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    Cuidado Paliativo e diretrizes curriculares: inclusão necessária
    (Revista Brasileira de Educação Médica, 2016-10) Pineli, Paula Pereira; Krasilcic, Sara; Suzuki, Fábio Akira; Maciel, Maria Goretti Sales
    Cuidado Paliativo (CP) é uma abordagem multiprofissional que visa à qualidade de vida de pacientes com doenças ameaçadoras de vida e de seus familiares. Com o avanço das doenças crônico-degenerativas, estima-se que mais de 20 milhões de pacientes no mundo têm necessidade deste perfil de cuidado. No que tange à formação médica direcionada a essa demanda crescente, há escassa menção nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina. Contudo, ao se avaliar o texto oficial, observam-se diversas congruências das orientações gerais com os princípios do CP, como: formação humanística, priorização de pacientes em vulnerabilidade, valorização da dignidade humana, bioética, respeito à autonomia do paciente, abordagem centrada na pessoa, trabalho em equipe, abordagem familiar, comunicação, condutas baseadas em evidência. O estudo destes pontos em comum evidencia o CP como potencial espaço formador para aquisição de habilidades e competências requeridas pelas orientações oficiais. Neste sentido, a inserção na graduação ampliará a formação profissional de futuros médicos, podendo contribuir ainda com a garantia de uma assistência de qualidade a pacientes com doenças graves, em especial na fase final de vida.
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    Artificial neural networks and medical education
    (Revista Brasileira de Educação Médica, 2014-08-20) Siqueira-Batista, Rodrigo; Vitorino, Rodrigo Roger; Gomes, Andréia Patrícia; Oliveira, Alcione de Paiva; Ferreira, Ricardo dos Santos; Esperidião-Antonio, Vanderson; Santana, Luiz Alberto; Cerqueira, Fabio Ribeiro
    The transformations that medical practice has undergone in recent years – especially with the incorporation of new information technologies – point to the need to broaden discussions on the teaching-learning process in medical education. The use of new computer technologies in medical education has shown many advantages in the process of acquiring skills in problem solving, which encourages creativity, critical thinking, curiosity and scientific spirit. In this context, it is important to highlight artificial neural networks (ANN) – computer systems with a mathematical structure inspired by the human brain – which proved to be useful in the evaluation process and the acquisition of knowledge among medical students. The purpose of this communication is to review aspects of the application of ANN in medical education.
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    O papel dos mapas conceituais na educação médica
    (Revista Brasileira de Educação Médica, 2010-06-18) Gomes, Andréia Patrícia; Dias-Coelho, Udson Chandler; Cavalheiro, Priscila de Oliveira; Siqueira-Batista, Rodrigo
    No âmbito do ensino da medicina, diante das imperiosas mudanças necessárias para a formação de um profissional que aprenda a aprender, a aprendizagem significativa de David Ausubel - pressuposto teórico para a construção de mapas conceituais - tem permitido uma genuína articulação dos conhecimentos necessários à prática médica, facultando, portanto, um aprendizado mais efetivo e permitindo a atuação em um contexto complexo e interdisciplinar. Em conformidade com o exposto, o presente manuscrito objetiva apresentar o papel dos mapas conceituais na educação médica.
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    O cinema e a educação bioética no curso de graduação em Medicina
    (Revista Brasileira de Educação Médica, 2010-08-04) Cezar, Pedro Henrique Netto; Gomes, Andréia Patrícia; Siqueira-Batista, Rodrigo
    As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Medicina apontam a valorização do papel das Humanidades na formação médica, visando ao estabelecimento de uma relação médico-paciente pautada no cuidado e no respeito ao outro. Para atingir tais objetivos, é necessário que o estudante tenha oportunidade de apreender os conceitos de bioética ao longo de sua graduação, de forma que estes funcionem como ferramentas teóricas para tomadas de decisão ligadas às questões morais que porventura ocorram em sua vida profissional. Entre as possíveis estratégias metodológicas que despontam para o ensino-aprendizagem em bioética, o cinema emerge como uma eficaz alternativa, porque recria, nas telas, situações bem próximas da realidade. Estas podem provocar emoções e pensamentos capazes de deflagrar uma reflexão sobre questões morais e permitir a formação de juízos, habituando o aprendiz a utilizar o arco prática-teoria-prática na resolução de seus problemas. Este artigo apresenta ponderações acerca do uso pedagógico do cinema para tratar questões ligadas à bioética nos cursos de graduação em Medicina.
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    Avaliação no Ensino Médico: o papel do portfólio nos currículos baseados em metodologias ativas
    (Revista Brasileira de Educação Médica, 2010-01-11) Gomes, Andréia Patrícia; Arcuri, Mariana Beatriz; Cristel, Etelka Czako; Ribeiro, Regina Meireles; Souza, Luciana M. Borges da Matta; Siqueira-Batista, Rodrigo
    As atuais mudanças na educação médica - relacionadas às transformações em curso nas sociedades democráticas contemporâneas - têm colocado em questão, de modo cada vez mais incisivo, os aspectos relativos à avaliação dos processos de ensino-aprendizagem, cabendo a formulação de novos métodos/estratégias, capazes de ultrapassar a orientação somativa prevalecente na avaliação. Neste contexto, discutem-se, no presente artigo, elementos para a construção desta nova avaliação, destacando-se o uso do portfólio.
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    A bioética e o trabalho na estratégia saúde da família: uma proposta de educação
    (Revista Brasileira de Educação Médica, 2014-06-10) Vidal, Selma Vaz; Gomes, Andréia Patrícia; Maia, Polyana Mendes; Gonçalves, Lucas Lacerda; Rennó, Lucas; Motta, Luís Cláudio Souza; Siqueira-Batista, Rodrigo
    A Estratégia Saúde da Família (ESF) tem representado, na atualidade, um importante modo de reorientação da Atenção Primária à Saúde (APS) no Brasil, pautando-se na territorialização e na reorganização das ações de saúde junto às comunidades, a partir do trabalho de distintos profissionais. Nesse âmbito, a relação de proximidade e de continuidade da ESF com a coletividade tem permitido a emergência de problemas bioéticos de díspares ordens, os quais necessitam ser abordados pelos profissionais da ESF com as ferramentas teóricas adequadas. Com base nessas ponderações, o presente artigo apresenta elementos para a construção de um processo de formação bioética para os trabalhadores da ESF, enfatizando (1) o que abordar - os problemas bioéticos na ESF com base na literatura atual: (a) relações entre profissionais e usuários e suas famílias; (b) relações entre os profissionais da própria equipe; (c) relações entre profissionais e o sistema de saúde; (2) o como abordar - pressupostos pedagógicos e métodos de ensino-aprendizagem; (3) o desenho de uma oficina de formação bioética, de acordo com os pressupostos bioéticos e pedagógicos apresentados. Espera-se que as proposições do manuscrito possam ser úteis para o encaminhamento daquele que é, provavelmente, o grande desafio da bioética na APS/ESF: a incorporação dos conceitos éticos à ação do profissional, de modo a embasar as decisões autônomas dos membros da equipe.