2020-07-24

A cana-de-açúcar é a principal matéria-prima na produção de açúcar e etanol no mundo. O bicudo Sphenophorus levis Vaurie (Coleoptera: Curculionidae) é uma praga emergente da cultura da cana. Suas larvas broqueiam os rizomas e a parte basal dos colmos, causando perdas significativas à cultura. O controle de S. levis pode ser químico ou biológico (uso do fungo Beauveria bassiana). Apesar da grande importância econômica de S. levis, são poucos os estudos relatando o nível de dano econômico (NDE) para tomada de decisão desta praga e os fatores determinando seu ataque. Assim, este trabalho teve como objetivo determinar o NDE para S. levis em duas modalidades de controle (controle químico e biológico) e sistemas de cultivo (sequeiro e irrigado) e os fatores favoráveis ao ataque dessa praga. A intensidade de ataque de S. levis foi monitorada em lavouras comerciais de cana-de-açúcar durante quatro anos. Os valores de NDE para realização de controle químico da praga em cultivos de sequeiro e irrigados foram 5,93% e 4,85% de tocos atacados, respectivamente. Já para realização de controle biológico de S. levis com o fungo B. bassiana em cultivos de sequeiro e irrigados, os valores do NDE foram 4,15% e 3,40% de tocos atacados, respectivamente. A intensidade de ataque da praga foi maior em anos chuvosos e em canaviais mais velhos. Portanto, nessas condições há maior o risco de perdas por S. levis. Os valores de NDE aqui determinados podem ser incorporados a programas de manejo integrado do bicudo em cultivos de cana- de-açúcar, potencialmente permitindo benefícios econômicos e ecotoxicológicos. Esses resultados auxiliarão no manejo mais racional do bicudo em cultivos de cana. Palavras-chave: Bicudo da cana. Saccharum officinarum. Intensidade de ataque. Perdas. Custo de controle. Valor da produção. Inseticida. Beauveria bassiana.
Sugarcane is the main crop used for the production of sugar and ethanol in the world. The billbug Sphenophorus levis Vaurie (Coleoptera: Curculionidae) is an emerging pest in sugarcane. The larvae of S. levis bore the rhizomes and the stem base, causing significant losses to the sugarcane crop. Chemical and biological control (use of fungus Beauveria bassiana) are used in S. levis management. Despite the economic importance of S. levis, there are few studies reporting the main factors determining its attack and the economic injury level (EIL) for proper decision-making in sugarcane fields. Thus, this study aimed to determine the NDE for S. levis in two control categories (chemical and biological control) and cultivation systems (rainfed and irrigated), and the factors favorable to this pest attack. The attack intensity of S. levis was monitored in commercial sugarcane fields for four years. The EIL values for chemical control in rainfed and irrigated crops were 5.93% and 4.85% of attacked stumps, respectively. As for the biological control with B. bassiana, the EIL values were 4.15% and 3.40% of attacked stumps, respectively. The attack intensity of the pest was higher in rainier years and in older cane plantations. Therefore, under these conditions there is a greater risk of losses by S. levis. The EIL values determined here can be incorporated into integrated management programs of S. levis in sugarcane crops, allowing economic and ecotoxicological benefits. These results will help design sound pest management of the sugarcane billbug. Keywords: Sugarcane billbug. Saccharum officinarum. Population density. Losses. Control cost. Production value. Insecticide. Bauveria bassiana.

Cana-de-açúcar - Doenças e pragas, Saccharum officinarum, Beauveria bassiana, Sphenophorus levis, Coleoptera

XAVIER, Gilson Gonçalves. Níveis de dano econômico para o controle químico e biológico de Sphenophorus levis em cultivos de cana-de-açúcar de sequeiro e irrigado. 2020. 23 f. Dissertação (Mestrado em Defesa Sanitária Vegetal) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2020.