Arquitetura e Urbanismo

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    Modelo para identificação e gestão de requisitos de desempenho em projetos de espaços educacionais em instituições públicas de ensino superior
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-03-28) Faria, Renata Soares; Andery, Paulo Roberto Pereira; http://lattes.cnpq.br/5849717429114237
    As universidades públicas possuem uma infraestrutura física extensa acomodando diversas edificações com finalidades e públicos específicos. A qualidade dos espaços impacta as atividades realizadas e além disso, os ativos demandam recursos materiais, gerenciais e financeiros para sua operação e manutenção. A qualidade dos espaços e custos de operação e manutenção são aspectos inerentes ao desempenho da edificação, assim como tantos outros aspectos intrínsecos à construção. O desempenho das edificações está diretamente vinculado ao processo de projeto das disciplinas de arquitetura e engenharia, daí a importância de trabalhar os conceitos de projetos orientados ao desempenho. O objetivo foi apresentar um modelo para identificação e incorporação dos requisitos de desempenho em projetos de novos espaços educacionais em instituições de ensino superior, focando nas fases iniciais de desenvolvimento de projetos, o que corresponde às fases de elaboração e consolidação do programa de necessidades. Por meio da abordagem do Design Science Research (DSR), a pesquisa foi desenvolvida em cinco etapas. Uma primeira fase de identificação do problema, uma de entendimento dos aspectos do problema e objeto de pesquisa, uma terceira de proposição de solução seguida pela avaliação da proposta e, por fim uma fase de crítica das contribuições da solução no âmbito acadêmico e das práticas de mercado. Com uma abordagem relacionada à estrutura conceitual do Performance Based Building (PBB), também foi utilizado como referência o modelo de gestão de processo de projeto desenvolvido e publicado pelo SINDUSCON-MG (2016), com as adaptações necessárias para as especificidades do processo de projeto em instituição pública. O modelo elaborado apresenta inicialmente uma visão geral do processo de projeto, fazendo destaque às indicações relacionadas especialmente à gestão de requisitos. Para cada fase deste processo foram determinadas entradas, saídas, atividades a serem realizadas e documentos padrões de suporte ao projetista. Este modelo foi avaliado por 13 especialistas, os quais sugerem que a proposta é uma alternativa viável e que pode potencialmente ser implantada em um escritório de projetos em uma universidade pública. Palavras-chave: Requisitos de desempenho em projetos de arquitetura. Performance Based Building. Gestão de projeto em arquitetura. Projeto em instituições públicas.