2017-09-26

Na colheita florestal mecanizada, as características ergonômicas do posto de trabalho influenciam a saúde, o desempenho e a produtividade dos trabalhadores. Atualmente existem diversas metodologias para avaliação ergonômica. No entanto, a avaliação e comparação entre diferentes máquinas florestais se torna complexa quando se deseja analisar diversos fatores ergonômicos simultaneamente. O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma metodologia para determinação de um Índice de Qualidade Ergonômica (IQE) de máquinas florestais. A metodologia proposta foi aplicada na avaliação de Harvesters e Forwarders de diferentes marcas com o uso do IQE. O Índice de Qualidade Ergonômica (IQE) proposto neste trabalho considerou somente os seguintes fatores ergonômicos: ruído, vibração, ambiente térmico, qualidade do ar e posto de trabalho. Após avaliação ergonômica das máquinas florestais, foi dada uma pontuação parcial para cada fator considerado, de acordo com a adequação aos critérios pré-estabelecidos. O IQE foi determinado pela média dos Índices parciais de ruído, vibração, ambiente térmico, qualidade do ar e posto de trabalho. O IQE pode variar entre zero e um, de forma que valores xii menores indicam condições ergonômicas inferiores. Foi realizada avaliação desses fatores em quatro Harvesters e dois Forwarders, identificados como HV1, HV2, HV3, HV4, FW1 e FW2. O nível de ruído contínuo nas máquinas florestais avaliadas variou entre 75,0 e 82, 6 dB(A). A vibração de corpo inteiro variou entre 0,27 e 0,70 m s?. O ambiente térmico do HV1 e do HV2 estava em conformidade com os critérios estabelecidos, nas demais máquinas havia deficiências neste aspecto. Todas as máquinas apresentaram Não Conformidades em relação a qualidade do ar, com exceção do HV1. Todas as máquinas apresentaram deficiências em relação aos fatores do posto de trabalho. Os IQE dos Harvesters HV1, HV2, HV3 e HV4 foram, respectivamente: 0,83; 0,76; 0,63 e 0,57. Os IQE dos Forwarders FW1 e FW2 foram 0,64 e 0,71. O método proposto se mostrou útil para a avaliação ergonômica e comparação de máquinas florestais. A máquina de maior IQE foi penalizada apenas devido ao fator ruído. A máquina que obteve menor IQE apresentou deficiências em relação a todos os fatores analisados.
In mechanized timber harvesting, the ergonomic characteristics of the work station influence health, performance and productivity of workers. Currently there are several methodologies for ergonomic evaluation. However, the evaluation and comparison between different forest machines becomes complex when one wishes to analyze several ergonomic factors simultaneously. The objective of this study was to develop a methodology for the determination of an Ergonomic Quality Index (EQI) for forest machines. The proposed methodology was applied in the evaluation of Harvesters and Forwarders of different brands with the use of EQI. The Ergonomic Quality Index (EQI) proposed in this paper considered the following ergonomic factors: noise, vibration, thermal environment, air quality and work station. After an ergonomic evaluation of the forest machines, a partial score was given for each factor considered, according to the adequacy to the pre-established criteria. The EQI was determined by the mean partial indices of noise, vibration, thermal environment, air quality and work station. EQI can range from zero to one, so that lower values indicate poorer ergonomic conditions. These factors were.

Ergonomia, Segurança do trabalho, Maquinas Florestais

MARZANO, Felipe Leitão da Cunha. Índice de qualidade ergonômica para Harvesters e 2017 Forwarders : proposta metodológica.2017. 64 f. Tese Doutorado em Ciência Florestal) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2017.