Educação

URI permanente para esta coleçãohttps://locus.ufv.br/handle/123456789/204

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Trajetórias de educadoras negras: costurando memórias de identidades, estética e formação
    (Universidade Federal de Viçosa, 2018-03-27) Alves, Demaísa de Sousa; Coelho, Edgar Pereira; http://lattes.cnpq.br/7687988225716369
    Esta pesquisa teve como objetivo compreender a construção das identidades racial e de gênero de educadoras negras atuantes em escolas públicas do município de Juiz de Fora, MG. Reflete sobre as trajetórias de docentes negras buscando avançar na perspectiva para as relações etnicorraciais em Educação, costurando categorias de formação – escolar e universitária, de fenótipo negro e de práticas escolares. O percurso metodológico foi desenvolvido sob três pontos: (i) Pesquisa qualitativa em Educação e recurso da história oral como fonte; (ii) Coleta de dados por meio de entrevista aberta com questões centrais e transcrições fidedignas; e (iii) Análise de dados por processo de aproximação e interpretação a partir de intelectuais no campo das relações raciais. Foram encontrados elementos biográficos do ingresso de mulheres negras no magistério juiz-forano e suas atuações pedagógicas. A feiúra foi percebida como marco na constituição identitária das educadoras pesquisadas e os espaços formativos, atravessados pelo racismo e pelo sexismo da nossa sociedade. As falas dessas mulheres expõem resistências e enfrentamentos diversos contra as condições impostas às mulheres negras. A Educação torna-se lugar de (re)invenção de suas identidades, de suas trajetórias e de suas vidas.