Educação
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Item Patrimônio cultural no processo de ensino-aprendizagem no município de Ervália/MG(Universidade Federal de Viçosa, 2023-06-05) Lessa, Tatiane; Fonseca, Valter Machado da; http://lattes.cnpq.br/9754322080201601A educação patrimonial é imprescindível para conhecer e reconhecer os patrimônios, a cultura, a história e a memória de diversos grupos. Contudo, o conceito de patrimônio cultural se modificou e se ampliou ao longo do tempo, e, nesse movimento, não só bens artísticos e históricos são valorizados e reconhecidos, mas também as mais diversas formas de tradições. Em Ervália, Minas Gerais, os bens tombados são de origem elitista e religiosa, porém, eles e as mais variadas tradições culturais poderiam ser utilizados de forma crítica e construtiva no processo de ensino-aprendizagem, principalmente na educação patrimonial. Nesse sentido, o presente trabalho buscou averiguar como a educação patrimonial ocorre na prática em escolas estaduais do município, onde foi enviado um questionário aos educadores que nelas atuam, para averiguar informações, aprofundar análises e construir sínteses. Com as respostas dos educadores, novos conhecimentos podem ser pensados e construídos para o processo educacional, levando em consideração o que os educandos já sabem. Algumas propostas de intervenções também foram apresentadas, direcionadas a uma boa condução de práticas educativas que envolvam educandos, educadores e a população do município em torno da educação patrimonial. Palavras-chave: Educação Patrimonial. Ensino. Bens tombados. Patrimônio.