Arquitetura e Urbanismo

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    A atuação do poder público e seus impactos no espaço intraurbano de Varginha/MG, no período de 1970 a 2020
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-04-05) Rodrigues, Helen Ribeiro; Faria, Teresa Cristina de Almeida; http://lattes.cnpq.br/2860131024290349
    Esta tese dedica-se a analisar a atuação do poder público no espaço intraurbano no período de 1970 a 2020, possuindo como recorte espacial a cidade média de Varginha/MG. Diante da reestruturação produtiva decorrente do processo de globalização da economia, a organização sócio-espacial vem sofrendo reestruturações para atender às demandas do capitalismo. Neste contexto, as formas espaciais caracterizam-se como locus das atividades econômicas e políticas, cabendo ao poder público (re)produzir a organização sócio-espacial. Ressalta-se que o poder público enquanto agente social é responsável por desempenhar múltiplos papeis na produção espacial, visto que possui o papel de centralizador dos interesses e conflitos dos demais agentes produtores do espaço urbano. Parte-se da hipótese que o Estado, agente público considerando todas as suas esferas (municipal, estadual e federal), atua de maneira significativa na produção do espaço urbano varginhense, e que o fato de Varginha ser uma cidade média, condiciona a sua forma de atuação. A pesquisa baseou-se em revisão bibliográfica, análise documental do histórico da cidade, de planos e programas de desenvolvimento de Varginha e região, da legislação urbanística varginhense, além de análise cartográfica comparando-se a evolução urbana, a fim de analisar a influência da atuação do poder público na indução do desenvolvimento urbano de Varginha. Também foram realizadas entrevistas semiestruturadas com indivíduos que ocupam cargos públicos na Prefeitura Municipal de Varginha com o intuito de compreender a forma de atuação destes agentes, suas estratégias e impasses. Os resultados alcançados possibilitaram analisar sobre como as atividades econômicas e políticas articulam-se e condicionam a produção do espaço urbano varginhense e que o perfil da cidade média resultou em formas específicas de atuação do Estado no período estudado. É notório que todos os entes governamentais possuem interesses e estratégias voltados ao desenvolvimento socioeconômico e que o poder público vem atuando em consonância com os interesses dos principais agentes econômicos que performam em Varginha. Na escala intraurbana ficam evidentes as modificações, influências e impactos da atuação do poder público na produção espacial. Salienta-se que, para que este processo ocorra de forma sustentável, a política municipal, em especial o plano diretor e a legislação urbanística, devem consistir em instrumentos de contínua avaliação e revisão, visto que a cidade é altamente mutável e condicionada aos agentes internos e externos, públicos e privados. Palavras-chave: Reestruturação produtiva. Cidade média. Varginha/MG. Produção do espaço.
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    As novas tendências urbanísticas decorrentes das inovações no setor industrial e de logística nas cidades médias: Varginha-MG e seu entorno
    (Universidade Federal de Viçosa, 2018-02-19) Rodrigues, Helen Ribeiro; Faria, Teresa Cristina de Almeida; http://lattes.cnpq.br/2860131024290349
    Esta dissertação dedica-se a analisar como as novas tendências do urbanismo nas cidades medias decorrem das inovações no setor industrial e de logística. Com a globalização, as cidades medias têm desempenhado um papel importante tanto em relação a integração quanto ao desenvolvimento regional. Diante do exposto, a cidade de Varginha, situada no sul do estado de Minas Gerais, vem desempenhando um papel de articuladora logística do espaço regional e sua localização estratégica vem atraindo indústrias de diferentes setores. Parte-se da hipótese de que as mudanças territoriais e socioambientais do município objeto de analise e municípios limítrofes (Elói Mendes, Três Corações e Três Pontas) são decorrentes da atual organização espacial e temporal do setor industrial e logístico na cidade, destacando-se o papel da BR-381 - Rodovia Fernão Dias, do Aeroporto de Varginha - Major Brigadeiro Trompowsky e do Porto Seco Sul de Minas. A pesquisa baseou-se em revisão bibliográfica, analise documental da legislação urbanística municipal de Varginha, Elói Mendes, Três Corações e Três Pontas, além da legislação aplicada aos espaços estudados, e cartográfica, comparando-se a evolução urbana das imagens aéreas do Google Earth, a fim de analisar a influência dos equipamentos urbanos na configuração territorial e socioambiental de Varginha, observando-se o avanço da urbanização e o surgimento de uma nova centralidade, impostos pelos distritos industriais e logísticos. Alem disso, foram realizadas entrevistas com indivíduos da gestão urbana, setor industrial e imobiliário visando avaliar meios de otimização do planejamento urbano na consolidação destas novas tendências. Os resultados produzidos oportunizaram a observação e analise da relação entre os rearranjos produtivos e o desenvolvimento urbano de Varginha e região. Nesse ponto, notou-se que a intensificação do desenvolvimento industrial e logístico afetou e ainda afeta a paisagem urbana e regional de forma significativa.