Economia

URI permanente desta comunidadehttps://locus.ufv.br/handle/123456789/11768

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 5 de 5
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Avaliação de impactos e adaptação às mudanças climáticas: modelos e análise do setor agrícola
    (Revista de Economia e Agronegócio, 2013-02-18) Cunha, Dênis Antônio da
    A maior parte dos estudos socioeconômicos que tratam das mudanças climáticas procura explicar qual é o custo associado a esse fenômeno, considerando os diferentes cenários propostos para o futuro. Tratando especificamente do setor agrícola, a literatura é diversificada e apresenta resultados distintos. Essas diferenças se devem, principalmente, aos métodos alternativos de análise, às condições climáticas tomadas como base, às previsões de crescimento econômico e aos cenários climáticos considerados. Neste artigo, procurou-se organizar essa literatura em duas abordagens principais. Uma delas procura entender o impacto sobre o setor agrícola, desconsiderando, ou apenas incluindo, implicitamente, as estratégias adaptativas; a segunda abordagem modela explicitamente a adaptação, analisando seu potencial de mitigar os efeitos negativos das mudanças climáticas. Concluiu-se que, mesmo havendo diferenças de entendimento sobre a forma de mensurar os impactos, a maior parte dos estudos prevê que as nações em desenvolvimento serão as mais afetadas negativamente pelos efeitos das mudanças climáticas globais.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Transmissão de preços no mercado internacional de café robusta
    (Revista de Economia e Agronegócio, 2008-04-04) Cunha, Dênis Antônio da; Braga, Marcelo José; Campos, Antônio Carvalho; Fernandes, Luciany Lima
    O mercado de café robusta tem experimentado mudanças caracterizadas pelo crescimento da demanda e pela confirmação do Vietnã como maior produtor e exportador, ultrapassando tradicionais produtores, como a Indonésia. Essas alterações motivaram a análise da integração entre os preços internacionais e os principais mercados dessa commodity: Vietnã, Brasil, Indonésia e Índia. Foi testada a hipótese de que o Vietnã transmite choques de preços aos demais mercados. Analiticamente, utilizou-se a análise de co-integração e o modelo VEC. Constatou-se que, no período de 1988 a 2005, o preço externo e os do Vietnã, Brasil e Indonésia foram integrados; o preço da Índia foi influenciado por fatores que não são comuns aos demais países. Não houve perfeita integração e o Vietnã, embora importante, não foi o mercado mais interdependente.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Efeitos das mudanças climáticas no setor agrícola do estado de Minas Gerais
    (Revista de Economia e Agronegócio, 2013-09) Cunha, Dênis Antônio da; Reis, Darline Ingrid dos
    Este estudo teve como objetivo analisar os efeitos das mudanças climáticas sobre o setor agrícola de Minas Gerais. Metodologicamente, foi utilizado o modelo Ricardiano, que permitiu estimar como as alterações do clima, em diferentes localidades, poderão afetar o valor da terra dos produtores. As projeções de mudança climática foram baseadas nas previsões de temperatura e precipitação dos cenários A1B e A2 do Painel intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC). Em termos médios, os resultados indicaram que, em todos os períodos de simulação, o valor da terra dos produtores mineiros poderá apresentar uma pequena elevação (de, no máximo, 0,31% em relação ao período atual). Esse resultado, entretanto, não deve gerar a falsa impressão de que a agricultura de Minas Gerais não seria afetada pelas mudanças climáticas. Pelo contrário, quando se desagregam os resultados, verifica-se que aproximadamente 60% dos municípios poderão sofrer elevadas perdas, que poderão chegar a R$24 milhões já em 2020. Portanto, os formuladores de políticas devem observar atentamente as avaliações de impacto de modo a identificar as opções de adaptação mais eficazes, sendo necessário programar ações locais e descentralizadas, o que permitirá mais flexibilidade e resultados mais benéficos localmente.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Análise do segmento exportador da avicultura brasileira no período de de 1996 a 2004
    (Revista de Economia e Agronegócio, 2005-12-19) Cunha, Dênis Antônio da; Dias, Roberto Serpas
    Esse trabalho teve o objetivo principal de analisar e avaliar a estrutura e dinâmica de mercado do segmento exportador da avicultura brasileira, no período de 1996 a 2004. A metodologia foi constituída pelos índices de concentração CRk e HHI, calculados para caracterizar a estrutura de mercado. Verificou-se também a dinâmica de posicionamento do setor (turnover). Os resultados encontrados indicam que a concentração do setor é alta, razão da necessidade de grandes investimentos para atuação no mercado internacional, e que o posicionamento das empresas alterou-se, principalmente devido às que perderam posições em relação ao ano inicial. Contudo, a concentração tem diminuído e há evidências de que o poder de mercado não esteja sendo utilizado pelas firmas, com vistas em diminuir o bem-estar dos consumidores.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Climate change and adaptive strategies in Brazil: the economic effects of genetic breeding
    (Revista de Economia e Sociologia Rural, 2015-01) Pires, Marcel Viana; Cunha, Dênis Antônio da
    Plant breeding through the development of seeds resistant to water stress or high temperature is an important adaptive strategy to cope climate change. In this way, by providing an analysis of adaptation to climate change using genetic breeding on Brazilian farms, this work aims to investigate how climate change will affect the adoption of genetic breeding and profitability of farmers. Temperature and rainfall projections for 2010-2099 time periods were used, considering different climate scenarios (A1B and A2), according to the 4th Assessment Report of IPCC (2007). A Treatment Effects model outlines the analytical framework in this study. Our results indicate the probability of adopting transgenic seeds will grow from 74% in the current period to 86% in 2020, 83% in 2050, and 81% in 2080. Farmers adopting this adaptation strategy will have higher profits. Land value tends to be higher in both climate scenarios in counties with cultivated areas using transgenic seeds. Farmers adopting this adaptation measure will be less exposed to adverse effects of climate change. We conclude that it is necessary to invest in adaptation strategies so that Brazil can overcome adverse effects of global climate change.