Química - Mestrado Profissional
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Item A experimentação no ensino da eletroquímica: abordagens, potencialidades e desafios para uma aprendizagem significativa(Universidade Federal de Viçosa, 2023-05-05) Marçal, Elaine de Oliveira; Costa, Deyse Gomes da; http://lattes.cnpq.br/6790829481613299O ensino da eletroquímica nos modos tradicionais, comumente aborda uma série de assuntos tidos como complexos e distantes do contexto cotidiano dos alunos do en- sino médio, portanto, faz-se necessária a utilização de alguns recursos didáticos atra- tivos para deixá-lo mais significativo. Devido às dificuldades encontradas no processo ensino-aprendizagem deste conteúdo, o presente trabalho foi elaborado com o obje- tivo de realizar uma revisão sistemática em artigos científicos que apresentam a ex- perimentação como uma metodologia de ensino, afim de investigar as principais abor- dagens (demonstração, investigação e verificação), potencialidades e desafios encon- trados no uso das práticas experimentais. A seleção da literatura foi realizada através da plataforma Google Scholar® com as seguintes palavras: experimentação e eletro- química. As análises foram realizadas pelo Meta-modelo de Análise e Exploração do Conhecimento Científico® (MAECC®). O resultado do estudo serviu de embasamento para desenvolver uma sequência didática, composta de roteiros para aulas práticas, que podem auxiliar o professor em suas aulas de química. Alguns destes roteiros, fundamentado nas teorias pedagógicas de Montessori que defende a utilização de materiais concretos para auxiliar no processo de aprendizado, foram estruturados para permitir que o aluno execute os experimentos individualmente ou em grupo. Para estes roteiros foram elaborados procedimentos, passo a passo, que serviram para a construção de um kit experimental, com materiais de fácil acesso. Mediante análise documental e aplicação piloto, pode-se concluir que a experimentação é uma ferra- menta eficaz para a compreensão de fenômenos que a eletroquímica propõe-se ex- plicar e que as três abordagens analisadas: demonstração, investigação e verificação, dão enfoques diferentes, porém ambas podem favorecer uma aprendizagem signifi- cativa, desde que sua execução seja bem planejada pelo professor. Palavras-chave: Ensino da eletroquímica. Experimentação. MAECC®. Aprendizagem significativa. Montessori.Item Atividades experimentais para o ensino de gases em período de aulas remotas(Universidade Federal de Viçosa, 2021-03-12) França, Alexsandro Araújo; Costa, Deyse Gomes da; http://lattes.cnpq.br/3358465333677704No ensino de ciências naturais, deve-se ressaltar a harmonia entre o fenômeno que ocorre, a teoria a ele associada e os experimentos que podem ser devolvidos para testar aquela dada hipótese. Entretanto, a harmonia entre experimento, teoria e fenômeno foi quebrada com o decreto de isolamento social, no ano de 2020, em função da pandemia da Covid-19. O cenário de pandemia alterou o sistema educacional tradicional, exigindo o oferecimento de aulas remotas. Para isso, várias escolas utilizaram plataformas de transmissão de aulas síncronas, como Google Meets Ⓡ , Zoom Ⓡ e Microsoft Teams Ⓡ . Aqui vale ressaltar que aulas remotas são diferentes do sistema de ensino à distância (EaD). Trata-se de uma ação emergencial dada a suspensão das aulas presenciais. Os materiais não foram elaborados para o estudo sem a presença do professor. Na maioria dos casos, os materiais e a duração das aulas são os mesmos praticados antes do isolamento social, apenas aplicando- se a transferência para o ambiente virtual. Esse novo cenário não é uma opção, mas uma necessidade, contudo, nem os professores, nem as instituições de ensino estão preparados para conduzir o ensino nessa nova modalidade, lembrando que na proposta do Governo Federal para o Novo Ensino Médio, até 20% da carga horária do aluno no turno vespertino e 30% no turno noturno poderão ser feitas de forma on- line, ou seja, essa modalidade de ensino foi introduzida de forma emergencial devida à pandemia, mas uma modalidade parecida também faz parte da proposta governamental. O cansaço dos alunos de ficarem diante de uma tela do computador, celular ou tablets por muito tempo, a sobrecarga dos profissionais de educação, métodos de avaliação ineficaz, são alguns dos fatores que se apresentam como obstáculos a serem superados. Trabalhar com experiências e simuladores, mesmo que simples, pode ajudar docentes e discentes a terem aulas mais dinâmicas e que contribuam mais para a aprendizagem. Hoje, há disponíveis vários simuladores, plataformas de comunicação remota que também podem ser utilizadas como ferramentas de ensino. Vários são gratuitos e compatíveis com celulares, tablets e computadores, uma alternativa para que vários professores diversifiquem suas aulas. Este trabalho busca apresentar uma sequência de atividades didáticas para o estudo dos gases ideias, explorando o ensino teórico e atividades experimentais, por meio do uso de simuladores como o PHET (Interactive Simulations), atividades experimentais que podem ser desenvolvidas pelos estudantes em casa, utilizando materiais de fácil acesso, balões de festa, seringa, garrafa pet, canudo, massa de modelar, água quente e fria, e vídeos, em uma tentativa de contextualizar o tema, facilitando a aprendizagem e trazendo maior participação dos alunos. O trabalho foi aplicado de forma piloto em duas turmas do primeiro ano do ensino médio de escolas diferentes, cada escola utiliza uma plataforma de transmissão de aulas diferente: Google Meets Ⓡ e Zoom Ⓡ . Ao final da aplicação piloto, pode-se concluir que aulas experimentais com materiais de fácil acesso e custo baixo são possíveis, mesmo remotamente, os avanços apresentados pelos estudantes da primeira aula da sequência até a aplicação de exercícios puderam ser percebidos tanto pelo bom número de acertos nas listas de exercícios realizadas pelos estudantes como pelo resultado das avaliações realizadas. Palavras-chave: Química. Estudo e ensino. Experiências. Ensino à distância. Ensino auxiliado por computador. Google Meets ( Aplicativo de videochamadas). Zoom Vídeo Communications (Aplicativo de videochamadas).