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    Cead 15 anos: reflexões sobre experiência didática em EAD
    (CEAD, 2016) Gomes, Silvane Guimarães Silva; Mota, João Batista; Leonardo, Estela da Silva
    No momento em que comemora mais um aniversário, a Cead lança uma edição especial da Série Conhecimento dedicada à Educação a Distância: Cead 15 anos: Reflexões sobre experiência didáticas em EAD. Na publicação estão artigos sobre relatos variados de experiências da Cead, seja no uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) no processo de ensino-aprendizagem, seja na adoção de novas metodologias na prática docente.
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    Anatoblocos: blocos didáticos para o estudo da anatomia vegetal
    (CEAD, 2016) Ventrella, Marília Contin
    Esse é um material didático complementar às aulas de Anatomia Vegetal, disponibilizado, de forma digitalizada e gratuita, para alunos e professores desde o ensino médio até a pós-graduação. Nesta apostila, são abordados os principais tópicos da Anatomia das Espermatófitas, como células, tecidos e órgãos, utilizando espécies de interesse para as Ciências Agrárias e Biológicas. Alguns anatoblocos apresentam estruturas tridimensionais, enquanto outros apresentam uma sequência de imagens relacionadas a um mesmo tema. A proposta de montagem dos anatoblocos também pode estimular o interesse dos alunos e facilitar o aprendizado, pois é lúdica e remete a atividades da infância.
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    Coleções botânicas com enfoque em herbário
    (CEAD, 2015) Fonseca, Rúbia Santos; Vieira, Milene Faria
    O Brasil dispõe da flora mais rica do mundo, que está distribuída por complexos vegetacionais denominados domínios (por exemplo: Floresta Atlântica), que por sua vez são compostos por diferentes formações vegetais (Floresta Estacional Decidual ou Semidecidual). Fazem parte dessa riqueza de plantas: espécies de ampla distribuição, que ocorrem em diferentes formações vegetais e, assim tolerantes a diferentes condições ambientais; espécies restritas a uma formação ou região, e espécies desconhecidas para a ciência. A diversidade de espécies, somada às variações morfológicas naturais que elas apresentam ao longo da sua distribuição, dificulta seu reconhecimento e, consequentemente, a sua correta identificação. Os taxonomistas vegetais são os profissionais responsáveis pela correta identificação, que é o “pontapé inicial” para quaisquer pesquisas relacionadas às plantas. Entre essas pesquisas, aquelas que visam à conservação dos nossos domínios vegetacionais, bastante degradados, dependem diretamente de levantamentos de floras, aumentando a importância de inventários botânicos. Essa importância culminou em investimentos e estímulos do governo brasileiro para o desenvolvimento de pesquisas que ampliem o conhecimento da nossa biodiversidade (www.cnpq.br/web/guest/ppbio; www.cnpq.br/web/guest/apresentacao6). Com o intuito de colaborar nessa empreitada botânica, escrevemos o presente material didático. Nosso principal objetivo é instruir estudantes, de graduação e de pós-graduação, sobre como realizar coletas de plantas para a identificação e prepará-las para serem armazenadas em Herbários, como material testemunho de suas pesquisas. As coleções botânicas denominadas de Herbários armazenam plantas inteiras ou fragmentadas secas e são repositórios científicos permanentes. Pela sua importância, enfatizamos aqui essas coleções, que são, sem dúvida, o cerne das demais coleções botânicas. Adicionalmente, citamos e definimos outras coleções, com diferentes finalidades. Como resultado desse nosso texto botânico, esperamos auxiliar na formação de recursos humanos capacitados para trabalhar na grande missão, que é o reconhecimento da flora brasileira, ferramenta básica para o desenvolvimento sustentável.
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    Biologia reprodutiva em angiospermas: síndromes florais, polinizações e sistemas reprodutivos sexuados
    (CEAD, 2014) Vieira, Milene Faria; Fonseca, Rúbia Santos
    Após a leitura deste material, esperamos que o aluno consiga dimensionar a complexidade dos elos entre plantas e seus polinizadores, enxergar as suas belezas e – quem sabe – possa ser estimulado o suficiente para atuar profissionalmente como biologista da polinização. Aqui não serão abordados outros elos, que são as plantas e os seus dispersores, porque esse assunto é outra história. Por falar em história, concluímos esta apresentação com um conto, que expressa, de forma lúdica, a interdependência entre as plantas e os seus polinizadores, que garante o futuro das nossas matas.
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    Plantas ornamentais e paisagismo: a história da arte dos jardins
    (CEAD, 2014) Stringheta, Ângela Cristina Oliveira; Coelho, Lívia Lopes
    Desde os tempos mais remotos, o desenvolvimento da humanidade se reflete no mundo das artes. Artistas de diversas áreas representam em seus trabalhos o cotidiano e as crenças de uma sociedade em determinada época.Da mesma forma, a evolução histórica dos jardins demonstra o sentimento década civilização em relação à natureza, sempre em busca do suprimento de suas necessidades tanto diretas, como a produção de alimentos, quanto indiretas,mais voltadas para a estética, visando representar um lugar ideal e perfeito.
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    Desenho técnico e arquitetônico
    (CEAD, 2013) Monnerat, Patrícia; Soares, Josarlete
    Este material foi desenvolvido como material de apoio às aulas da disciplina de graduação ARQ100 - Desenho Técnico, oferecida pelo Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Viçosa. Trata-se, assim, de uma síntese sobre o conteúdo teórico apresentado na referida disciplina, cujo objetivo é fornecer ao estudante informações úteis para a interpretação e a execução de desenhos técnicos.
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    Desenho geométrico
    (CEAD, 2013) Albrecht, Clarissa Ferreira; Oliveira, Luiza Baptista de
    Este material foi desenvolvido como apoio didático à disciplina de graduação ARQ 102 Desenho Geométrico, oferecida pelo Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Viçosa. O objetivo é apresentar, de forma lógica e instrutiva, o conteúdo abordado na disciplina Desenho Geométrico, possibilitando o estudo e o entendimento de outros tipos de desenhos úteis na Arquitetura, Engenharia, Matemática e outras áreas de conhecimento. Ressalta-se que o estudo e a prática do Desenho Geométrico se constituem num exercício mental capaz de desenvolver o raciocínio lógico-dedutivo e a criatividade na busca por soluções de problemas diversos.
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    Funções de interesse químico para o Microsoft Excel
    (CEAD, 2013) Oliveira, André Fernando de
    Antigamente, antes da era da informática, o estudo de equilíbrio era pautado em cálculos exaustivos ou em inúmeras aproximações, sendo que essas últimas limitavam consideravelmente a abrangência dos cálculos, restringindo-os a situações usualmente muito simples e pouco aplicadas. Com a era da informática, foi possível fazer uma releitura do estudo de equilíbrio químico em solução aquosa, resolvendo e calculando, de maneira simples, inúmeros parâmetros de interesse da área química e, assim, permitindo que o universo de aplicações dessa área pudesse ser ampliado. Essa releitura iniciou–se com o livro Equilíbrio Químico em Soluções Orientado à Aplicação e avança com o conjunto de planilhas e softwares que formam a suíte EQUISa e com o auxílio deste guia de referência e de outros textos e tutoriais em desenvolvimento.
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    Métodos histoquímicos aplicados às sementes
    (CEAD, 2013) Ventrella, Marília Contin; Almeida, Andrea Lanna; Nery, Lays Araújo; Coelho, Victor Peçanha de Miranda
    Esta apostila é uma coletânea de métodos histoquímicos relacionados à detecção de compostos estruturais, de reserva e do metabolismo secundário presentes em sementes. Os métodos originais foram referenciados e os métodos propostos podem apresentar pequenas modificações em relação aos originais, além de algumas opções de uso e comentários. Para orientar a avaliação dos resultados, foram selecionadas fotomicrografias de materiais exibindo reação positiva para os diferentes testes histoquímicos apresentados.
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    Temas em história da arte
    (CEAD, 2012) Camisassa, Maria Marta dos Santos
    A inclusão de uma disciplina de Temas em História da Arte em um curso de graduação de História visa fundamentalmente ampliar o campo de visão do futuro historiador, seja na docência, na pesquisa ou no trabalho profissional junto a instituições públicas ou privado. As artes, entendidas como uma expressão da cultura de uma sociedade, de um grupo social, enfim, como uma manifestação sociocultural, fazem parte do processo histórico.