Acervos
URI permanente desta comunidadehttps://locus.ufv.br/handle/123456789/29475
Navegar
19 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Educação e pandemia: entre crises e (trans)formações(Pedro e João Editores, 2023-07-11) Pratas-Linhares, Martha Maria; Corrêa, Thiago Henrique BarnabéRESUMOItem Algodão no cerrado: logística e operações práticas: volume 1: do planejamento agrícola à aplicação de reguladores de crescimento(CEAD, 2019) Berger, Paulo Geraldo; Lima, Tricia Costa; Oliveira, RodrigoA finalidade deste trabalho é mostrar aos leitores, principalmente estudantes de Agronomia, o manejo prático da cotonicultura para que, ao concluírem seu curso, possam ter uma visão mais próxima da realidade que os produtores vivem no campo.Item Algodão no cerrado: logística e operações práticas: volume 2: do manejo integrado de pragas à comercialização da fibra(CEAD, 2019) Berger, Paulo Geraldo; Lima, Tricia Costa; Oliveira, RodrigoA finalidade deste trabalho é mostrar aos leitores, principalmente estudantes de Agronomia, o manejo prático da cotonicultura para que, ao concluírem seu curso, possam ter uma visão mais próxima da realidade que os produtores vivem no campo.Item Crisântemo: do plantio à colheita(CEAD, 2019) Barbosa, José Geraldo; Grossi, José Antonio Saraiva; Borém, AluízioDestina-se aos acadêmicos do curso de agronomia e a produtores de crisântemo, contendo resultados relevantes originados das pesquisas que constituem informação para os professores e pesquisadores. Em adição, disponibiliza aos produtores, de forma direta e simples, as técnicas de manejo da cultura, no sentido de obterem maior produção com a qualidade exigida pelo mercado e com retorno financeiro satisfatório.Item Olericultura: a arte de cultivar hortaliças(CEAD, 2019) Puiatti, MarioEsta obra é dirigida aos amantes das hortaliças, com informações básicas sobre as peculiaridades da atividade olerícola. Embora escrita em linguagem simples e ilustrada com fotos de forma a atender a curiosidade de leigos no assunto, as informações dessa publicação são fonte importante de conhecimento para estudantes do ensino técnico e também superior na área das ciências agronômicas.Item Receitas 3s: sem glúten, saudáveis e simples(CEAD, 2020) Ferreira, Gabriella França de Brito; Souza, Mariana Ferreira de; Oliveira, Adna Cecília Castro de; Gouveia, Gabriela Ferreira; Nunes, Rafaela Silveira Vilela; Binoti, Mirella LimaA criação do livro RECEITAS 3S: SEM GLÚTEN, SAUDÁVEIS E SIMPLES tem como objetivo divulgar as receitas da base de dados do projeto para a população e estudantes, principalmente para os portadores de Doença Celíaca, buscando-se, dessa forma, oferecer mais autonomia para que se alimentem por meio de opções de preparações sem glúten, simples e saudáveis. Apesar de serem sem glúten devido ao enfoque do projeto no público celíaco, as receitas podem ser utilizadas por quaisquer indivíduos, não somente para os portadores de DC, visto que são preparações saudáveis e de simples elaboração, que seguem a recomendação do Guia Alimentar para População Brasileira de priorizar a utilização de alimentos in natura e minimamente processados.Item Taro: cultura, cultivo e usos(CEAD, 2021) Puiatti, MarioEsta obra vem preencher uma lacuna na literatura brasileira abordando, de maneira ampla, aspectos da cultura do taro, com enfoque, especialmente, nas nossas condições edafoclimáticas. O taro [Colocasia esculenta (L.) Schott] é uma hortaliça tuberosa (cormosa), de origem tropical, denominada populamente de “inhame” no centro-sul do Brasil.Item Metrologia e instrumentação: metrologia e incerteza de medição(CEAD, 2023) Tibiriçá, Álvaro Messias Bigonha; Reis, Alexandre MartinsEste trabalho é o primeiro de uma série a ser lançado pelos autores e foi desenvolvido com base, principalmente, na terceira edição do Guia para a Expressão da Incerteza de Medição publicado pelo INMETRO em agosto 2003 (ABNT, 2003) e no Vocabulário Internacional de Metrologia – Conceitos Fundamentais e Gerais e Termos Associados (INMETRO, 2012). Os autores esperam que este texto seja uma ferramenta de consulta para os que buscam compreender o processo de relatar medições e estimar suas incertezas.Item Tecnologias aplicadas aos processos de ensino e aprendizagem(CEAD, 2019) Souza, Vinícius Catão de Assis; Magalhães, Juliana Vieira AfonsoO Programa de Bolsa para Pesquisa em Ensino da Cead-UFV foi criado, há dois anos, para, entre outros objetivos desenvolver e implementar propostas didático-metodológicas que favorecessem a melhoria nos processos de ensino e aprendizagem, utilizando para isso as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).Ao longo dos dois últimos anos o Programa beneficiou 16 estudantes, que, além de serem contemplados com bolsas, puderam exercitar sua criatividade e capacidade de pesquisa, refletindo sobre a importância do uso das metodologias diferenciadas no favorecimento da formação empreendedora e alinhada com as demandas profissionais para o século XXI. A partir dos projetos, alguns desses alunos tiveram e podem ainda ter a possibilidade de aprofundar seus estudos na pós-graduação e/ou dedicando à pesquisa acadêmica.Item Planejamento e produção de materiais didáticos para EAD(CEAD, 2019) Mota, João Batista; Leonardo, Estela da SilvaUm dos elementos determinantes no sucesso ou não de um curso a distância é o material didático. Ele tem de ser bem planejado, produzido e combinado – de forma coerente e harmonizada – com os demais recursos, a fim de proporcionar ao aluno a possibilidade do autoaprendizado, da plena compreensão do conteúdo e da construção do conhecimento. Por isso, mais do que na educação presencial, na EAD os cuidados nessa produção devem ser redobrados: da linguagem e programação visual até as mídias escolhidas, todos os aspectos devem ser bem checados. Nosso objetivo com esta apostila PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA CURSOS A DISTÂNCIA não é fazer com que você se torne um designer, cinegrafista, técnico de áudio, programador visual ou editor. Nada disso. A produção de material didático para EAD é um trabalho em equipe, no qual você deve contar com os profissionais certos nos lugares certos. No entanto, é importante que você conheça o funcionamento de cada mídia, sua utilidade e os cuidados fundamentais. Dessa forma, será possível saber exatamente o que pedir a cada técnico e coordenar todo o trabalho. Por isso, baseamos o conteúdo desta apostila não só na literatura disponível sobre o tema, mas principalmente procuramos fundamentá-lo na prática desenvolvida pela CEAD nos últimos anos. Os erros e acertos do dia a dia nos possibilitaram oferecer agora boas opções para você trilhar o seu aprendizado em EAD.