Educação

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    O papel do gestor escolar frente ao Plano de Desenvolvimento da Educação em duas escolas públicas do município de Viçosa - MG
    (Universidade Federal de Viçosa, 2013-04-22) Barbosa, José Márcio Silva; Mari, Cezar Luiz de; http://lattes.cnpq.br/0201073550093287; Mello, Rita Márcia Andrade Vaz de; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760230H9; http://lattes.cnpq.br/0795475468886946; Herneck, Heloisa Raimunda; http://lattes.cnpq.br/2806155165615443; Souza, Dileno Dustan Lucas de; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762372Z9
    No momento em que o Plano de Desenvolvimento da Educação tem sido apontado como ferramenta indispensável à melhoria da qualidade educacional no país, este trabalho teve como objetivo analisar o papel atribuído ao gestor escolar nesse Plano, afinado com a concepção da gestão democrático-participativa e com os objetivos sociopolíticos do Governo Federal brasileiro, especificamente o MEC; na consecução da melhoria da qualidade de ensino-aprendizagem do educando nas escolas pesquisadas. Para a realização deste trabalho, o procedimento metodológico materializou-se na perspectiva de uma pesquisa qualitativa, valendo-se de análise documental, aplicação de questionário com base em um roteiro de questões abertas, bem como entrevista oral a dois gestores em duas escolas da rede estadual de ensino do município de Viçosa-MG. Com base nos resultados analisados, concluímos que o papel fundamental do gestor é o de articulador de ações pedagógicas e administrativas da escola, tendo o Plano como guia para implementação de ações educativas. O Plano com suas ações e metas, tem conseguido proporcionar mudanças na realidade de cada escola pesquisada, bem como tem sinalizado uma melhoria na qualidade de ensino do educando na visão dos gestores. Para alcançar transformações sociais e políticas em sua escola e cumprir as metas estabelecidas pelo PDE, a gestão democrático-participativa é um forte determinante para que as metas educacionais sejam atendidas. Apesar de os gestores sinalizarem avanços significativos do Plano em suas escolas, constatamos que ainda não há resultados conclusivos. Há muito que se pesquisar para constatar a real situação de cada escola e de cada região. Apontar algumas reflexões e críticas ao longo deste trabalho tornou-se fundamental para a discussão científica no intuito de fornecer dados que possibilitem o acompanhamento e a compreensão de seu desenvolvimento, notadamente a efetiva contribuição do gestor escolar frente ao Plano.