2018-02-28

Este trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade de ajuste do modelo Von Bertalanffy, para curvas de crescimento, com diferentes funções de variâncias e matrizes de covariâncias residuais nas regiões do Nordeste brasileiro: Gado-Algodão, Mata, Agreste, Sertão, Serra Geral da Bahia e Itapetinga-Valadares e depois incorporar ao modelo ajustado diferentes estruturas da matriz de covariâncias para os efeitos aleatórios, peso assintótico e taxa de maturidade. A comparação dos modelos foi através dos avaliadores de qualidade de ajuste: critérios de informação de Akaike, Akaike corrigido e Bayesiano, desvio médio absoluto, erro quadrático médio, coeficientes de determinação simples e ajustado. A estrutura da matriz de covariâncias residuais com variâncias homogêneas e erros autorregressivos de primeira ordem, AR(1) foi a mais adequada. Pela análise dos intervalos de confiança dos parâmetros de curvas de crescimento de cada região de produção identificou-se que machos das regiões Sertão e Serra Geral da Bahia possuem peso assintótico comum e taxa de maturidade comum nas regiões Serra Geral da Bahia, Itapetinga-Valadares e Sertão. Para fêmeas, as regiões de produção Gado-Algodão e Mata- Agreste apresentam menor peso assintótico; Serra Geral da Bahia, Sertão e Itapetinga- Valadares o maior peso. A menor taxa de maturidade é comum para fêmeas das regiões Mata-Agreste, Sertão e Serra Geral da Bahia enquanto as maiores taxas são para as regiões Itapetinga-Valadares e Gado-Algodão. Ao incorporar ao modelo diferentes estruturas da matriz de covariâncias para os efeitos aleatórios, a estrutura de covariâncias positiva definida geral ajustou-se melhor aos dados. Através da análise dos intervalos de confiança dos parâmetros de curvas de crescimento de cada região verificou-se que machos das regiões Mata-Agreste e Gado-Algodão possuem peso assintótico comum e taxa de maturidade comum para os animais das as regiões Itapetinga-Valadares e Sertão. As fêmeas apresentam pesos assintóticos diferentes em todas as regiões e taxa de maturidade comum nas regiões de produção Itapetinga-Valadares e Serra Geral da Bahia.
The objective of this study was to evaluate the quality of fit of the Von Bertalanffy model for growth curves for Guzerá cattle with different variance functions and residual covariance matrices from the Northeast Brazil regions: Gado-Algodão, Mata Agreste, Sertão, Serra Geral da Bahia and Itapetinga-Valadares, and then incorporate different covariance matrix structures for the random effects, asymptotic weight and maturity rate into the adjusted model. The comparison of the models through adjustment quality: Akaike information criteria, corrected Akaike and Bayesian, absolute mean deviation, mean square error, simple and adjusted determination coefficients. The structure with the most adequate residual matrix with homogeneous variances and first order autoregressive errors, AR(1). By analyzing the confidence intervals of the growth curve parameters of each production region, it was found that males from the Sertão and Serra Geral da Bahia have common asymptotic weight; maturity rate in Serra Geral da Bahia, Itapetinga-Valadares and Sertão. For females, the regions of production Gado-Algodão and Mata-Agreste show lower asymptotic weight; Serra Geral da Bahia, Sertão and Itapetinga-Valadares the largest weight. The maturity rate is common for females from the Mata-Agreste, Sertão and Serra Geral da Bahia (smaller) regions and larger for Itapetinga-Valadares and Gado-Algodão. By incorporating different covariance matrix structures into the model for random effects, the overall defined positive covariance structure fit the data better. Through the analysis of the confidence intervals of the parameters of growth curves of each region, it was verified that males from the Mata Agreste and Cattle-Cotton regions have common asymptotic weight and maturity rate for the animals of the Itapetinga-Valadares and Sertão regions . Females presented different asymptotic weights in all regions and a common maturity rate in Itapetinga-Valadares and Serra Geral da Bahia regions.

Analise de variancia, Guzerá (Bovino) - Crescimento - modelos matemáticos, Bertalanffy, Modelo de, Brasil. Nordeste.

TOLEDO, Elisabeth Regina de. Estruturas de covariâncias no ajuste de curvas de crescimento de bovinos da raça Guzerá. 2018. 99 f. Tese (Doutorado em Estatística Aplicada e Biometria) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2018.