2024-03-29

Considerando a realidade da inserção da tecnologia no contexto do ensino, a pesquisa buscou investigar como os professores de Design avaliam o ambiente de aprendizagem por meio do Modelo TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge). O objetivo geral é compreender a aplicação do TPACK em cursos de graduação em Design, visando aprimorar a inserção de tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem. Na primeira etapa da pesquisa foi realizada uma revisão de literatura para fundamentação e discussão do tema. A metodologia para desenvolvimento do trabalho inclui pesquisa de campo que envolveu a aplicação de questionários a professores e a coordenadores de cursos de Design, grupos focais, estudos de caso e entrevistas com professores de Design. Foi também realizado um experimento empírico que consistiu na preparação de atividades e na avaliação do ambiente de aprendizagem com um grupo de professores da área em uma Instituição. Os resultados destacam a importância da utilização do TPACK como modelo para análise do ambiente de aprendizagem, evidenciando a necessidade de os professores possuírem conhecimento e habilidades para avaliar de forma eficaz o ambiente educacional. A pesquisa contribuiu para a reflexão sobre a inserção de novas tecnologias no ensino de Design, fornecendo insights para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem nesse contexto específico. Palavras-chave: Technological Pedagogical Content Knowledge;TPACK; Tecnologias Digitais; Design; Arquitetura.
Considering the reality of the insertion of technology in the teaching context, the research sought to investigate how Design teachers evaluate the learning environment through the TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge) model. The general objective is to understand the application of TPACK in undergraduate Design courses, aiming to improve the insertion of digital technologies in the teaching and learning process. In the first stage of the research, a literature review was carried out to support and discuss the topic. The methodology for developing the work includes field research that involved the application of questionnaires to Design teachers and course coordinators, focus groups, case studies and interviews with Design teachers. An empirical experiment was also carried out, which consisted of preparing activities and evaluating the learning environment with a group of teachers in the area at an institution. The results highlight the importance of using TPACK as a model for analyzing the learning environment, highlighting the need for teachers to have knowledge and skills to effectively evaluate the educational environment. The research contributed to reflection on the insertion of new technologies in Design teaching, providing insights for improving the quality of teaching and learning in this specific context. Keywords: Technological Pedagogical Content Knowledge; TPACK; Digital Technologies; Design; Architecture.

Arquitetura, Design, Tecnologia, Estudo e ensino

SOUZA, Sandro Ferreira de. Análise do ambiente de aprendizagem de cursos de graduação em design através do modelo TPACK. 2024. 231 f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2024.