Química - Mestrado Profissional

URI permanente para esta coleçãohttps://locus.ufv.br/handle/123456789/21570

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Química e literatura na sala de aula: crônicas periódicas
    (Universidade Federal de Viçosa, 2020-07-15) Costa, Gustavo Henrique dos Santos; Oliveira, Marcelo Ribeiro Leite de; http://lattes.cnpq.br/5391996277159210
    Esta pesquisa foi realizada na Escola Estadual Ordem e Progresso, da rede estadual de ensino da cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, com o objetivo de analisar a eficácia de se trabalhar a leitura e a escrita em sala de aula, juntamente com o conteúdo de química. Foi aplicada para estudantes do primeiro ano do ensino médio. Foi proposta a leitura de um livro de crônicas relacionadas a elementos químicos: Elementar, caros amigos – o fascinante dia a dia dos átomos, Ed. A Girafa, 2013. Após a leitura e palestras do autor do livro na escola, os estudantes foram desafiados a elaborar textos literários sobre um elemento químico de livre escolha. Esses textos foram corrigidos e compilados em forma de livros, sendo produzidos cinco volumes diferentes, um para cada uma das cinco turmas participantes do projeto. O desenvolvimento do projeto foi avaliado por meio de questionários aplicados no início e ao final do ano letivo. O primeiro questionário envolveu perguntas relacionadas ao perfil dos estudantes quanto aos conhecimentos prévios de química e sua habilidade de leitura e escrita antes do início do projeto. O segundo questionário avaliou o progresso dos estudantes ao longo do ano letivo e, ainda, a sua satisfação em relação às atividades executadas. De acordo com os dados analisados observa-se que essa abordagem é viável como proposta interdisciplinar (química, literatura e língua portuguesa), sendo uma ótima ferramenta de auxílio em sala de aula para o aprendizado dessas disciplinas. Palavras-chave: Literatura e química. Tabela periódica. Elementos químicos. Estratégia de ensino.