Química - Mestrado Profissional
URI permanente para esta coleçãohttps://locus.ufv.br/handle/123456789/21570
Navegar
Item As bolhas do gás no refrigerante: uma proposta didática com abordagem CTS para o ensino de Ciências/Química(Universidade Federal de Viçosa, 2021-08-14) Freitas, Admilson Xavier de; Despaigne, Angel Amado Recio; http://lattes.cnpq.br/9859445830361432O ensino de Ciências/Química deve promover a compreensão do macroscópico (fe- nomenológico), do submicroscópico e do simbólico (teórico), de forma que a prática do docente faça sentido para o aluno, contribuindo para um processo de ensino e aprendizagem mais eficaz. Assim, o planejamento do professor parte da observa- ção, ou seja, da dimensão do visível, percorrendo o rearranjo de átomos e moléculas até a representação das substâncias, utilizando a linguagem científica. As novas metodologias e olhares em relação ao ensino de Ciências e da própria Química sensibilizam o aluno quanto ao valor desta disciplina no seu cotidiano. Deste modo, a sala de aula se torna um ambiente propício para as práticas, possibilitando aulas mais dinâmicas e contextualizadas, que não necessitam de um espaço próprio, como seriam os laboratórios. Este trabalho traz uma proposta de atividades experimentais para turmas de Ensino Fundamental e Médio, visando associar o cotidiano dos alunos aos conteúdos de Química ministrados em sala de aula. As bolhas do gás nos refrigerantes formam o contexto escolhido para desenvolver uma sequência didática e uma pesquisa sobre a evolução do aprendizado com relação aos seguintes conteúdos: influência da temperatura e da pressão na solubilidade de um gás; funções inorgânicas, reações ácido-base e indicadores de pH. Almeja-se que estudantes e professores superem a diversidade e as dificuldades na aplicação destes conteúdos, contribuindo para a desmistificação de que a Química é um bicho de sete cabeças. Palavras-chave: Ciência(s). Química. Abordagem CTS. Ensino por investigação. Experimentação. Bolhas do gás no refrigerante. Sequência didática.Item Experimentos de química para aprimorar a experiencia educacional em sala de aula(Universidade Federal de Viçosa, 2023-12-12) Hott, Natália Teixeira; Alvarenga, Elson Santiago de; http://lattes.cnpq.br/8839490135703226O ensino de química é permeado por algumas dificuldades, pois vários alunos relatam que não conseguem associar os conteúdos com sua realidade e não identificam apli- cabilidade em algumas fórmulas, teorias ou conceitos. O presente trabalho busca ma- neiras de construir experimentos para serem utilizados em sala de aula, com materiais de fácil acesso, que possibilitem essa conexão com as fases representacional, feno- menológica e teórica, que, em conjunto, caracterizam a construção do conhecimento químico. Ao todo, são nove experimentos na temática de reações químicas inorgâni- cas, que possuem um caráter investigativo e são de simples execução, ordenados de maneira a considerar turmas e professores que não possuem familiaridade com essa atividade. Os experimentos foram avaliados por seis professores de química do ensino médio regular, de acordo com a escala de Likert, ficando claro que o produto educa- cional pode ser usado nas aulas como recurso didático. Na sua totalidade, os profes- sores avaliaram o produto educacional positivamente para uso em sala aula, tor- nando-o aplicável no ensino médio. Palavras-chave: Ensino de química. Experimentação. Reações inorgânicas.