógico e às atividades realizadas em seu primeiro semestre, especialmente àquelas denominadas Colocação em Comum. Complementarmente, consultou-se documentos de registro da equipe de professores. Concluiu-se nas análises que a LICENA constituiu-se, naquele momento, como uma emergência emancipatória promotora de ações que tiveram relações com as dimensões ética, política e estética do novo senso comum, fortaleceram o conhecimento-emancipação e promoveram a tradução intercultural e a ecologia de saberes. Assim, acredita-se que a LICENA seja um movimento educativo realizado a partir de uma epistemologia alternativa, guardando relações estreitas com as prerrogativas da promoção da emancipação social na transição paradigmática.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Alfabetização de jovens e adultos do campo no Norte de Minas, limites e possibilidades do Programa de Alfabetização Travessia Nota Dez
    (Universidade Federal de Viçosa, 2014-07-05) Souza, Aneuzimira Caldeira; Souza, Dileno Dustan Lucas de; http://lattes.cnpq.br/4665029543463744
    O objetivo da pesquisa Alfabetização de Jovens e Adultos do Campo no Norte de Minas, Limites e Possibilidades do Programa de Alfabetização Travessia Nota Dez é analisar o Programa Travessia Nota 10 no Assentamento Agrário (PA) Betinho, município de Bocaiúva, Norte de Minas, procurando, identificar os limites e as possibilidades do desenvolvimento do Programa nas turmas da EJA, e, ainda, analisar a concepção político-pedagógica do PTND e as contradições entre a realidade do Assentamento e as particularidades dos sujeitos do campo.Para alcance do objetivo proposto buscamos apoio nos procedimentos metodológicos do Método do Materialismo Histórico Dialético, utilizando-se do instrumento da abordagem qualitativa e, do Estudo de Caso, que se desdobrou nas seguintes etapas: pesquisa documental, observação direta no PA Betinho; e entrevistas semiestruturadas com coordenadoras, alfabetizadoras e alfabetizandos do Programa Travessia Nota Dez: Por um Brasil Alfabetizado (PTND).A dissertação está estruturada da seguinte forma: introdução, em que apresento a minha trajetória escolar e a justificativa, os objetivos, os procedimentos metodológicos, o campo e os sujeitos da pesquisa. No segundo capítulo trazemos uma reflexão teórica sobre a ideologia, e, o discurso da cidadania burguesa sobre a educação. O terceiro capítulo, de forma geral e sintética, apresentamos o percurso histórico da EJA no Brasil, salientando as reformas neoliberais dos anos de 1980 a 2000, o Programa Brasil Alfabetizado e aspectos mais gerais da Educação do Campo. O quarto capítulo caracteriza o campo da pesquisa, que é o Norte de Minas, e o PA Betinho, e, ainda apresenta os sujeitos da pesquisa. O quinto capítulo discute os dados coletados, procurando refleti-los a luz do referencial teórico adotado. E nas considerações finais, apresentamos alguns aspectos da realidade da pesquisa que de alguma forma indicam a compreensão de que a Educação de Jovens e Adultos (EJA) assim como a educação básica de um modo geral ainda hoje estão distantes, quantitativamente e, sobretudo, qualitativamente dos níveis desejados, tanto pela literatura, bem como pelos diversos movimentos populares.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Limites e possibilidades do plano de estudo na articulação trabalho-educação na Escola Família Agrícola Paulo Freire
    (Universidade Federal de Viçosa, 2013-03-27) Melo, Érica Ferreira; Santos, Geraldo Márcio Alves dos; http://lattes.cnpq.br/7862570395877965; Silva, Lourdes Helena da; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728228U7; http://lattes.cnpq.br/2245955440992963; Brandão, Nágela Aparecida; http://lattes.cnpq.br/7195232489120252; Rodrigues, João de Assis
    Esta dissertação de mestrado se insere no contexto da Pedagogia da Alternância, uma proposta de formação que busca articular as aprendizagens no ambiente familiar com as aprendizagens no ambiente escolar, ou seja, uma integração escola-família, teoria- prática e educação-trabalho no processo educacional no contexto campo. Para auxiliar a realização deste propósito a Pedagogia da Alternância trabalha com instrumentos pedagógicos apropriados, dentre os quais destacamos o Plano de Estudo (PE), por sua centralidade na articulação entre os diferentes tempos e espaços da formação. Situamos esta pesquisa na perspectiva de ampliar a compreensão sobre o PE a partir do processo de formação da Escola Família Agrícola Paulo Freire (EFAP), como instrumento de valorização do trabalho e utilização do seu potencial educativo na formação dos jovens do campo. Para alcançar este objetivo recorremos a uma revisão bibliográfica, sobre as temáticas: Educação do Campo, trabalho como princípio educativo e Pedagogia da Alternância. Ancorados nos pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa qualitativa, utilizamos, como procedimentos de coleta de dados entrevistas semiestruturadas e questionários, que foram analisadas sob a perspectiva do Método de Análise de Conteúdo. A partir das compreensões dos sujeitos da pesquisa constamos, no desenvolvimento do PE, algumas limitações na busca deste enquanto articulador dos diferentes meios de formação da EFAP, tais como: o não envolvimento dos educandos na escolha do tema do PE; a ausência das visitas dos monitores às propriedades e comunidades dos educandos, durante a operacionalização do PE; dificuldade dos monitores em aprofundar o tema do PE; dificuldade dos educandos e das famílias em aplicar o PE; e a falta de compreensão sobre este instrumento pelos monitores, famílias e educandos envolvidos no processo de formação da EFAP. Estas limitações nos levam a identificar uma lacuna entre o que é proposto pela teoria acerca do PE e o que realmente acontece no seu cotidiano. Além disso, estas limitações podem acarretar em um esvaziamento de seu potencial de valorização do trabalho como princípio educativo. Entretanto, identificamos, também, algumas possibilidades do referido instrumento por consistir em um articulador dos diferentes meios e o diálogo que ele estabelece com o trabalho do campo.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Formação de Educadores de Jovens e Adultos do Campo: produções do período 2006-2011
    (Universidade Federal de Viçosa, 2013-03-22) Freitas, Katia Pinheiro de; Silva, Lourdes Helena da; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728228U7; http://lattes.cnpq.br/3231279022494480; Musial, Gilvanice Barbosa da Silva; http://lattes.cnpq.br/3290799012387538; Porcaro, Rosa Cristina; http://lattes.cnpq.br/1639671339500139; Costa, Vânia Aparecida; http://lattes.cnpq.br/2266891540957637
    Esta dissertação propõe um debate teórico sobre a formação de educadores de jovens e adultos do campo, a partir da análise da produção acadêmica sobre essa temática, no período de 2006 a 2011. O objetivo deste estudo foi analisar como a temática formação de educadores de jovens e adultos do campo vem sendo investigada nas dissertações e teses no Brasil, especialmente em Minas Gerais. A Revisão de Literatura contemplou as temáticas Educação do Campo e Formação de Educadores . Ancorada nos pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa quanti-qualitativa, a pesquisadora utilizou como procedimento técnico de coleta de dados a pesquisa bibliográfica, que teve um caráter inventariante e descritivo da produção científica. A produção bibliográfica foi analisada por meio do Método Análise de Conteúdo. Na análise da produção bibliográfica sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Campo, identificamos que se trata de uma temática ainda pouco explorada pelos pesquisadores no Brasil. A partir do conjunto das pesquisas analisadas sobre a formação de educadores da EJA do campo, foi possível identificar experiências localizadas nos Estados de Minas Gerais, Paraná, Sergipe, Bahia e Ceará, que evidenciam contradições, desafios e possibilidades para a EJA do campo. As pesquisas analisadas revelam que se trata de um espaço de sujeitos diversos: posseiros, agricultores familiares, assentados da Reforma agrária, comunidades rurais. Entretanto, sinalizam também que a maioria das experiências educativas do campo encontra-se nos espaços referentes à Reforma agrária. Quanto aos educadores, estes compõem um grupo heterogêneo nas suas vivências e práticas, bem como na forma de atuação, sendo que a experiência prática e a inserção nos Movimentos Sociais foram consideradas, nas pesquisas, como um grande diferencial e como perspectiva na formação profissional desse educador. O grande desafio que as produções acadêmicas revelaram é em relação à ausência de formação específica para os educadores de jovens e adultos do campo. Dessa forma, constatou-se que há necessidade de uma política de formação inicial e continuada desses profissionais da educação.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Política pública de educação do campo: um estudo sobre a participação popular em Miradouro Minas Gerais
    (Universidade Federal de Viçosa, 2013-02-26) Priebe, Miriam Cristina Schmidt; Mari, Cezar Luiz de; http://lattes.cnpq.br/0201073550093287; Souza, Dileno Dustan Lucas de; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762372Z9; http://lattes.cnpq.br/1093578315982511; Portes, écio Antônio; http://lattes.cnpq.br/3357801067501358
    Essa pesquisa se caracteriza como um estudo de caso da política pública de Educação do Campo do Município de Miradouro, Minas Gerais. A questão central e o objetivo da pesquisa propôs responder se essa política foi construída a partir das demandas dos sujeitos do campo, e se a institucionalização pode ser caracterizada como uma experiência popular de construção da Educação do Campo. A metodologia de pesquisa baseou-se em pressupostos do materialismo histórico e dialético e da pesquisa qualitativa. O método empregado foi o estudo de caso. As técnicas utilizadas foram entrevistas semi-estruturadas e análise documental. O principal instrumento de pesquisa foi o roteiro de entrevistas com treze sujeitos de pesquisa, selecionados por amostra intencional. Dentre os sujeitos estão: educadoras, diretoras, supervisoras escolares, pais e mães de educandos. A justificativa pra esse estudo se deve a escassez de pesquisas em torno das políticas de Educação do Campo nos municípios brasileiros e a minha identificação pessoal com o tema. A dissertação foi organizada em três capítulos, o primeiro capítulo trata da trajetória de construção da Educação do Campo contextualizada à história da educação e do campo brasileiro. O segundo capítulo trata da trajetória de construção e institucionalização da política municipal de Educação do Campo de Miradouro e a participação dos sujeitos. A partir dos dados empíricos faço uma reflexão da situação local com o contexto das políticas educacionais brasileiras e a necessidade de ampliar a participação dos sujeitos. O terceiro capítulo trata dos processos educativos produzidos ao longo da trajetória de construção da política de Educação do Campo de Miradouro e as reflexões teóricas em torno do trabalho como princípio educativo. Nas considerações finais retomo questões consideradas como avanços nessa política, tais como: a ampliação das séries finais do Ensino Fundamental nas escolas do campo e a compreensão, por parte dos sujeitos, da educação como um direito. Como desafios, retomo as seguintes questões: a necessidade de ampliar a participação popular; o destaque dado aos resultados do município nas avaliações sistêmicas; a sobreposição do Plano de Desenvolvimento da Educação ao Projeto Político Pedagógico e os reflexos na política educacional local proveniente das políticas de racionalização de recursos elaboradas pelo governo federal.