Educação - Mestrado Profissional

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    Práticas docentes com tecnologias digitais no ensino remoto de matemática
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-11-30) Moreira, Alex; Passos, Caroline Mendes dos; http://lattes.cnpq.br/6054241254043532
    Este trabalho objetiva compreender as práticas educativas em Matemática mediadas pelas Tecnologias Digitais no Ensino Remoto. Como desdobramentos temos os objetivos específicos: Investigar os recursos utilizados pelos professores de Matemática durante o ensino remoto; analisar as práticas educativas na Educação Remota mediada pelas Tecnologias Digitais; criar e organizar um tutorial para o Ensino Remoto, inspirado nos recursos utilizados pelos professores de Matemática, sujeitos da pesquisa. A pesquisa foi realizada a partir de uma abordagem qualitativa. O cenário da pesquisa foi constituído por escolas públicas estaduais dos municípios pertencentes à Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Ponte Nova - MG. Os participantes do estudo foram professores de Matemática, da Educação Básica que atuaram durante o ensino remoto e híbrido. Primeiramente, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre as Tecnologias Digitais na Educação Matemática e Narrativas e a prática docente. A produção dos dados foi realizada de forma online, através da aplicação do questionário semiestruturado e da entrevista narrativa. De acordo com os resultados inferimos que os professores adotaram predominantemente ferramentas durante o ensino remoto e híbrido vinculadas à Google (Google Meet, Youtube, E-mail Institucional, Google Classroom e ferramentas de edição de texto), disponibilizadas pela Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais de forma gratuita e vinculadas ao e-mail institucional, como o Conexão Escola 2.0. Logo, evidenciamos por meio dos dados produzidos nas entrevistas, o compromisso dos professores com as práticas pedagógicas e aprendizado dos alunos. Concluímos que, apesar dos desafios enfrentados durante a Educação Remota, os professores de Matemática demonstraram habilidades como resiliência e criatividade ao explorar as potencialidades das Tecnologias Digitais. O produto educacional denominado “Tutorial para o Ensino Remoto e/ou Híbrido”, possui como objetivo apresentar possibilidades, especialmente relacionadas às Tecnologias Digitais, para serem utilizadas pelos professores em contextos de Ensino Remoto e/ou Híbrido. O produto educacional poderá servir de inspiração para os professores, no sentido de oferecer ferramentas necessárias na estruturação das aulas remotas e/ou híbridas.Palavras-chave: Educação Matemática; Tecnologias Digitais; Ensino Remoto; Ensino Híbrido.
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    Formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental a partir de uma experiência com o GeoGebra no contexto escolar
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-12-11) Silva, Taylla Cristina de Paula; Santos, Silvana Claudia dos; http://lattes.cnpq.br/4221340950647474
    Esta pesquisa investiga o modo como os professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental produzem e/ou mobilizam conhecimentos matemáticos a partir de uma ação formativa focada no uso do software GeoGebra. Mais especificamente, este estudo busca apresentar um estudo das produções acadêmicas de mestrado e doutorado, produzidas entre 2018 e 2022, que abordam a necessidade de formação continuada para a produção e mobilização de conhecimentos matemáticos integrados às tecnologias digitais por professoras dos anos iniciais do Ensi no Fundamental. Esta pesquisa discute as possibilidades e desafios do uso do GeoGebra no ensino de geometria na perspectiva de professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Além disso, este estudo analisa as ações que favoreceram a produção e/ou mobilização de conhecimentos matemáticos pelas professoras e como essas se sentiram ao utilizarem o GeoGebra para produzirem e desenvolverem atividades matemáticas de natureza investigativa. Nesse contexto, temos como pergunta norteadora da pesquisa: Como uma ação formativa continuada, focada no uso do software GeoGebra, afeta o modo como professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental produzem e/ou mobilizam conhecimentos matemáticos? A abordagem metodológica da pesquisa é qualitativa, tendo como instrumentos para produção de dados a aplicação de questionário e uma ação formativa em serviço com os docentes sobre o uso do GeoGebra. Os resultados apontam as tecnologias como facilitadoras no ensino de Matemática. Contudo, as docentes argumentam que não utilizam o laboratório da escola por carência de formação tecnológica, falta de apoio técnico, entre outros motivos. No entanto, as docentes conseguiram reorganizar o modo de pensar e de agir com relação aos conteúdos de Matemática, estabelecendo um diálogo com o software. Neste contexto, algumas ações formativas permitiram essa produção de conhecimento matemático, tal como o ambiente colaborativo. A partir desses resultados, concluímos que há necessidade de as pedagogas participarem de formações continuadas no campo de conhecimento de Matemática associada às tecnologias. Aformação necessita ter sentido para os docentes compartilharem experiências profissionais e reflexões a fim de auxiliar em uma aprendizagem significativa. Palavras-chave: Educação Matemática; Tecnologias Digitais; Geometria; Mobilização de Conhecimentos Matemáticos.6
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    Geometria e arte: desenvolvimento do pensamento geométrico e da criatividade, uma convergência possível
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-04-10) Borges, Patrícia Lúcio dos Santos; Moreira, Marli Duffles Donato; http://lattes.cnpq.br/5164122968289883
    O objetivo desta pesquisa é investigar as potencialidades de atividades artísticas no contexto do ensino da matemática para o desenvolvimento do pensamento geométrico e da criatividade dos alunos. É de extrema importância, no cenário mundial em que vivemos, o estudante se reconhecer em seu contexto histórico e cultural, ser crítico, reflexivo e criativo. E, para isso, este trabalho constrói-se a partir do enfoque pedagógico da Geometria e Arte, utilizando materiais visuais, incentivando o aluno a ser o próprio autor de seu conhecimento, desenvolvendo a autonomia e o trabalho colaborativo. Foram realizadas sete oficinas com alunos do Ensino Fundamental - Anos Finais, de uma escola pública de Minas Gerais. Os dados desta pesquisa, de natureza exploratória e de abordagem qualitativa, foram coletados a partir de diário de campo, registros produzidos pelos alunos e entrevistas. Foram realizadas, também, atividades avaliativas de acordo com o Modelo de Van Hiele e Testes de Criatividade Matemática. Os resultados apontaram que a arte traz contribuições relevantes para o desenvolvimento do pensamento geométrico e criativo dos estudantes. Como parte deste estudo apresento, em anexo, um produto educacional destinado a professores da educação básica na forma de caderno didático. Palavras-chave: Educação Matemática. Ensino Fundamental - Anos Finais. Van Hiele. Criatividade. Pensamento geométrico.
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    A educação financeira como estratégia múltipla para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA)
    (Universidade Federal de Viçosa, 2023-07-13) Andrade, Natália Cristina Cal; Passos, Caroline Mendes dos; http://lattes.cnpq.br/3102043672584988
    Este trabalho analisou as possibilidades da utilização da Educação Financeira como estratégia múltipla para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na perspectiva da Educação Matemática Crítica. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi desenvolvida com alunos do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos de uma escola pública da cidade de Ervália-MG e teve a produção e produção de dados organizada em três etapas: questionário, atividades e entrevista. O questionário foi elaborado e proposto com o intuito de conhecer um pouco mais sobre o aluno, seu histórico escolar e suas relações com a Matemática. As atividades, criadas a partir da perspectiva da Educação Matemática Crítica, foram propostas de forma a propiciar discussões sobre os papéis desempenhados pela Matemática na sociedade, com o intuito de estimular o aluno a perceber essa Matemática como uma atividade próxima de sua realidade e útil para a resolução dos problemas cotidianos. A elaboração e execução da entrevista visou obter respostas que levassem a conhecer um pouco sobre a história escolar do aluno, para também refletir sobre a motivação para retomar e/ou dar continuidade aos estudos, além do modo como se deu o aprendizado de Matemática, além de investigar o que a realização das atividades, envolvendo Educação Financeira, sob a perspectiva da Educação Matemática Crítica, representou para o aluno. Como fundamentação teórica utilizou-se, principalmente, a perspectiva da Educação Matemática Crítica, de modo que os problemas matemáticos tivessem significado em situações sociais que o aluno vivencia. Também se apresentou no texto reflexões sobre a Educação de Jovens e Adultos e a Educação Financeira. Assim, identificamos que a Educação Financeira pode constituir-se como estratégia múltipla, isto é, estratégia de recrutamento, permanência e facilitadora da aprendizagem de Jovens e Adultos, além de evidenciar os limites e as contribuições da Educação Financeira nesta modalidade. Finaliza-se destacando que o Produto Educacional desenvolvido ao longo da pesquisa, contendo cinco atividades que relacionam Educação Financeira e Educação Matemática Crítica, disponível a quem possa interessar, pode ser considerado um recurso didático, sendo uma possibilidade de caminho aos docentes que desejam abordar a Educação Financeira na sala de aula da EJA, a partir de uma perspectiva crítica. Palavras-chave: Educação Matemática Crítica. Educação Financeira. Produto Educacional. Ensino Médio.
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    Atividades práticas e inversão da sala de aula como ferramentas para a aprendizagem do conceito de resistores elétricos por estudantes da terceira série do Ensino Médio
    (Universidade Federal de Viçosa, 2022-11-17) Campos, Mozart Morato; Chaves, Gerson Geraldo
    A partir de constatações de equívocos cometidos por estudantes quando se trata do tema resistores elétricos em aulas da disciplina de Física, tem-se, como objetivo deste estudo investigar se uma intervenção, tendo como suporte a metodologia da Sala de Aula Invertida, é uma abordagem que permite superar fatores de conflito potencial e enriquecer imagens de conceito de resistores elétricos de um grupo de estudantes da terceira série do Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que foi desenvolvida com onze estudantes da terceira série do Ensino Médio e que foi desenvolvida em quatro etapas que podem ser sintetizadas pela sequência Questi → v → çã → questionário. Os dados para análise foram obtidos por meio da aplicação de um mesmo questionário do tipo antes-depois, a um mesmo grupo de participantes, com o objetivo de verificar o enriquecimento ou não da imagem de conceito de resistores elétricos dos participantes da pesquisa após ser realizada uma intervenção, bem como identificar possíveis fatores de conflito potencial. Utiliza-se, como referencial teórico para a construção dos instrumentos de pesquisa e como lentes para a análise dos dados obtidos, de forma a responder às nossas indagações, os construtos imagem de conceito, definição de conceito, fatores de conflito potencial e fatores de conflito cognitivo, de Tall e Vinner (1981). A pesquisa mostrou o quanto o tema é complexo; afirmação baseada na quantidade de ideias errôneas evocadas da imagem de conceito de resistores elétricos dos participantes, quando questionados sobre o assunto e na presença de fatores de conflito potencial; complexidade também apontada em estudos presentes em nossa revisão de literatura. Conclui-se que, apesar de em raros casos haver apresentado respostas menos adequadas da imagem de conceito de resistores elétricos após a intervenção, de forma geral, a forma como esta foi realizada suscitou um enriquecimento da imagem de conceito de resistores elétricos dos participantes. Esta intervenção foi realizada tendo, como suporte principal, um experimento construído com materiais de baixo custo para a abordagem do tema. Os materiais desenvolvidos e utilizados na intervenção se tornaram o produto desta pesquisa, e, de certa forma, foram instrumentos para o enriquecimento da imagem de conceito de resistores elétricos, o que mostra a viabilidade da utilização do produto desta pesquisa como forma de abordagem do tema. Palavras-chave: Resistores elétricos. Imagem de conceito. Fatores de conflito potencial. Experimentos de baixo custo.
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    Desafios na educação quilombola: os saberes populares aplicados ao ensino de ciências
    (Universidade Federal de Viçosa, 2022-11-24) Maia, Emília Dias Quintão; Carvalho, Regina Simplício; http://lattes.cnpq.br/7381480354112245
    A cultura afro-brasileira dos remanescentes quilombolas possui uma riqueza grandiosa no que tange aos saberes populares, considerando que as noções de diversidade cultural estão intrinsecamente ligadas ao cotidiano dessas comunidades, suas relações com a natureza e, por consequência, utilização de recursos, podendo ser concebidas como permanentes e tradicionais. Compreende-se a inserção dos saberes populares na escola como uma possibilidade de construção coletiva do conhecimento, a partir da diversidade cultural de diferentes grupos e suas lógicas próprias de leitura do mundo. Em face desses argumentos, o objetivo da presente pesquisa foi relacionar saberes populares locais às aulas das Ciências (Biologia e Química) da matriz curricular conforme a Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Ensino Médio de uma escola pública localizada em uma comunidade quilombola do município de Piranga, Minas Gerais. Para o desenvolvimento desse trabalho, foi utilizada uma metodologia de abordagem qualitativa e de natureza aplicada. Quanto aos objetivos da pesquisa, pode ser classificada como descritiva e quanto aos procedimentos é uma pesquisa etnográfica e participante. O estudo foi realizado na comunidade certificada como remanescente de quilombo denominada Santo Antônio do Pirapetinga, conhecida popularmente como Bacalhau, localizada no município de Piranga, Zona da Mata Mineira. Foram realizadas quatro entrevistas semiestruturadas com sujeitos adultos convidados membros da comunidade. Os demais sujeitos foram os alunos do Ensino Médio da referida escola, que em 2021 eles cursavam o 1 o ano e em 2022 o e 2º ano. Uma sequência didática foi elaborada e aplicada em 18 aulas de 50 minutos cada. Temas como a história e os saberes populares da comunidade local, bem como experimentações práticas envolvendo os ensinos de química e microbiologia foram abordados em sala de aula. Foi aplicado um teste pré-intervenção com o objetivo de avaliar o conhecimento prévio dos alunos e um teste pós-intervenção com o objetivo de avaliar a progressão da aprendizagem dos alunos após aplicação das aulas práticas. Quanto aos indivíduos adultos entrevistados, verificou-se que as entrevistadas seguem seus costumes tradicionais no manuseio do polvilho, e que estas mulheres participantes gostariam de ensiná-los aos familiares e outros membros da comunidade. Após realizadas as experimentações, na análise pós-intervenção, observou-se que os alunos adquiriram novas informações, aprimoraram conhecimentos prévios, reconsideraram saberes que já possuíam e construíram conhecimentos científicos. No último encontro, os alunos divulgaram à comunidade o aprendizado obtido e uma troca de conhecimento, entre os professores, alunos e comunidade foi efetivada. Os resultados da observação participante mostraram progresso da aprendizagem no decorrer da execução dos trabalhos teórico-prático e interdisciplinar, por meio do desenvolvimento de algumas habilidades tais como, envolvimento, comprometimento, dedicação, interesse e espírito de equipe na condução das atividades propostas. Comprovou-se o desempenho satisfatório em conhecimentos em química e microbiologia quando comparado o teste-pré intervenção e o teste pós-intervenção. E por fim, o momento de culminância revelou a importância da elaboração e aplicação da sequência didática como produto educacional possível de ser replicada ou que sirva de inspiração para a elaboração de outros trabalhos. Palavras-chave: Saberes populares. Comunidade quilombola. Diversidade cultural. Ensino de Ciências. Sequência Didática.
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    Experiências didáticas em aulas de química no período remoto: diálogos entre saberes na escola do campo
    (Universidade Federal de Viçosa, 2021-12-13) Fialho, Josiane Aparecida Rodrigues; Barrella, Tatiana Pires; http://lattes.cnpq.br/8419007635647358
    Nesta pesquisa realizou-se a avaliação sistemática com o foco no conhecimento científico em diálogo com os saberes populares por meio da elaboração, aplicação e análise de uma Sequência Didática Investigativa (SDI). Devido à situação epidemiológica crítica vivenciada no Brasil durante a pandemia da covid-19, foi proposto pela Rede Estadual de Educação de Minas Gerais o Regime Especial de Atividades Não Presenciais (REANP). Nesse contexto, o lócus dessa pesquisa foi uma Escola do Campo do município de São Miguel do Anta, Minas Gerais. A investigação baseou-se nos pressupostos teórico-metodológicos da abordagem da pesquisa qualitativa. A coleta de dados ocorreu em aulas da 1ª Série do Ensino Médio, na disciplina de Ciências/Química em uma turma com 24 estudantes. Foi aplicado inicialmente o questionário online, visando caracterizar o perfil dos estudantes participantes. Com a análise dos dados coletados no questionário online inicial, realizou-se o estudo do documento Currículo Básico Comum de Química, com foco no conteúdo da 1ª Série do Ensino Médio. Posteriormente, foi elaborada a SDI com quatro Atividades Remotas aplicadas por meio da Plataforma do Google Meet, com questões sobre alfabetização científica, assumindo o viés de interlocuções entre os conteúdos de Ciências/Química e os saberes populares. Em um segundo momento da aplicação os estudantes receberam Atividades Complementares no formato impresso, com o intuito de integrar as Atividades Remotas propostas anteriormente e com o objetivo de discutir e refletir sobre a importância dos saberes populares no processo de ensino e aprendizagem de Ciência/Química. A análise dos dados foi feita por meio de categorizações, com base na Análise de Conteúdo proposta por Bardin, tendo como fonte as transcrições das gravações das Atividades Remotas e as respostas às Atividades Complementares. Conclui-se que, ao se propor a inter-relação entre os saberes populares e os formais no contexto escolar, as manifestações da cultura popular e seus muitos saberes se tornam relevantes para o processo educativo. Por isso, entendemos que sua valorização e inserção nas ações pedagógicas da escola são imprescindíveis para realizar interlocuções com os saberes científicos. Finaliza-se descrevendo que o Produto Educacional desenvolvido ao longo da pesquisa apresenta-se na forma de um Livreto, podendo ser considerado um recurso didático quando aplicado no contexto escolar, sendo uma possibilidade de caminho diferenciado aos docentes que desejam se aventurarem nos saberes populares interligados à pesquisa em sala de aula. Palavras-chave: Ensino de Ciências. Alfabetização Científica. Diálogo de Saberes. Escola do Campo. Produto Educacional.