Educação
URI permanente para esta coleçãohttps://locus.ufv.br/handle/123456789/204
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Item A aprendizagem profissional da docência nas representações sociais de professores do ensino médio no contexto do trabalho docente(Universidade Federal de Viçosa, 2012-08-15) Maciel, érica Miranda; Ferenc, Alvanize Valente Fernandes; http://lattes.cnpq.br/3090603419576186; Saraiva, Ana Cláudia Lopes Chequer; http://lattes.cnpq.br/2418214907000035; http://lattes.cnpq.br/1340624999972388; Nunes, Célia Maria Fernandes; http://lattes.cnpq.br/1724159981026056As instituições educativas e os profissionais que nela atuam são desafiados permanentemente a reconstruírem seus saberes, para que possam acompanhar as mudanças de uma sociedade em constante processo de transformação. Emergem, pois, novas demandas no campo da formação docente, em que ser professor envolve um processo de desenvolvimento e aprendizagem permanente, constituído a partir de experiências vivenciadas ao longo da trajetória pessoal e profissional. Considerando o professor um agente que produz conhecimento e reflete sobre sua prática, torna-se importante compreender os processos por meio dos quais o docente aprende a se tornar professor. Em face dessas considerações, este estudo objetivou compreender como os professores do Ensino Médio representam o aprendizado profissional docente em suas trajetórias de formação e de atuação. Pretendeu, ainda, identificar, nas representações sociais dos referidos professores, os saberes, as experiências e os interlocutores constitutivos da aprendizagem da profissão docente, bem como elucidar os desafios e possibilidades vislumbrados nos contextos de formação. A pesquisa norteou-se metodologicamente pela abordagem qualitativa e teve o questionário e a entrevista como instrumentos de coleta de dados. Para interpretá-los, recorreu-se ao procedimento da análise de conteúdo. O contexto de atuação profissional, marcado por processos de precarização do trabalho docente, em que se sublinham a degradação das condições de trabalho docente, a presença de abandono e desistência da profissão, constitui um eixo emergente na estruturação dos conteúdos discursivos. Esse eixo perpassa todas as questões e discussões que envolvem a configuração do ser docente no ensino médio e as reais condições para o efetivo aprendizado profissional no contexto da formação continuada. As considerações apresentadas apontaram para a compreensão de que o aprendizado profissional da docência não depende, apenas, que o professor mobilize processos cognitivos, como a reflexão, a conscientização e a criticidade na construção dos seus saberes, pois a operacionalização desses processos depende das condições contextuais da atividade docente. O ser e aprender na docência são parte estruturante da construção da subjetividade humana, cuja existência se materializa na práxis educativa.Item A construção dos saberes docentes por professores formadores(Universidade Federal de Viçosa, 2012-05-30) Teixeira, Fabiana Cristina; Herneck, Heloisa Raimunda; http://lattes.cnpq.br/2806155165615443; Santos, Marcelo Loures dos; http://lattes.cnpq.br/9545204500515342; Saraiva, Ana Cláudia Lopes Chequer; http://lattes.cnpq.br/2418214907000035; http://lattes.cnpq.br/5736195857704652; Ladeira, Wânia Terezinha; http://lattes.cnpq.br/9290556901857709; Braúna, Rita de Cássia de Alcântara; http://lattes.cnpq.br/9870415327142816O presente estudo pretende investigar como se dá a construção dos saberes docentes por professores formadores de uma universidade federal do interior de Minas Gerais. A pesquisa foi realizada por meio das narrativas dos professores, focando especificamente em seus percursos de formação. A revisão de literatura englobou como temas principais: a construção dos saberes docentes e o aprender a ensinar; a docência no ensino superior; e a formação de docentes formadores. A análise das narrativas foi realizada a partir da revisão de literatura feita previamente, abarcando autores nacionais e internacionais do campo da formação de professores. Estruturalmente, a análise contou com três eixos temáticos: o primeiro, envolvendo as experiências antecedentes à docência; o segundo, a construção da docência; e o terceiro, considerando os caminhos e desafios dos docentes formadores. Como participantes da pesquisa, contou-se com dois sujeitos atuantes nos cursos de formação de professores, com equivalente tempo de experiência na docência do ensino superior. Os docentes narraram seus percursos formativos a partir de suas experiências educacionais, passando por desafios, figuras de referência significativas em seus trajetos, desafios e as mais variadas experiências que culminaram na forma como atuam na contemporaneidade, considerando os desafios e expectativas. A análise de dados confirmou que a apropriação dos saberes se dá de modo processual, contínuo e perpassando toda trajetória de vida, embora tenhamos focado apenas o percurso de formação. O estudo apontou, ainda, o quanto os saberes docentes estão articulados entre si e interferem-se mutuamente em seus processos constitutivos, envolvendo as dimensões do conhecimento, da experiência e pedagógicas. Além disso, apontou condições mínimas percebidas pelos docentes como fundamentais para a atuação no campo, que envolvem saberes específicos, enfatizando valores éticos, desenvolvimento da autonomia, do pensamento reflexivo, da responsabilidade consigo e com o outro. Inferimos que as condições apontadas por estes formadores perpassam o campo da Filosofia, possuindo relação entre o campo disciplinar e a área de atuação, mas esta é uma lacuna a ser investigada por outras pesquisas.Item O papel das licenciaturas na constituição dos saberes docentes: um estudo sobre a formação inicial do professor de matemática à luz da prática escolar(Universidade Federal de Viçosa, 2013-06-03) Toledo, Rogéria Viol Ferreira; Saraiva, Ana Cláudia Lopes Chequer; http://lattes.cnpq.br/2418214907000035; http://lattes.cnpq.br/0624767482988175; Ferenc, Alvanize Valente Fernandes; http://lattes.cnpq.br/3090603419576186; Santos, Marli Regina dos; http://lattes.cnpq.br/4949706407817842Nesta pesquisa buscou-se analisar o papel do curso de licenciatura em matemática da Universidade Federal de Viçosa UFV na constituição dos saberes mobilizados por seus egressos como professores, em início de carreira, tendo como foco de análise os elementos envolvidos no processo de formação inicial docente. Diante da ideia de que o professor, quando inicia sua prática docente, tem a necessidade de mobilizar uma série de conhecimentos que muitas vezes deveriam ter sido adquiridos na sua formação inicial, o estudo teve como objetivo compreender os significados construídos pelos professores de matemática em início de carreira sobre o curso de licenciatura da UFV, investigar suas necessidades formativas, visando à atuação como docentes na educação básica, além de discutir os limites/contribuições desse curso na constituição dos saberes profissionais e na atuação de seus egressos na docência. Para realização desta pesquisa qualitativa foram entrevistados os ex-alunos do curso de licenciatura em matemática da UFV atuantes na educação básica, em início de carreira. As categorias teóricas que orientaram o trabalho referem-se aos cursos de licenciatura, à formação inicial da docência e de seus saberes e aos primeiros anos de docência, dialogando com teóricos e pesquisadores como Fiorentini (1999), Garcia (1999), Pereira (1999), Pimenta (1999), Huberman (2000), Nóvoa (2000), Tardif (2002), Moreira e David (2005) e Niss (2010). Retratando o perfil sociocultural dos professores iniciantes, os caminhos e percalços nas experiências iniciais como docentes, os saberes mobilizados em suas atuações e os significados atribuídos por eles ao curso de licenciatura que os formaram, constatou-se que os docentes em início de carreira passam por muitos desafios. A falta de experiência é recorrente, entretanto percebe-se que muitos outros problemas se relacionam à formação inicial e ao curso de licenciatura. O curso em questão tem sido de grande contribuição no que se refere ao conteúdo matemático, mas há muitas lacunas na formação docente, no que diz respeito às disciplinas pedagógicas e à necessidade de aproximar o licenciando da escola, da sala de aula. Falta também aos professores habilidade de lidar com as situações adversas da sala de aula e com as diferenças individuais entre os alunos. Como o currículo do curso em si não é capaz de responder à totalidade dos desafios encontrados pelos docentes, devido à especificidade de cada realidade escolar, considera-se como válido o apoio aos professores enquanto se adéquam à transição de recémformados a professores iniciantes. Talvez grupos de compartilhamentos, compostos por docentes experientes e professores iniciantes, intermediados pela instituição, possam trazer bons resultados no que diz respeito à solidão e às dúvidas frequentes pelas quais esses docentes passam. Diante desses resultados, nota-se que não se pode falar de formação de professores dissociando-a da realidade enfrentada pelos profissionais dessa área. Por isso, pensar as licenciaturas e a formação inicial implica abertura permanente às vozes dos educandos e da sociedade, constituindo as sínteses necessárias para os avanços.Item O pedagogo e seus espaços de atuação nas representações sociais de egressos do curso de Pedagogia(Universidade Federal de Viçosa, 2011-05-06) Aquino, Soraia Lourenço de; Braúna, Rita de Cássia de Alcântara; http://lattes.cnpq.br/9870415327142816; Azevedo, Denílson Santos de; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727908H2; Saraiva, Ana Cláudia Lopes Chequer; http://lattes.cnpq.br/2418214907000035; http://lattes.cnpq.br/0591914514155828; Castro, Magali de; http://lattes.cnpq.br/7846072760223787Esta pesquisa teve por objetivo identificar as Representações Sociais dos egressos do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Viçosa (UFV) nos espaços educativos formais e não formais de atuação do Pedagogo. Especificamente, buscou caracterizar as experiências, práticas, saberes e desafios enfrentados por aqueles no exercício da profissão. Esta investigação, de abordagem qualitativa, foi fundamentada por uma pesquisa bibliográfica, sendo complementada com dados empíricos coletados de 10 pedagogas egressas do Curso de Pedagogia da UFV, através de entrevista semiestruturada e de um questionário socioeconômico. A Revisão de Literatura foi constituída dos seguintes eixos temáticos: 1) O Curso de Pedagogia no Brasil; 2) O Curso de Graduação em Pedagogia da UFV; 3) A Educação Formal e Não Formal e os espaços potenciais de atuação do pedagogo; 4) Pesquisas empíricas já realizadas sobre o campo temático investigado; e 5) A Teoria das Representações Sociais, que é o guia teórico-metodológico que orientou este estudo. A análise dos dados apontou para o entendimento de que a escolha pelo Curso de Pedagogia foi determinada pela necessidade de inserção na Universidade, facilidade de acesso e empregabilidade. Suas concepções sobre o que vem a ser a Pedagogia são mediadas e se ancoram nas experiências vivenciadas no exercício da profissão. A inserção nos espaços pedagógicos impõe às pedagogas vários desafios. Em face da diversidade dos contextos e sujeitos envolvidos nos processos educativos, as licenciadas consideram que a formação adquirida no Curso de Pedagogia não lhes fornece conhecimentos teóricos e práticos que lhes possibilitem intervir nos processos pedagógicos, havendo a ressalva, principalmente, dos espaços não escolares e das modalidades de educação não formais. Em face desse contexto, há um destaque para os saberes da experiência e para os processos formativos inerentes ao exercício da profissão. Considerando tratar-se de pedagogas que concluíram a graduação no interstício de um ano, focalizaram-se os primeiros anos do desenvolvimento profissional como etapa de descoberta, adaptação e intensas aprendizagens. Em se tratando de espaços não formais, com características bastante diferenciadas da escola, como espaços de atuação do pedagogo, por excelência de tradição e legitimidade, os desafios tornam-se ainda maiores.