Educação
URI permanente para esta coleçãohttps://locus.ufv.br/handle/123456789/204
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Item Currículo e educação para as relações étnico-raciais: desafios da Lei 10639/2003(Universidade Federal de Viçosa, 2020-09-22) Bhering, Marilane de Souza; Fonseca, Valter Machado da; http://lattes.cnpq.br/9476131714878868O presente estudo tem como objetivo analisar as políticas educacionais e de ações afirmativas de promoção de igualdade racial, a partir de um levantamento das políticas que antecederam e foram posteriores à Lei 10639/2003- que institui a obrigatoriedade do ensino de História da África e Afro-brasileira nas instituições de ensino. Além disso, trata-se de uma discussão que tem a finalidade de compreender o campo curricular e suas vertentes, no que tange à implementação e à visibilidade da história da África e Afro-brasileira nos livros didáticos de história do Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada, por meio da análise bibliográfica, referentes às relações étnicos-raciais e curriculares brasileiras. Com isso, espera-se que as discussões e o conhecimento produzido a partir dessa investigação, possam colaborar para o campo de estudos referentes à Lei 10639/2003, contribuindo, assim, para ampliar e viabilizar propostas plurais sobre a diferença no currículo da educação básica. Palavras-chave: Lei 10639/2003. Currículo. Relações étnico-raciais.Item Implementação da BNCC nos anos iniciais do ensino fundamental em escolas estaduais no município de Viçosa/MG(Universidade Federal de Viçosa, 2022-08-31) Magdaleno, Beatriz Vieira; Faria, Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/8394623978461318A discussão acerca de um currículo nacional ocorre desde a década de 1940 no Brasil. Com a publicação da Base Nacional Comum Curricular uma nova tentativa de implantação de um currículo escolar comum a todo território nacional brasileiro foi iniciada. Nesse sentido, a pesquisa é norteada pela questão: “Como está sendo realizado o processo de implementação da BNCC nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em escolas estaduais de Viçosa/MG?”, e se objetivou investigar o processo de implementação da BNCC nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em escolas estaduais do município de Viçosa/MG, a partir da perspectiva das coordenadoras pedagógicas. Assim, com cunho qualitativo, os dados foram produzidos a partir de questionários e entrevistas semiestruturadas realizados com cinco coordenadoras pedagógicas. Os dados foram classificados, a partir da descrição das percepções e transcrição dos diálogos, analisados e apresentados em dois artigos que compõem esta dissertação. No primeiro, objetivamos investigar a participação colaborativa para a elaboração da BNCC, evidenciando as vozes dissonantes do processo. Para isso, triangulamos os dados com a metodologia do Ciclo de Políticas, além da fundamentação teórica escolhida e nosso olhar enquanto pesquisadoras. Os dados apontam que os discursos do MEC, das coordenadoras e dos estudiosos da área entram em contradição no que diz respeito a construção da BNCC, além disso, as coordenadoras opõem suas próprias falas, não sendo evidente a participação dos profissionais da educação na elaboração da referida Base. No segundo, discutimos as ações de formação continuada dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental sob o olhar das coordenadoras pedagógicas. Para isso, analisamos os dados novamente por meio da metodologia do Ciclo de Políticas, triangulando os dados com os autores referência na área e com nossas percepções enquanto pesquisadoras. Os dados produzidos apontaram que a formação continuada ocorrida até então teve caráter técnico e descritivo quanto à BNCC, situação agravada pela pandemia de COVID-19. Para mais, apesar dos problemas enfrentados, as coordenadoras pedagógicas possuem um papel relevante na formação docente e se mantêm otimistas. Palavras-chave: Currículo. Coordenação Pedagógica. Educação Pública. Base Nacional Comum Curricular.