2018-02-19

A redução das populações de abelhas no Brasil e no mundo tem chamado atenção ultimamente. Dentre os fatores que influenciam esse declínio pode-se citar o uso indiscriminado de agroquímicos e a exposição a patógenos. Diversos estudos vêm sendo conduzidos envolvendo os efeitos toxicológicos de diferentes agroquímicos em abelhas, mas os Meliponíneos são negligenciados, apesar de serem importantes polinizadores nativos da região neotropical. No presente trabalho foram investigados os efeitos subletais de dois bioinseticidas (azadiractina e espinosade) na resposta imune inata e de desintoxicação em Melipona quadrifasciata após a exposição oral aguda. Realizamos a análise da expressão de Vitelogenina (Vg) e Superóxido dismutase (SOD), através da quantificação relativa da expressão gênica feita por qPCR. Adicionalmente, a contagem total de hemócitos (CTH) circulantes também foi realizada após exposição aos bioinseticidas e infecção com a bactéria Escherichia coli. A expressão da Vg foi reduzida e não houve alteração no SOD nos indivíduos expostos aos dois bioinseticidas em relação ao controle. A CTH aumentou em indivíduos expostos em comparação ao controle (indivíduos não expostos), como também, a CTH é aumentada em abelhas não expostas e infectadas com bactéria em comparação com as sem infecção. Portanto, apesar dos bioinseticidas serem considerados mais seguros, a contaminação com azadiractina e espinosade pode prejudicar as colônias de abelhas sem ferrão.Os dados aqui expostos, fornecem mais informações sobre estudos toxicológicos na imunidade de abelhas, a fim de gerar estratégias conservacionistas para os mesmos.
The reduction of bees populations in Brazil and worldwide has recently attracted attention. Among the factors that influence this decline is the indiscriminate use of agrochemicals and infections by pathogens. Several studies have been performed involving the toxicological effects of different agrochemicals on bees, but the Meliponini bees are neglected, although they are important pollinators in the Neotropical region. In the present work, we investigated the sublethal effects of two bioinseticides (azadirachtin and spinosad) on the innate immune response and detoxification in Melipona quadrifasciata after the acute oral exposure. We analyzed the expression of Vitelogenin (Vg) and Superoxide dismutase (SOD) by qPCR. Additionally, the total hemocyte count (THC) was performed after the exposure to bioinsecticides and infection with the bacteria Escherichia coli. The expression of Vg was reduced, and there was no change in the levels of SOD in exposed individuals compared to the control. The THC increased in bioinseticides exposed workers and in workers infected with bateria compared to their respective controls. Therefore, although bioinsecticides are considered relatively safe, contamination with azadirachtin and spinosad can harm colonies of stingless bees. Our data provide more information for toxicological studies on bee immunity to generate conservation strategies for the bees.

Abelhas, Inseticidas vegetais, Hemócitos, Melipona quadrifasciata

VIANA, Thaís Andrade. Alterações na resposta imune inata e desintoxicação em Melipona quadrifasciata (Apidae: Meliponini) após a exposição oral aos bioinseticidas azadiractina e espinosade. 2018. 35 f. Dissertação (Mestrado em Entomologia) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2018.