Arquitetura e Urbanismo

URI permanente para esta coleçãohttps://locus.ufv.br/handle/123456789/193

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Instrumentos para melhoria e inovação da gestão do processo de projeto em pequenas em- presas de arquitetura em Viçosa-MG
    (Universidade Federal de Viçosa, 2017-04-19) Faria, Renata Soares; Tibiriçá, Antônio Cleber Gonçalves; http://lattes.cnpq.br/5849717429114237
    A construção civil representa um setor econômico importante e as empresas de projeto de arquitetura e engenharia contribuem com este setor com um enorme contingente de micro e pequenas empresas: do total de empresas 85,45% são de pequeno porte e possuem até quatro funcionários (SINAENCO, 2015). Este recorte, embora bastante importante, lida com um cenário de restrições de recursos e limitações na gestão do processo de projeto. Para mitigar os efeitos destas restrições, além de oportunizar maior aproveitamento das potencialidades e alcançar maior qualidade ao processo e produtos, torna-se necessário investir em melhorias e inovação. Com esta percepção e motivação, o trabalho objetivou elaborar diretrizes e recomendações para subsidiar arquitetos e engenheiros em escritórios de pequeno porte, dedicados a arquitetura, para a melhoria e inovação da gestão de seus processos de projetos. Para tal, por sua natureza exploratória, o trabalho apoiou-se em revisão bibliográfica e pesquisas em campo. Para coleta e tratamento dos dados recorreu- se às técnicas: Mapeamento de Fluxo de Valor, 5W2H e às matrizes SWOT e GUT. Os resultados sinalizam que os escritórios pesquisados em Viçosa-MG possuem experiência e condições físicas e técnicas para o desenvolvimento de projetos de arquitetura; no entanto, carecem de aprimoramentos na gestão do processo de projeto. Verificou-se que as limitações na administração das empresas geram interferências na gestão dos processos de trabalho de desenvolvimento de projetos. Os resultados da pesquisa apresentam um cenário capaz de oferecer informações suficientes para uma proposta de melhoria. As diretrizes elaboradas a partir deste cenário poderão fomentar e catalisar processos decisórios para melhoria. Completando os resultados, a metodologia de coleta de dados mostrou-se válida para processos de diagnóstico e planejamento de melhoria e inovação em ambientes dos escritórios pelos próprios gestores.