Nest-sharing among a termite host and its obligatory inquiline

2014-02-21

Interações simbióticas ocorrem em todos os grupos de organismos. Este tipo de interação é frequentemente observada em ninhos de insetos socias, no qual a espécie que coabita o ninho junto com o hospedeiro é geralmente outra espécie eusocial. Especificamente para cupins (Isoptera), os mecanismos envolvidos nesta interação permanecem abertos à investigação. Com o intuito de preencher parte desta lacuna, o objetivo desta tese foi analisar aspectos ecológicos e químicos envolvidos na partição de ninho entre o cupim hospedeiro Constrictotermes cyphergaster Silvestri, 1901 (Termitidae: Nasutitermitinae) e seu inquilino obrigatório Inquilinitermes microcerus Silvestri, 1901 (Termitidae: Termitinae). Assim, este estudo fornece evidências sobre como os inquilinos conseguem coabitar o ninho junto com os seus hospedeiros. Os resultados mostraram que a colonização do cupinzeiro pelo inquilino obrigatório está relacionada com o desenvolvimento da colônia hospedeira, o que indica que o inquilino precisa da colônia hospedeira ativa e madura para colonizar os ninhos. Para coexistir no ninho hospedeiro, as espécies inquilinas parecem adotar a estratégia de "evitar conflitos", estabelecendo assim a convivência com o seus hospedeiros no tempo ecológico e evolutivo. Tal estratégia parece ocorrer através de insignificância química da espécie inquilina em seus feromônios de trilha e de alarme. Além disso, foi possível fornecer evidências de que o inquilino obrigatório se beneficia a associação obrigatória entre diferentes espécies de cupins em um mesmo ninho, fornecemos resultados importantes para a biologia geral de cupins, como por exemplo: (i) a primeira análise completa de comunicação de alarme e (ii) importantes características sobre a biologia de inquilino obrigatório I. microcerus, ainda pouco estudada.

Symbiosis, Isoptera, Cohabitation, Chemical communication, Simbiose, Isoptera, Coabitação, Comunicação química

CRISTALDO, Paulo Fellipe. Compartilhamento de ninho entre um cupim hospedeiro e seu inquilino obrigatório. 2014. 107 f. Tese (Doutorado em Ciência entomológica; Tecnologia entomológica) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2014.