2021-05-31

Extratos vegetais são uma mistura complexa de substâncias que se origina do metabolismo de plantas e é transferida para um solvente durante o processo de extração. Nesses extratos existem compostos que atuam como agentes redutores e de estabilização permitindo que eles possam ser utilizados na síntese de nanopartículas de prata (NPs Ag). Este trabalho teve como objetivos a síntese de NPs Ag pelo extrato aquoso da folha de Eucalyptus grandis e a avaliação da atividade antibacteriana da suspensão resultante. Análises por cromatografia a gás acoplada a espectrometria de massas indicaram que o extrato possui quatro classes de moléculas principais: ácidos carboxílicos, compostos fenólicos, terpenos e carboidratos, todas relacionadas à produção de NPs Ag. A condição de síntese utilizada: [AgNO 3 ] = 0,50 mmol L -1 ; razão volume de extrato/volume de suspensão = 0,40; T = 45,00 ºC e pH = 9,00 promoveu a formação de partículas com tamanhos medidos por espalhamento de dinâmico de luz iguais a: (1,7 ± 0,1) nm e (52,9 ± 14,8) nm, duas bandas convolutas com máximos de absorção em 368 nm e 407 nm. Também foi observado por difração de raios X o sistema cristalino de face centrada da prata. A suspensão de NPs Ag sintetizada foi capaz de inibir o crescimento da bactéria Escherichia coli. Portanto, foi possível sintetizar NPs Ag a partir de um processo que se alinha aos princípios da química verde e que apresentam potencial como agente antibacteriano. Palavras-chave: Resíduos de biomassa. Extrato vegetal. Química verde. Agente antibacteriano.
Plant extracts are a complex mixture of substances that originates from plant metabolism and is transferred to a solvent during the extraction process. In these extracts there are compounds that act as reducing and stabilizing agents, allowing them to be used in the synthesis of silver nanoparticles (NPs Ag). This work had as objectives the synthesis of NPs Ag by the aqueous extract of the Eucalyptus grandis leaf and the evaluation of the antibacterial activity of the resulting suspension. Analyzes by gas chromatography coupled with mass spectrometry indicated that the extract has four classes of main molecules: carboxylic acids, phenolic compounds, terpenes and carbohydrates, all related to the production of NPs Ag. The synthesis condition used: [AgNO 3 ] = 0.50 mmol L -1 ; extract volume/suspension volume ratio = 0.40; T = 45.00 ºC and pH = 9.00 promoted the formation of particles with sizes measured by dynamic light scattering equal to: (1.7 ± 0.1) nm and (52.9 ± 14.8) nm, two convoluted bands with absorption maxima at 368 nm and 407 nm. The face centered crystal system of silver was also observed by X-ray diffraction. The synthesized NPs Ag suspension was able to inhibit the growth of Escherichia coli bacteria. Therefore, it was possible to synthesize NPs Ag from a process that is in line with the principles of green chemistry and that have potential as an antibacterial agent. Keywords: Biomass residues. Plant extract. Green chemistry. Antibacterial agent.

Química verde, Extratos vegetais, Agentes antiinfecciosos

OLIVEIRA, Lucas Magno Freitas. Síntese e atividade antibacteriana de nanopartículas de prata obtidas em extrato aquoso de Eucalyptus grandis. 2021. 64 f. Dissertação (Mestrado em Agroquímica) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2021.