Ciências Exatas e Tecnológicas
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Item A atuação do poder público e seus impactos no espaço intraurbano de Varginha/MG, no período de 1970 a 2020(Universidade Federal de Viçosa, 2023-04-05) Rodrigues, Helen Ribeiro; Faria, Teresa Cristina de Almeida; http://lattes.cnpq.br/2860131024290349Esta tese dedica-se a analisar a atuação do poder público no espaço intraurbano no período de 1970 a 2020, possuindo como recorte espacial a cidade média de Varginha/MG. Diante da reestruturação produtiva decorrente do processo de globalização da economia, a organização sócio-espacial vem sofrendo reestruturações para atender às demandas do capitalismo. Neste contexto, as formas espaciais caracterizam-se como locus das atividades econômicas e políticas, cabendo ao poder público (re)produzir a organização sócio-espacial. Ressalta-se que o poder público enquanto agente social é responsável por desempenhar múltiplos papeis na produção espacial, visto que possui o papel de centralizador dos interesses e conflitos dos demais agentes produtores do espaço urbano. Parte-se da hipótese que o Estado, agente público considerando todas as suas esferas (municipal, estadual e federal), atua de maneira significativa na produção do espaço urbano varginhense, e que o fato de Varginha ser uma cidade média, condiciona a sua forma de atuação. A pesquisa baseou-se em revisão bibliográfica, análise documental do histórico da cidade, de planos e programas de desenvolvimento de Varginha e região, da legislação urbanística varginhense, além de análise cartográfica comparando-se a evolução urbana, a fim de analisar a influência da atuação do poder público na indução do desenvolvimento urbano de Varginha. Também foram realizadas entrevistas semiestruturadas com indivíduos que ocupam cargos públicos na Prefeitura Municipal de Varginha com o intuito de compreender a forma de atuação destes agentes, suas estratégias e impasses. Os resultados alcançados possibilitaram analisar sobre como as atividades econômicas e políticas articulam-se e condicionam a produção do espaço urbano varginhense e que o perfil da cidade média resultou em formas específicas de atuação do Estado no período estudado. É notório que todos os entes governamentais possuem interesses e estratégias voltados ao desenvolvimento socioeconômico e que o poder público vem atuando em consonância com os interesses dos principais agentes econômicos que performam em Varginha. Na escala intraurbana ficam evidentes as modificações, influências e impactos da atuação do poder público na produção espacial. Salienta-se que, para que este processo ocorra de forma sustentável, a política municipal, em especial o plano diretor e a legislação urbanística, devem consistir em instrumentos de contínua avaliação e revisão, visto que a cidade é altamente mutável e condicionada aos agentes internos e externos, públicos e privados. Palavras-chave: Reestruturação produtiva. Cidade média. Varginha/MG. Produção do espaço.Item A política de habitação social em Muriaé - MG: avaliação da inserção urbana da moradia popular no distrito do Vermelho a partir de 2010(Universidade Federal de Viçosa, 2023-03-28) Coura, Livia Maria de Souza Almeida; Stephan, Ítalo Itamar Caixeiro; http://lattes.cnpq.br/5354556221169451A presente tese se dedica à avaliação das condições de inserção urbana de dois conjuntos de habitações de interesse social (HIS), implantados por meio da parceria entre a administração pública e o Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), no município de Muriaé. Trata-se da implantação do Condomínio Residencial Nova Muriaé (CRNM), que ocorreu no ano de 2011, e do Residencial Vermelho II (RVII), que ocorreu em 2022 em terreno contíguo ao conjunto anterior. Esses conjuntos foram implantados ao lado da vila do distrito municipal, distantes e desconectados da malha urbana da Sede. A metodologia adotada para realização dessa pesquisa de natureza explicativa, partiu de uma investigação com base em um pós-fato com a utilização dos estudos de casos para relacionar variáveis qualitativas e quantitativas, com o objetivo de avaliar a inserção urbana dos conjuntos e os impactos desses empreendimentos junto aos beneficiários e à população da vila. O método utilizado foi a aplicação da Ferramenta de Avaliação de Inserção Urbana para empreendimentos de faixa 1 do PMCMV (FAIU), desenvolvida pelo LabCidade-USP em parceria com o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP). O levantamento bibliográfico, as visitas em campo e a realização de entrevistas colaboraram para obtenção dos dados necessários à qualificação de cada um dos indicadores da FAIU e para os ajustes dos parâmetros da ferramenta ao local pesquisado. Os dados obtidos permitiram considerar que as condições de inserção urbana verificadas são insuficientes e que essa qualificação se deve principalmente a carência dos serviços de transporte, da localização dos conjuntos sem conexão com a malha urbana do distrito, devido a barreira causada pela rodovia BR356 e pela insuficiência dos serviços públicos prestados, principalmente na área da saúde. Os aspectos definidores desse projeto de habitação de interesse social não cumpriram com as condições aceitáveis de inserção urbana definidas pela FAIU. Tais condições, se atendidas, poderiam fazer da política habitacional um instrumento capaz de efetivamente melhorar qualidade de vida da população beneficiada. Para além da moradia, a política habitacional deveria garantir aos moradores dos conjuntos habitacionais, mobilidade, acesso a equipamentos públicos, serviços e outras atividades essenciais à vida urbana. Palavras-chave: Habitação de Interesse Social. Programa Minha Casa Minha Vida. Inserção Urbana. Distrito do Vermelho. Muriaé-MG.Item Análise do ambiente de aprendizagem de cursos de graduação em design através do modelo TPACK(Universidade Federal de Viçosa, 2024-03-29) Souza, Sandro Ferreira de; Tibúrcio, Túlio Márcio de Salles; http://lattes.cnpq.br/5997104404829976Considerando a realidade da inserção da tecnologia no contexto do ensino, a pesquisa buscou investigar como os professores de Design avaliam o ambiente de aprendizagem por meio do Modelo TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge). O objetivo geral é compreender a aplicação do TPACK em cursos de graduação em Design, visando aprimorar a inserção de tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem. Na primeira etapa da pesquisa foi realizada uma revisão de literatura para fundamentação e discussão do tema. A metodologia para desenvolvimento do trabalho inclui pesquisa de campo que envolveu a aplicação de questionários a professores e a coordenadores de cursos de Design, grupos focais, estudos de caso e entrevistas com professores de Design. Foi também realizado um experimento empírico que consistiu na preparação de atividades e na avaliação do ambiente de aprendizagem com um grupo de professores da área em uma Instituição. Os resultados destacam a importância da utilização do TPACK como modelo para análise do ambiente de aprendizagem, evidenciando a necessidade de os professores possuírem conhecimento e habilidades para avaliar de forma eficaz o ambiente educacional. A pesquisa contribuiu para a reflexão sobre a inserção de novas tecnologias no ensino de Design, fornecendo insights para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem nesse contexto específico. Palavras-chave: Technological Pedagogical Content Knowledge;TPACK; Tecnologias Digitais; Design; Arquitetura.Item As narrativas de patrimonialização em Matias Barbosa e em Simão Pereira, na Zona da Mata Mineira(Universidade Federal de Viçosa, 2023-03-14) Stephan, Lina Malta; Civale, Leonardo; http://lattes.cnpq.br/5580155408199804A preservação do Patrimônio Cultural é uma política de salvaguarda dos bens culturais que são símbolos da história, da identidade e da memória da sociedade. A partir da Constituição Federal de 1988, no Brasil, houve uma ampliação do conceito de Patrimônio Cultural, com a substituição do termo Patrimônio Histórico e Artístico para Patrimônio Cultural Brasileiro. Essa mudança significou o reconhecimento da herança cultural de diversos grupos formadores da sociedade brasileira: a valorização de suas práticas culturais, dos seus modos de vida e dos seus saberes. Porém, essa alteração no nome não significa, necessariamente, que tenha havido inclusão da população no processo de patrimonialização. Sendo assim, parte-se do problema de que uma parcela significativa da população não se identifica com o seu Patrimônio Cultural porque não participa do processo de reconhecimento dele. Esta pesquisa propõe analisar o processo de patrimonialização em pequenas cidades, tendo como foco dois municípios do interior de Minas Gerais: Matias Barbosa e Simão Pereira. Os dois municípios possuem várias características semelhantes como: formação histórica e formação cultural. O objetivo é identificar a relação que os habitantes têm com os seus bens culturais protegidos e se estes os representam. Espera-se que os resultados desta pesquisa sejam subsídio para estudos sobre pequenas cidades, para a criação e desenvolvimento de políticas de preservação do patrimônio, para a proteção da memória, da identidade, bem como para justificar a importância da participação popular nos processos de patrimonialização. Palavras-chave: Patrimônio Cultural. Processo de Patrimonialização. Participação Social.Item Benchmark energético para supermercados de médio porte naturalmente ventilados(Universidade Federal de Viçosa, 2023-03-17) Rodrigues, Thiago Toledo Viana; Carlo, Joyce Correna; http://lattes.cnpq.br/9754013892032452As pesquisas em eficiência energética, geralmente, concentram-se em abordar edifícios residenciais e de escritórios, deixando para segundo plano outros tipos de edificações, como os supermercados. O desenvolvimento de benchmarks energéticos para a tipologia pode ajudar a suprir esta lacuna. Geralmente, são utilizadas duas abordagens para a elaboração de benchmarks: a top-down ou a bottom-up. Nenhuma está isenta de críticas e a hipótese é que a sua combinação torne a metodologia mais robusta. O objetivo deste trabalho consistiu em comparar diferentes abordagens na elaboração de um benchmark energético para a tipologia de supermercados de médio porte ventilados naturalmente e localizados na região Sudeste do Brasil. O método adotado envolveu dois estudos de caso, a criação de um modelo representativo, a criação de um banco de dados paramétricos de consumo de energia e a comparação entre as duas abordagens. O sistema de refrigeração representou a maior parcela dos usos finais de energia nos estudos de caso, cerca de 74% e 82% nos supermercados avaliados. As simulações paramétricas geraram um banco de dados com 1536 modelos, cuja análise de sensibilidade identificou os parâmetros mais influentes no consumo na abordagem bottom-up e uma análise de percentil foi executada na abordagem top-down. A bottom-up mostrou que as variáveis construtivas e o clima tiveram pequena influência sobre o consumo, que pode ser explicada pela configuração especial da tipologia, a regressão linear múltipla obteve um coeficiente de determinação de 0,97, CVRMSE de 2,47% e NMBE de 1,14% na validação entre o equacionado e o simulado. Os limites para o EUI típico (benchmark) foram próximos para as duas abordagens, levando-se à rejeição da hipótese. Assim, confirmou-se que a abordagem bottom-up para supermercados é mais onerosa, mas permite estudos e inferências sobre o desempenho ambiental e singularidades da tipologia focados nos sistemas da edificação, enquanto a top-down não gera informações detalhadas. A escolha sobre qual abordagem utilizar deve levar em conta os objetivos do benchmark. Palavras-chave: Eficiência Energética. Benchmarking. Supermercado.Item Geometria para fachadas verdes aplicando a modelagem algorítmico-paramétrica: estudos com diferentes espécies trepadeiras(Universidade Federal de Viçosa, 2023-03-24) Mela, Débora; Martinez, Andressa Carmo Pena; http://lattes.cnpq.br/8947337529686445Atualmente não existe um modelo específico para a simulação das características e condições fisiológicas de fachadas verdes. Geralmente, o processo de modelagem utilizado entre pesquisadores é adaptar modelos de telhado verde, ou então criar uma superfície utilizando um material mais opaco, para emular a textura das folhas. Embora esses processos tenham contribuído com alguns resultados, esse método não simula as condições físicas e fisiológicas reais de uma fachada verde, gerando algumas incertezas nos resultados. Portanto, este trabalho teve como objetivo desenvolver uma geometria focada para simular as condições físicas de uma fachada verde. O método utilizado para esse processo foi a modelagem algorítmico- paramétrica, com apoio do experimento em campo para coletar parâmetros botânicos específicos de diferentes espécies aptas para fachadas verdes, e que serviram de input para a modelagem do sistema em ambiente digital. Além disso, utilizamos a metodologia de revisão sistemática da literatura para ressaltar e entender os processos de modelagem da vegetação aplicados nos últimos dez anos e possíveis parâmetros adotados. Como resultados, o trabalho apresenta uma geometria específica para fachada verde, uma biblioteca de parâmetros que serviram de input para a configuração da vegetação, algumas opções para sua aplicação em fachadas, e uma série de diretrizes e recomendações para a correta aplicação do modelo. Com esse material, é possível configurar o tipo de plantio da vegetação (vaso ou solo), simular as condições de crescimento da planta entre as quatro estações do ano (outono, inverno, primavera e verão), estimar a massa vegetada geral de uma fachada e apresentar quantitativos para direcionar a construção do sistema. Todos os parâmetros utilizados foram coletados em campo e configurados para serem controlados através de filtros que selecionam o tipo de espécie, época do ano, e condições referente a massa vegetada tanto para seca ou encharcada. Além desses resultados, o trabalho também mostra um panorama sobre o tema nos últimos anos e destaca lacunas e deficiências de conhecimento como possíveis trabalhos futuros. Por fim, confirmamos a hipótese que associando parâmetros botânicos com o método de modelagem algorítmico-paramétrica, é possível ter uma estimativa de crescimento e desenvolvimento da planta ao longo dos anos, assim como, ajudar a prever melhores geometrias para dispositivos verticais vegetados. O processo, aliado a estudos experimentais aumentou a confiabilidade e complexibilidade do modelo, tornando o processo mais eficaz para a representação e simulação destes sistemas. Além disso, o processo de modelagem utilizando a suíte de modelagem Rhinoceros e Grasshopper permitiu fazer configurações e estimativas simples que não seria possível em outros software computacionais de simulação. Os resultados dessa tese poderão servir como base e direcionamento para estudos que buscam resultados plausíveis com a simulação de fachada verde, facilitando assim, o processo de modelagem do sistema e aplicação correta dos parâmetros da fisiologia vegetal. Palavras-chave: Sistemas vegetados. Fachadas com vegetação. Jardim vertical. Modelagem algorítmico-paramétrica. Simulação e modelagem de fachadas.Item Impactos do ambiente de aprendizagem nas respostas psicofisiológicas e na restauração do bem-estar em estudantes de enfermagem durante a simulação clínica(Universidade Federal de Viçosa, 2023-12-21) Fonseca, Talita da Conceição de Oliveira; Tibúrcio, Túlio Márcio de Salles; http://lattes.cnpq.br/8438574623311539Para preparar melhor o estudante de enfermagem para a realização de uma prática clínica mais segura, torna-se necessário pensar em novas formas de ensinar. A Simulação Clínica (SC) é considerada uma estratégia de ensino que tem impacto em múltiplas facetas do cuidado, cabendo aos educadores garantir que todas as partes interessadas tenham um ambiente de aprendizagem seguro. A arquitetura tem influência na vida das pessoas, podendo o ambiente planejado facilitar ou dificultar as ações que ali ocorrem, impactando na experiência do usuário. Esta pesquisa tem o objetivo de analisar os impactos das intervenções arquitetônicas em dois laboratórios, um laboratório existente e outro com intervenções arquitetônicas, sobre as respostas psicofisiológicas ao estresse e restauração do bem-estar em estudantes de enfermagem durante o desenvolvimento do cenário de uma simulação clínica. Foi realizado um estudo quase-experimental com 20 estudantes de enfermagem, com duas intervenções: o desenvolvimento do cenário no laboratório existente (L1) e o desenvolvimento do cenário no laboratório com intervenções arquitetônicas (L2). Cada estudante participou das duas simulações com um intervalo de 15 minutos entre elas. Foram avaliadas as percepções ambientais dos estudantes em relação aos laboratórios através de métodos e técnicas da psicologia ambiental. As variáveis arquitetônicas para o experimento foram selecionadas pela capacidade de promover resultados positivos à saúde, ao bem-estar e à restauração do estresse, de acordo com os fundamentos da neurociência aplicada à arquitetura e da Teoria do Design de Suporte. Resultados apontaram que na análise de percepção dos impactos do ambiente físico no estresse e na restauração, o laboratório L2 do Grupo Experimental (GE) não apresentou características estressoras quando comparado ao laboratório L1 do Grupo Comparação (GC), além de apresentar características restauradoras superiores. Quanto à qualidade do ambiente, ambos os laboratórios apresentaram qualidades percebidas pelos estudantes como restauradoras. Porém, o laboratório L2 apresentou percepção positiva superior ao laboratório L1. O laboratório L2 foi escolhido, por unanimidade, como restaurador. Em relação às variáveis clínicas, os valores de Frequência Cardíaca, cortisol salivar e ansiedade foram estatisticamente menores que os valores basais, após a participação no desenvolvimento do cenário no laboratório com intervenções arquitetônicas. Conclui-se que os ambientes destinados à prática de simulação clínica podem ser protetores ou restauradores de traumas psicológicos relacionados à SC e que as intervenções arquitetônicas incorporadas ao laboratório garantiram um ambiente de aprendizagem psicologicamente seguro. Observou-se a importância da arquitetura com a integração de aspectos subjetivos das inter-relações entre pessoas e ambientes aos aspectos objetivos mensuráveis da resposta humana nos ambientes construídos para aprimorar a qualidade das atividades simuladas. Palavras-chave: Ambientes de Aprendizagem. Psicologia Ambiental. Simulação Clínica. Ambientes Restauradores. Treinamento por Simulação.Item Investigação da influência dos materiais de mudança de fase no conforto térmico em modelo de escritório nos climas brasileiros(Universidade Federal de Viçosa, 2023-03-28) Oliveira, Matheus Menezes; Carlo, Joyce Correna; http://lattes.cnpq.br/8203262434353294Os Materiais de Mudança de Fase (PCMs) podem aumentar a inércia térmica de ambientes com restrições ao uso de materiais tradicionalmente associados à alta capacidade térmica. A incorporação de PCMs pode promover atraso e amortecimento térmico, aumentar o conforto térmico de usuários e a eficiência energética de edificações. Muitas pesquisas comprovaram o desempenho de PCMs para climas temperados e com altas latitudes, porém, para o contexto climático brasileiro, as pesquisas são comparativamente escassas. Essa tese objetiva contextualizar a aplicação de PCMs no espaço edificado e analisar sua influência no conforto térmico de usuários em um modelo de escritório nos climas brasileiros. Para isso, foi executada uma revisão integrativa de literatura para definição do estado da arte e simulações termoenergéticas com o programa EnergyPlus. A revisão levantou os parâmetros mais relevantes e correntes em pesquisas com PCMs: clima, condicionamento do ambiente, orientação solar, o tipo/características de PCM, a camada em que o material está instalado e sua espessura. Após o levantamento, foram realizadas simulações com PCMs orgânicos com temperaturas de mudança de fase entre 18°C e 44°C em modelo de escritório de baixa capacidade térmica e condicionado naturalmente. As simulações foram divididas em dois grupos: o primeiro com 5 cidades, com foco nos parâmetros de instalação e condições de contorno e o segundo, com 95 cidades simuladas e foco nos parâmetros climáticos. As primeiras simulações revelaram que o tipo do PCM, o clima (temperatura e radiação) e a camada de instalação foram os parâmetros de maior influência, resultando em variações acima de 20% na porcentagem de conforto térmico adaptativo. A orientação solar teve impacto moderado, com mudanças de até 10% no conforto e a espessura do PCM e tipo de ventilação apresentaram menor influência, com média de 2% no conforto. No segundo grupo de simulações, os parâmetros de instalação de maior impacto identificadas no primeiro grupo foram fixadas e os parâmetros climáticos foram adotados como variáreis independentes e analisados em relação ao conforto térmico adaptativo em ambientes com PCM. Foram avaliadas temperaturas de bulbo seco e de ponto de orvalho, radiação infravermelha, direta e difusa, umidade relativa, direção e velocidade do vento. Os resultados indicaram que a incorporação de PCMs tem potencial para aumentar o conforto em parte do Brasil, nos melhores casos com aumento entre 20% e 36% em relação aos casos sem PCMs. Constantemente, os melhores resultados foram obtidos nas Zonas Bioclimáticas (ZBs) 1 a 4, com melhores efeitos em cidades com temperaturas médias anuais iguais ou abaixo de 21°C. Cidades com temperaturas médias anuais maiores que 21°C e menores que 23°C nas ZB3, ZB4, ZB5 e ZB8 também apresentaram bom desempenho, o que demanda avaliação individualizada para cidades com médias anuais acima de 21°C. Para as melhores ocorrências, a temperatura de bulbo seco, a umidade relativa e a direção do vento foram os parâmetros climáticos mais representativos, e, portanto, mais importantes para o aumento do conforto térmico de usuários em ambientes com PCM. Palavras-chave: Materiais de Mudança de Fase. PCMs. Simulação termoenergética. EnergyPlus. Climas brasileiros. Conforto térmico adaptativo. Parâmetros climáticos.Item Modelo para identificação e gestão de requisitos de desempenho em projetos de espaços educacionais em instituições públicas de ensino superior(Universidade Federal de Viçosa, 2023-03-28) Faria, Renata Soares; Andery, Paulo Roberto Pereira; http://lattes.cnpq.br/5849717429114237As universidades públicas possuem uma infraestrutura física extensa acomodando diversas edificações com finalidades e públicos específicos. A qualidade dos espaços impacta as atividades realizadas e além disso, os ativos demandam recursos materiais, gerenciais e financeiros para sua operação e manutenção. A qualidade dos espaços e custos de operação e manutenção são aspectos inerentes ao desempenho da edificação, assim como tantos outros aspectos intrínsecos à construção. O desempenho das edificações está diretamente vinculado ao processo de projeto das disciplinas de arquitetura e engenharia, daí a importância de trabalhar os conceitos de projetos orientados ao desempenho. O objetivo foi apresentar um modelo para identificação e incorporação dos requisitos de desempenho em projetos de novos espaços educacionais em instituições de ensino superior, focando nas fases iniciais de desenvolvimento de projetos, o que corresponde às fases de elaboração e consolidação do programa de necessidades. Por meio da abordagem do Design Science Research (DSR), a pesquisa foi desenvolvida em cinco etapas. Uma primeira fase de identificação do problema, uma de entendimento dos aspectos do problema e objeto de pesquisa, uma terceira de proposição de solução seguida pela avaliação da proposta e, por fim uma fase de crítica das contribuições da solução no âmbito acadêmico e das práticas de mercado. Com uma abordagem relacionada à estrutura conceitual do Performance Based Building (PBB), também foi utilizado como referência o modelo de gestão de processo de projeto desenvolvido e publicado pelo SINDUSCON-MG (2016), com as adaptações necessárias para as especificidades do processo de projeto em instituição pública. O modelo elaborado apresenta inicialmente uma visão geral do processo de projeto, fazendo destaque às indicações relacionadas especialmente à gestão de requisitos. Para cada fase deste processo foram determinadas entradas, saídas, atividades a serem realizadas e documentos padrões de suporte ao projetista. Este modelo foi avaliado por 13 especialistas, os quais sugerem que a proposta é uma alternativa viável e que pode potencialmente ser implantada em um escritório de projetos em uma universidade pública. Palavras-chave: Requisitos de desempenho em projetos de arquitetura. Performance Based Building. Gestão de projeto em arquitetura. Projeto em instituições públicas.Item Performatividade urbana: a experiência espacial corporificada das pessoas em situação de rua(Universidade Federal de Viçosa, 2023-05-04) Giese, Juliana Varejão; Giese, Juliana Varejão; http://lattes.cnpq.br/6585665716808524Em um cenário cada vez mais intenso de precarização da vida urbana, a situação de rua se integra às reflexões críticas da Arquitetura e do Urbanismo para debatermos as condições nas quais determinados corpos vivenciam as cidades. Nesta pesquisa, desenvolvida como uma leitura espacializada da teoria da performatividade, de Judith Butler, a relação das pessoas que estão em situação de rua por tempo prolongado com o espaço público urbano é vista por meio de suas experiências perceptivas e corporificadas. Como fundamentação teórica, a relação do corpo com o espaço urbano é interpretada em suas dimensões material, social, cultural, política e econômica; a identidade indica o espaço público urbano como palco da reafirmação das diferenças; e a performatividade pode ser entendida como o momento em que o ambiente afeta o comportamento do indivíduo, pois trata de papéis sociais exercidos a partir de uma condição que o categoriza socialmente. Buscou-se, assim, uma abordagem transdisciplinar com o objetivo de investigar processos de subjetivação na cidade contemporânea, guiada pela temática corpo-cidade, a partir da situação de rua. Essa pesquisa tem abordagem fenomenológica, com referência principal a Merleau-Ponty, e se enquadra na categoria de pesquisas corporificadas. Foram realizadas observações e entrevistas semiestruturadas com pessoas em situação de rua na cidade de Juiz de Fora-MG e analisadas suas experiências vividas no espaço público urbano. O conceito de “performatividade urbana” foi estruturado, constatando a hipótese originária do trabalho, e é apresentado como a condensação da experiência corporificada no espaço- tempo, que se inscreve no sujeito e extrapola os limites individuais para se manifestar como prática pública do corpo. Considera-se que a articulação de um urbanismo corporificado passe pela reflexão dos processos de subjetivação dos corpos habitantes de cidades, absorvendo diferenças e interseccionalidades para proporcionar espaços públicos que possam ser usados com equidade e segurança por todos os corpos. Palavras-chave: Moradores de rua. Corpo e cidade. Pesquisa corporificada. Fenomenologia da percepção. Fenomenologia urbana. Urbanismo corporificado.