Educação

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    A escolha dos estabelecimentos de ensino públicos por famílias na cidade de Carangola (MG)
    (Universidade Federal de Viçosa, 2018-11-30) Souza, Viviane Teixeira Alves; Lacerda, Wânia Maria Guimarães; http://lattes.cnpq.br/528848257089169
    O tema dessa pesquisa delimitado é a escolha dos estabelecimentos de ensino públicos que ofertam os anos iniciais do Ensino Fundamental, pelas famílias na cidade de Carangola (MG) no ano de 2017. O pressuposto inicial era de que a primeira escolha do estabelecimento público de ensino, o da Educação Infantil, afetaria as escolhas subsequentes. Partindo do conhecimento da dessemelhança entre as escolas públicas da cidade de Carangola (MG) que ofertam o primeiro segmento do Ensino Fundamental, em que se constatou diferença na demanda de vagas, no nível socioeconômico e nos índices alcançados nas avaliações externas indagou-se: (i) as escolhas escolares iniciais das famílias, das escolas de Educação Infantil, afetam as escolhas subsequentes? (ii) como as escolhas escolares das famílias são feitas? (iii) por que as famílias escolhem determinados estabelecimentos de ensino? (iv) quais os critérios que as famílias utilizam para fazer suas escolhas em uma cidade pequena? O objetivo foi conhecer, descrever e analisar as condutas de escolha dos estabelecimentos de ensino públicos pelas famílias, cujas crianças ingressaram no primeiro ano de Ensino Fundamental. Foram coletados os dados de seis escolas públicas urbanas, referentes ao bairro de residência dos estudantes e da instituição de Educação Infantil de onde provieram os alunos; após uma primeira análise dos dados, optou-se por investigar o processo de escolha de quatro estabelecimentos de ensino: EE Melo Viana, EE Benedito Valadares, EE Professor Augusto Amarante e EE do Bairro Santo Onofre. A sistematização e análise dos dados secundários tiveram como objetivo o conhecimento dos fluxos escolares de escolas de Educação Infantil para as escolas públicas de Ensino Fundamental. Após a análise dos fluxos escolares direcionados às quatro escolas, optou-se por fazer a entrevista com quatro famílias com perfil de escolha do estabelecimento de ensino público que oferta o Ensino Fundamental (anos iniciais) reputado, localizado ao Centro, distante da residência e que os filhos tenham frequentado CMEI reputado, também distante do local de moradia. Utilizou-se da metodologia da análise de conteúdo de Moraes (1999) para se fazer a análise qualitativa dos dados da pesquisa. A análise dos dados mostrou, dentre outros resultados, que as famílias não se orientaram pelo conhecimento dos resultados das avaliações externas publicados nos índices do IDEB das escolas, mas suas escolhas (3) se deram pela atração da reputação exercida pelas duas escolas localizadas no Centro da cidade, bem como da Direção escolar (2) e por redes de relações sociais eficientes fora do local de moradia; três famílias fizeram suas escolhas a partir de um repertório de escolha previamente pensado, demonstrando que essas famílias (3) fazem pesquisa sobre as escolas, consultando seus vizinhos e outros pais que possuem filhos matriculados na escola de interesse; a inserção dos alunos em CMEI’s, não foi um ato planejado em busca de uma escola reputada, mas ter o filho matriculado nesses, proporciona, pela rede de relações sociais constituídas entre os professores, diretores e outros funcionários dessas escolas, maiores chances de ascender a estabelecimentos de ensino comuns e reputados na cidade de Carangola (MG).